Pular para o conteúdo principal

FMI espera alta de 2,5% no PIB de médio prazo do Brasil em 2024

O FMI (Fundo Monetário Internacional) revisou suas projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, prevendo agora uma alta de 2,5% para este ano. A revisão, divulgada em um relatório nesta quinta-feira (12), eleva a expectativa anterior de 2%. Segundo o FMI, a mudança se deve aos ganhos de eficiência esperados com a reforma tributária em andamento e ao aumento na produção de petróleo e derivados. A reforma do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) também foi destacada, com a previsão de que impulsionará a produtividade, criará empregos formais e melhorará a equidade tributária. O relatório elogiou a “resiliência econômica” do Brasil e a nova estrutura do mercado de carbono, mas também apontou riscos significativos, como a volatilidade dos preços das commodities e incertezas globais na economia e na política monetária.

O fundo recomendou investimentos em oportunidades de crescimento verde e destacou a importância de garantir a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica para fortalecer a credibilidade do país. Os diretores do FMI enfatizaram a necessidade de oferecer ao Banco Central flexibilidade para despesas operacionais, essencial para o progresso em inovações tecnológicas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autor de tentativa de autoextermínio em Conchal é preso pela Polícia Civil no hospital por tentativa de feminicídio registrada horas antes

GCM de Conchal salva homem em grave situação de risco no Cemitério Municipal

Celebração das atividades da Feliz Idade em Conchal reúne centenas de pessoas no Centro Poliesportivo "Rei Pelé"

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Chuva de meteoros Geminídeas atinge pico entre sábado e domingo e pode ser observada no Brasil