Pular para o conteúdo principal

Estado de São Paulo tem o menor número de roubos da história no 1º semestre - Mais de 15 mil crimes violentos foram evitados pelas forças de segurança neste ano


O estado de São Paulo registrou no primeiro semestre deste ano o menor número de roubos da história. No acumulado, foram elaborados 101.130 boletins de ocorrência nos municípios paulistas — em junho, houve 15.630 casos. O dado faz parte do balanço mensal divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Na comparação com o primeiro semestre do ano passado, houve recuo de 13,2% nos delitos em todo o estado. Em 2023, foram 116.523 comunicações de roubo. O número representa 15.393 crimes a menos no período. A série histórica teve início em 2001. Desde então, o ano com a menor marca para os seis primeiros meses do ano foi em 2006, com o registro de pouco mais de 106 mil ocorrências.

“Estamos atingindo os menores patamares da história graças a um trabalho estratégico adotado com planejamento e inteligência policial”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, ao destacar que esse é um dos pilares da gestão. “Estamos enfrentando o crime organizado e atuando conjuntamente para tornar o estado ainda mais seguro para a nossa população.”


Os roubos em geral incluem as subtrações de carga e os assaltos a banco. Esse último, teve o registro de apenas um caso nos seis meses de 2024.

Roubo de carga é o menor em 20 anos

Os registros de boletins de ocorrências por roubo de carga chegaram a 2.412 no primeiro semestre deste ano, sendo o menor desde 2003. Em comparação ao mesmo semestre do ano passado, a redução é de 21,1%. Só em junho deste ano, conforme o balanço da SSP, foram 374 ocorrências.

A queda nos registros criminais é resultado de um esforço conjunto entre as Polícias Civil e Militar do Governo de São Paulo, que passaram a monitorar constantemente as regiões com prevalência desses registros.

Por meio do setor de inteligência, foi possível identificar as características das quadrilhas, tipos de armamento e o “modus operandi” dos bandos, traçando estratégias eficazes que permitiram às forças policiais se antecipar aos criminosos.

Roubos de veículos também reduzem no estado

No primeiro semestre do ano, a atuação das forças de segurança também contribuiu para a queda nos registros de roubos de veículos em todo o estado de São Paulo.

Conforme os dados, de janeiro a junho, houve 15.066 registros de ocorrências, um recuo de 18,8% na comparação com o mesmo período de 2023. Só em junho, foram 2.695 delitos — 4,4% a menos em relação ao mesmo mês do ano passado.

Em todo o estado, os furtos de veículos também recuaram. Foram 45.471 crimes de janeiro a junho, 3,6% a menos que no primeiro semestre de 2023, quando houve o registro de 47.187 delitos.

O trabalho ostensivo da Polícia Militar juntamente com as investigações da Polícia Civil permitiram que 27.789 veículos fossem recuperados no território paulista neste ano.

Furtos diminuíram 4,3% no estado

Os furtos em geral, que incluem os de carga, caíram 4,3% neste ano, na comparação com o semestre do ano passado. De janeiro a junho, a Polícia Civil recebeu o registro de 274.444 ocorrências, contra 286.908 boletins elaborados no mesmo período de 2023.


Outras ocorrências

No semestre, houve uma queda de 6,9% nos registros de homicídios dolosos em todo o estado de São Paulo. Foram 1.234 crimes intencionais, 92 casos a menos que igual período do ano passado.

As Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) registraram, em junho, 13 feminicídios — a maioria no interior paulista. Nos seis meses do ano, houve 121 casos. O semestre terminou com 7.102 estupros comunicados à Polícia Civil — em junho, foram 1.236 no estado.

As Polícias Civil e Militar seguem empenhadas em esclarecer e reduzir os crimes contra a vida. Nos seis meses do ano, 89 latrocínios — roubo seguido de morte — foram contabilizados em todo o estado paulista.

O semestre terminou com 100.893 pessoas presas ou apreendidas pelas forças de segurança, sendo pouco mais da metade (56.948) em flagrante de delito. Foram tiradas de circulação 7.047 armas de fogo ilegais no estado, sendo 126 fuzis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros...