Pular para o conteúdo principal

Dia do Empreendedorismo Feminino: mais de 105 mil mulheres impulsionam o setor nas regiões de Campinas e Piracicaba

No próximo dia 19 de novembro, celebra-se o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. Em destaque nas regiões metropolitanas de Campinas e Piracicaba, mais de 105 mil mulheres movimentam o setor empresarial, abrangendo, além dessas duas metrópoles, as cidades de Sumaré e Limeira. Esse expressivo número de empreendedoras representa mais de 5% das empresárias do estado de São Paulo, fortalecendo a economia local e destacando o papel feminino no mercado.

Para especialistas do Sebrae-SP, esses números representam um avanço significativo para o empreendedorismo feminino, e há projeções de crescimento contínuo nos próximos anos. Iniciativas como o Sebrae Delas e o Sebrae Comunidades oferecem apoio e incentivo para que mulheres interessadas possam abrir e formalizar seus negócios. Segundo Joice Oliveira, analista de negócios do Sebrae-SP, “as mulheres estão em busca de independência e alternativas de renda, o que contribui para o aumento anual de empreendedoras”.


Joice ainda enfatiza a importância de celebrar a data: “O Sebrae-SP ajuda a quebrar barreiras, promover a igualdade de gênero e incentivar a participação feminina nos negócios, além de garantir acesso a recursos, capacitação e redes de apoio”.

Mais de 2 milhões de mulheres empreendedoras em São Paulo

Dados da Receita Federal indicam que o estado de São Paulo já conta com mais de 2 milhões de mulheres à frente de negócios. Débora Rodrigues, também analista de negócios do Sebrae-SP, ressalta o impacto positivo desse movimento: “Ao incentivarmos o empreendedorismo feminino, estamos construindo uma economia mais inclusiva e sustentável. Essas empreendedoras não só impulsionam a economia, mas criam redes de apoio que fortalecem a sociedade como um todo”.

Pesquisa realizada pela Exame, em parceria com o Sebrae, coloca o Brasil como o sétimo país no ranking mundial de mulheres empreendedoras, com destaque para o setor de serviços. Um exemplo inspirador é Bárbara Nobre, de Campinas, microempreendedora na área de comunicação há mais de 10 anos. “Com o MEI, consegui grandes oportunidades de trabalho e crescimento”, afirma.

Comemoração e valorização do empreendedorismo feminino

O Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino foi instituído pela ONU em 2014 e é comemorado em 19 de novembro. A data é uma homenagem ao impacto econômico e social das mulheres empreendedoras, evidenciando a importância de políticas públicas e parcerias para promover a igualdade de oportunidades e o crescimento sustentável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Esposa vê dano em carro, chama a polícia e marido acaba preso em Conchal suspeito de matar motociclista atropelado em Mogi Mirim

F5 Conchal Um acidente entre dois carros e duas motocicletas deixou uma pessoa morta, na noite de domingo (13), em Mogi Mirim (SP). Um corretor de imóveis que teria causado o acidente foi preso em Conchal (SP), após esposa dele chamar a polícia. A reportagem é do G1 Campinas. O acidente aconteceu na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva. De acordo com registro da ocorrência, um carro bateu em uma motocicleta e o motorista não parou para prestar socorro. O motociclista, chamado Júlio Cesar Aparecido Marcelino, morreu no local. Em seguida, uma motociclista atingiu a moto que já estava caída na via. A mulher teve ferimentos e foi socorrida. Na sequência, um automóvel bateu na mesma moto que estava na rodovia e pegou fogo. Negou teste de bafômetro O motorista do veículo que bateu na primeira motocicleta foi encontrado em Conchal (SP) e vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção em causar a morte. Segundo o boletim de ocorrência, ele afirmou que não parou para ...