Pular para o conteúdo principal

Anielle Franco cobra investigação sobre revista de PMs a jovens negros no Rio de Janeiro

A ministra da Igualdade Racial, Aniele Franco, exigiu investigações sobre a abordagem policial a jovens negros, filhos de diplomatas, no Rio de Janeiro. O caso, que ocorreu na última semana, envolveu filhos de representantes do Canadá, Gabão e Burkina Faso, além de dois jovens brasileiros. A ministra utilizou as redes sociais para afirmar que acompanha de perto as investigações e criticou a abordagem policial, classificando-a como “desproporcional e inaceitável”. O vídeo que circula nas redes sociais mostra os jovens sendo obrigados a encostar na parede e submetidos a uma revista antes de serem solicitados a mostrar qualquer identificação. Aniele Franco destacou que tal abordagem não pode ser naturalizada ou associada à segurança. Em resposta às reclamações dos diplomatas, o Itamaraty encaminhou um ofício ao governo do Rio de Janeiro cobrando a apuração dos fatos.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, expressou descontentamento com a forma como a administração federal tratou a questão. Ele afirmou que o Itamaraty deveria ter entrado em contato diretamente por telefone e não apenas por ofício. Castro assegurou que uma apuração rigorosa está em andamento e que os policiais serão punidos caso irregularidades sejam confirmadas. Ele pediu que as autoridades federais aguardem a conclusão da investigação pela Corregedoria da Polícia Militar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ação da Polícia Civil em Conchal mira fraudes em gestões passadas; servidor é afastado e empresário preso por porte ilegal de arma

Polícia Civil apreende drogas, armas e munições em residência no Jardim do Lago, em Conchal

Criança morre e outras ficam feridas após adolescente invadir escola no RS com faca

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Júlia e Yara Chiarotto são homenageadas pela Câmara de Conchal com Moções de Aplausos por conquistas acadêmicas e profissionais de destaque