Pular para o conteúdo principal

Dia do Empreendedorismo Feminino: mais de 105 mil mulheres impulsionam o setor nas regiões de Campinas e Piracicaba

No próximo dia 19 de novembro, celebra-se o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. Em destaque nas regiões metropolitanas de Campinas e Piracicaba, mais de 105 mil mulheres movimentam o setor empresarial, abrangendo, além dessas duas metrópoles, as cidades de Sumaré e Limeira. Esse expressivo número de empreendedoras representa mais de 5% das empresárias do estado de São Paulo, fortalecendo a economia local e destacando o papel feminino no mercado.

Para especialistas do Sebrae-SP, esses números representam um avanço significativo para o empreendedorismo feminino, e há projeções de crescimento contínuo nos próximos anos. Iniciativas como o Sebrae Delas e o Sebrae Comunidades oferecem apoio e incentivo para que mulheres interessadas possam abrir e formalizar seus negócios. Segundo Joice Oliveira, analista de negócios do Sebrae-SP, “as mulheres estão em busca de independência e alternativas de renda, o que contribui para o aumento anual de empreendedoras”.


Joice ainda enfatiza a importância de celebrar a data: “O Sebrae-SP ajuda a quebrar barreiras, promover a igualdade de gênero e incentivar a participação feminina nos negócios, além de garantir acesso a recursos, capacitação e redes de apoio”.

Mais de 2 milhões de mulheres empreendedoras em São Paulo

Dados da Receita Federal indicam que o estado de São Paulo já conta com mais de 2 milhões de mulheres à frente de negócios. Débora Rodrigues, também analista de negócios do Sebrae-SP, ressalta o impacto positivo desse movimento: “Ao incentivarmos o empreendedorismo feminino, estamos construindo uma economia mais inclusiva e sustentável. Essas empreendedoras não só impulsionam a economia, mas criam redes de apoio que fortalecem a sociedade como um todo”.

Pesquisa realizada pela Exame, em parceria com o Sebrae, coloca o Brasil como o sétimo país no ranking mundial de mulheres empreendedoras, com destaque para o setor de serviços. Um exemplo inspirador é Bárbara Nobre, de Campinas, microempreendedora na área de comunicação há mais de 10 anos. “Com o MEI, consegui grandes oportunidades de trabalho e crescimento”, afirma.

Comemoração e valorização do empreendedorismo feminino

O Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino foi instituído pela ONU em 2014 e é comemorado em 19 de novembro. A data é uma homenagem ao impacto econômico e social das mulheres empreendedoras, evidenciando a importância de políticas públicas e parcerias para promover a igualdade de oportunidades e o crescimento sustentável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Dos sonhos às estradas”: conchalense Decão segue rumo ao extremo norte e compartilha momentos da nova jornada; veja fotos

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Município de Conchal e FUNASA firmam parceria para reforçar o sistema de abastecimento de água

Homem morre em confronto com a Polícia Militar durante operação em Cordeirópolis -- ação foi realizada pelo 10º BAEP no Jardim Cordeiro; Polícia Civil investiga o caso

Homem com sintomas de intoxicação após beber água tem alta. De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal de Garça, a população em geral deve evitar o consumo da água mineral da marca “Mineratta”, de lote 253.1, com fabricação em 10/09/2025