Pular para o conteúdo principal

USP: nova regra nas embalagens ajuda consumidor a optar por alimentos mais saudáveis - Os novos rótulos têm a obrigação de destacar excessos de nutrientes prejudiciais à saúde; a pesquisa analisa os efeitos nos consumidores

O prazo para adequar as embalagens de produtos alimentícios com dados sobre alto teor de sal, gordura saturada e açúcar nos rótulos terminou. A norma passou a valer no ano passado, mas o prazo para mudar as embalagens novas tinha sido estendido e o estoque produzido antes da regra ainda poderá ser vendido até outubro. Ana Paula Bortoletto, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, explica as questões que envolvem a mudança.

A professora conta que o Brasil já tinha uma norma sobre rotulagem nutricional de alimentos, mas que já estava defasada. “No começo da década de 2000, ela já não era adequada. Ela previa que poucas informações deveriam estar disponíveis nos rótulos e sem uma regra específica do quão legível as informações deveriam estar”, afirma. As informações nutricionais mais importantes eram alocadas em espaços pequenos da embalagem, geralmente com letras menores. “As pessoas não entendiam essa informação e enquanto isso a informação no formato de publicidade, o destaque das características positivas dos alimentos ficam na parte da frente”, acrescenta.

A docente indica que, com a nova regra, a tabela de nutrientes fica mais acessível na embalagem e com informações mais completas. A tabela já existia antes, mas agora ela é obrigatoriamente apresentada com o fundo branco e letras pretas, além de ter um tamanho mínimo para a fonte das letras, para que tenha mais visibilidade.

Segundo a professora, outra importante mudança na tabela é a adição da informação sobre o açúcar, que não existia antes. Ela também traz a informação em gramas e não só por porção, o que faz com que as pessoas possam comparar qualquer tipo de produto e qualquer categoria sem precisar fazer cálculos para a comparação.

Para a pesquisadora, a grande inovação das mudanças é a lupa, que é o mecanismo que traz para a frente da embalagem a informação sobre o alto conteúdo de nutrientes que podem fazer mal à saúde. Foram escolhidos pela Anvisa a gordura saturada e o açúcar adicionado.

Informação e mudanças de comportamento

Segundo a especialista, quanto maior destaque se dá às informações que são relevantes para a saúde, mais as pessoas acabam sendo acostumadas a usar essa informação em consideração na escolha dos alimentos. “Estamos nos inspirando na experiência do tabaco. A partir do destaque da informação ostensiva sobre os perigos do cigarro, houve uma redução considerável no tabagismo brasileiro.”

Ana segue com a explicação de que gerar uma mudança de interesses é um processo complexo. “Isso exige outras políticas que são complementares a essa maior consciência sobre alimentação. Por isso, entendemos que o rótulo é uma das ações, por trazer essa informação em maior destaque. Mas em comparação a outros países, como México ou Chile, o destaque ainda não é o adequado. O destaque nos outros países é maior e o símbolo tem mais nutrientes monitorados.”

A docente fala que há um grande desafio para a questão no Brasil. “Precisamos de ter ações mais coordenadas. Ações vinculadas ao currículo escolar, tendo como público-alvo as crianças, que assimilam essas informações mais eficientemente. Incluir essa atenção nas informações e trazer essa formação sobre alimentação saudável e rotulagem já desde cedo, uma ação para disseminação das informações nos materiais didáticos disponíveis nas escolas.”

Ana acredita que a infraestrutura estatal de saúde e educação deve se mobilizar para alcançar mais pessoas, com propagandas em UBS e uma atenção maior à importância da alimentação mais saudável. “Já vimos no Chile, por exemplo, que foram as crianças que começaram a mudar o comportamento mais rápido em relação à informação da rotulagem. Acho que é um dos caminhos a se utilizar. Devemos continuar com os estudos para avaliar o projeto e seguir aprimorando”, finaliza.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros