Pular para o conteúdo principal

Governo importa arroz e cria preço máximo de venda - Intervenção no mercado deve tirar produtores da atividade


O Governo Federal está focado no mercado do arroz. Já decidiu acabar com o imposto de importação do cereal até o fim do ano, trazer de fora 1 milhão de toneladas e foi mais longe: vai distribuir o arroz no mercado brasileiro. Como? Com um selo especial do governo que será exibido nas embalagens de arroz com a mensagem de teto de preço: R$ 8 pelo saco de 2kg. O símbolo da intervenção no mercado com tabelamento do valor de venda. A medida é mais uma na cesta de outras que causam desequilíbrio no mercado de arroz.

O Brasil consome cerca de 11 milhões de toneladas por ano e somente o governo vai importar 10% disso para aumentar a oferta. A iniciativa privada está sem barreira para trazer arroz de fora do Mercosul e sem limite de volume, pode trazer mais arroz, também. O efeito disso? Desequilíbrio. A oferta abundante tende a derrubar o preço, desincentivar o agricultor brasileiro a semear arroz e com isso diminuir a produção nacional.

O resultado no próximo ano tende a ser menor oferta, arroz mais caro e uma real necessidade de trazer arroz de fora. A mão do governo no mercado de arroz deve tirar agricultores brasileiros da produção, já que o incentivo econômico de apostar na cultura foi claramente extinto da equação. Levantamento da Embrapa mostrou que apenas 11% das lavouras do Rio Grande do Sul foram atingidas pela enchente. Cerca de 80% do arroz já havia sido colhido e os efeitos nos produtos armazenados ainda estão sendo calculados.

A alegação do governo é o risco de desabastecimento e efeitos na inflação, já que o estado gaúcho é o maior produtor nacional de arroz e parte da produção foi atingida pelas inundações. O custo do uso político de medidas populistas com o arroz será pago, especialmente, pelos agricultores familiares do Rio Grande do Sul, recém atingidos pelas trágicas enchentes.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 26 anos morre em colisão frontal na rodovia Araras–Conchal na manhã desta sexta-feira

Policiais militares ajudam jovem de 25 anos a dar à luz em Conchal

Prefeitura de Conchal abre concurso público com 65 vagas + Cadastro de Reserva para nível de alfabetizado a superior

Conchal vive noite de encanto no Acender das Luzes de Natal

GCM de Conchal cumpre três mandados de prisão em menos de uma semana — Um indivíduo procurado por homicídio, um por furto e outro por furto qualificado