Pular para o conteúdo principal

Aumento de Casos de Desidratação Sobrecarrega o Hospital Madre Vannini em Conchal

Nas últimas três semanas, o Hospital e Maternidade Madre Vannini, em Conchal, viu um aumento expressivo na busca por atendimentos. De acordo com a diretora da instituição, a frequência de pacientes cresceu pelo menos 50%.

Essa situação vem gerando uma pressão significativa sobre a capacidade do hospital, que tem atendido um grande número de pessoas.

Nota do Departamento de Saúde

Diante desse cenário, o Departamento de Saúde do município, em parceria com a direção do hospital, emitiu uma nota à população, explicando as razões por trás do aumento nos atendimentos. O diretor de saúde, Wagner Lozano, alertou que as condições climáticas, como o período prolongado de estiagem, queimadas e a baixa umidade do ar, estão contribuindo para o surgimento de uma epidemia na região.

Segue a íntegra da nota:

"Prezados cidadãos,

Informamos que, devido às alterações climáticas (tempo de estiagem prolongado, queimadas, falta de umidade do ar), nossa região, bem como o município de Conchal, estão enfrentando um aumento em casos de desidratação, manifestada por sintomas como febre e mal-estar.

Essa situação tem sobrecarregado o atendimento no Hospital e Maternidade Madre Vannini.

Em razão disso, o Diretor de Saúde, Wagner Lozano, em estreita colaboração com a direção do hospital, recomenda que a população busque atendimento nas unidades de saúde de seus bairros, não sendo necessário agendar a consulta. Essas estruturas estão preparadas para fornecer o atendimento e tratamento necessário, garantindo a assistência de qualidade para todos.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos nesse momento desafiador. Juntos, superaremos esta situação." 

Tipos de desidratação

Existem três tipos de desidratação e cada uma exige um cuidado médico específico para minimizar os sintomas e ainda normalizar o quadro de saúde.

Isotônica

A desidratação isotônica ocorre quando há perda do volume sanguíneo, sobretudo após de situações de saúde como vômito e diarreia.

Esse tipo de desidratação ocorre pela perda de sais minerais e de água, em uma mesma proporção.

Normalmente, são as crianças pequenas que mais apresentam a desidratação isotônica.

Hipertônica

A desidratação hipertônica, diferente da desidratação isotônica, ocorre quando perdemos mais água do que sódio.

Esse tipo de desidratação é mais comum entre pessoas que já possuem comorbidades, como diabéticos.

No entanto, crianças com sintomas agudos de diarreia também podem apresentar desidratação hipertônica, embora seja menos comum.

Hipotônica

Já a desidratação hipotônica é a inversa à desidratação hipertônica.

Ou seja, em casos de desidratação hipotônica, há diminuição do sódio no sangue, o que causa, sobretudo, a diminuição da pressão arterial.

As causas mais comuns da desidratação hipotônica são a transpiração exagerada – como nas situações de febre elevada – e a diarreia, sobretudo entre crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros