Pular para o conteúdo principal

Ouvidoria do TSE registra mais de 7 mil atendimentos ao eleitorado em maio

A Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) forneceu à sociedade mais de 7 mil respostas aos questionamentos enviados ao órgão somente em maio deste ano. O dado, que consta do relatório de atividades desenvolvidas pelo setor e também do painel interativo de informação ao público interno e externo mantido pela área, revela um aumento de 22% em comparação com o mês de abril, quando foram registradas 5.794 solicitações.

O acréscimo se deu principalmente por demandas relacionadas ao título eleitoral, que representaram mais de 65% do total de atendimentos no período. “[Em maio] houve o fechamento do cadastro eleitoral. Então, muitas pessoas que não conseguiram mais acessar os serviços eleitorais nos procuraram”, explica Eliane Volpato, assessora-chefe da Ouvidoria do Tribunal. Além de informações sobre o título, os assuntos mais procurados por cidadãs e cidadãos tratavam da emissão da certidão de quitação eleitoral e da certidão circunstanciada.

De acordo com o relatório, a maioria das manifestações (66%) foi registrada por telefone, mas houve também pedidos de informação via internet (32%) e por e-mail (1,6%). O tempo médio de atendimento das demandas tratadas pela Ouvidoria foi de aproximadamente uma hora.

Painel da Ouvidoria

Em abril de 2024, a Ouvidoria do TSE lançou um painel interativo sobre atendimentos à sociedade. A ferramenta incorpora Business Intelligence (BI) para a gestão de dados estratégicos. Por meio da plataforma, é possível fazer o acompanhamento das informações relacionadas às atividades da Ouvidoria desde 2020.

Os dados disponibilizados pelo painel incluem informações como a evolução da quantidade de manifestações recebidas pela seção por mês e ano, o tempo médio de atendimento dessas demandas, o detalhamento por tipo de solicitação e classificação, bem como a série histórica dos quantitativos e rankings dos tipos de solicitações mais frequentes.

Acesse o painel interativo de informações ao público interno e externo.

Outras ações

A Ouvidoria do Tribunal tem como finalidade servir de canal de comunicação direta com a sociedade, a fim de prestar informações institucionais, receber sugestões, questionamentos, reclamações, críticas, elogios e denúncias, assim como atender aos pedidos de acesso à informação de que trata a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

O TSE também possui um canal exclusivo de acolhimento à mulher, com o objetivo de ser um meio de escuta, acolhimento e orientação de pessoas que se sintam vítimas ou tenham informações sobre casos de violência política ou assédio e descriminação pelo gênero no âmbito do TSE.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros