Pular para o conteúdo principal

Lei Paulista de Incentivo ao Esporte: veja projetos que transformam comunidades

Entre defesas e ataques, os projetos aprovados na primeira etapa da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte têm sido verdadeiros agentes de transformação nas comunidades de São Paulo. Na sexta-feira (14), a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (Sesp) iniciou a entrega dos certificados para as 500 iniciativas selecionadas nessa fase inicial. Esses projetos não só levam a prática esportiva às comunidades, mas também têm o poder de mudar destinos inteiros.

Vinicius Santos, da Instituição Desporto para Todos, é um desses agentes de mudança. Com suas aulas itinerantes de jiu-jitsu, ele passa pelas comunidades de São Paulo, levando não apenas técnicas das artes marciais, mas também valores essenciais para a formação de crianças e jovens. “Com o projeto já almoçando 750 crianças, muitas de comunidades. O Desporto para Todos acontece também em escolas e isso faz com que os alunos rebeldes passem a ser mais disciplinados e assim mudando os seus comportamentos”, conta, Vinicius. Com aprovação na Lei de Incentivo ao Esporte, Vinicius busca apoiadores para atender a capital e Itanhaém.

“A Lei de Incentivo ao Esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social. Ela não apenas oferece oportunidades esportivas, mas também contribui para o desenvolvimento pessoal e a descoberta de novos talentos em diversas modalidades do esporte”, afirma Helena Reis, secretária estadual de Esportes.

Entre os 500 projetos selecionados nesta primeira fase está a Associação Estrela Azul, que há seis anos vem promovendo o pleno exercício da cidadania por meio do esporte. Localizada na comunidade do Jardim Zaira, em Mauá, a associação atende cerca de 200 crianças e adolescentes, oferecendo modalidades como futsal e judô.

“Estamos formando estrelas desde 2018. Neste momento, estamos transformando a vida de 200 crianças entre 6 e 17 anos, mostrando a elas a importância do esporte não apenas para a saúde, mas também para o desenvolvimento de valores como disciplina e cidadania”, relata o coordenador de esportes da Associação, Rodrigo Ponciano.

Com o apoio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, a Associação Estrela Azul consegue impactar  a vida de seus alunos, como é o caso de Julia Kethelin. Graças ao seu empenho no futsal, ela conseguiu ingressar no mercado de trabalho aos 15 anos e agora pode investir em seus estudos, graças à oportunidade proporcionada pelo esporte aprendido na associação.

Além de promover a prática esportiva, a Associação Estrela Azul também prepara seus alunos para o mercado de trabalho, contribuindo para um futuro mais promissor.

Na sexta-feira (14), a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo iniciou a entrega dos Certificados de Incentivo ao Desporto (CIDs) para as 500 iniciativas selecionadas nessa fase inicial. A retirada do documento acontece na sede da secretaria, na Praça Antonio Prado, n° 9, 7º andar, centro, das 10h às 17h. O certificado pode ser retirado pelo presidente da entidade ou pelo seu procurador autorizado com instrumento de procuração com reconhecimento de firma.

Lei Paulista de Incentivo ao Esporte

Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo contempla projetos vinculados às áreas educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Ela possibilita à iniciativa privada o apoio a projetos esportivos elaborados por entidades privadas sem fins lucrativos de natureza esportiva ou por prefeituras no estado de São Paulo.

Para mais informações sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo, acesse lpie.sp.gov.br.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for