Pular para o conteúdo principal

Jovem com nota para entrar em 86 faculdades pelo Enem em Medicina tem dois diplomas: ‘Sempre fui muito estudiosa’

Maria Clara Lopes Rolim, de 27 anos, foi aprovada pelo Enem no curso mais concorrido: Medicina. E não foi apenas ‘uma’ conquista, a jovem passou em 86 faculdades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). No entanto, ser médica nem sempre foi o sonho de Maria.

Natural de Sorocaba, no interior de São Paulo, Maria sempre sonhou em ser atriz e se formou artes cênicas em 2015, quando mudou para o Rio de Janeiro aos 17 anos. Ela concluiu o curso em 2017 na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL).

Seis meses da mudança para a capital carioca, Maria decidiu iniciar o curso de Relações Internacionais, quando passou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A jovem começou também em 2015 — ao mesmo tempo do teatro — e concluiu em 2019.

No entanto o Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC só foi entregue durante a pandemia. ‘Atrasei a entrega do meu TCC para o primeiro semestre de 2020, em julho, época de pandemia e já estava tudo em lockdown’, contou à Itatiaia.

O TCC de Maria já dava um ‘spoiler’ que não iria parar com dois diplomas na mão.

‘O meu TCC foi sobre Governança da Saúde Global, onde tive contato com vários temas da área da saúde, artigos científicos e isso tudo despertou meu interesse pela medicina’, disse Maria.

Com a pandemia e isolada, Maria começou a refletir sobre o seu futuro, sua carreira.

‘Tive medo da instabilidade que a arte me dava e também sem perspectivas de seguir uma carreira em RI. Foi então que conversei com meus pais sobre uma transição de carreira e eles me apoiaram instantaneamente! Foi incrível, meus pais são tudo pra mim, eles que tornaram isso possível’ - Maria Clara Lopes Rolim à Itatiaia

Estudar para Medicina

Foi então que iniciou o processo de vestibulanda de medicina em 2021. Maria começou estudando sozinha. Mas em 2022 se matriculou em um cursinho na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, chamado Hexag, que é específico para medicina, lá Maria ficou até 2024.

‘Após três anos de cursinho consegui minha aprovação!’, contou Maria.

Além do cursinho, Maria também destaca a ajuda que teve com uma mentoria, para organizar o plano de estudo, rotina e definir prioridade.

‘Com a mentoria da Evolving, esse acompanhamento pra mim foi o diferencial, ter as ferramentas que potencializam e organizam meus estudos e ao mesmo tempo me dão mais autonomia, isso me impulsionou a desenvolver um autoconhecimento tão valioso que me permitiu tornar o meu tempo muito mais produtivo graças a um estudo personalizado e atualizado de acordo com as minhas dificuldades’, relatou à reportagem.

Veja qual foi a nota no Enem

Que o desempenho de Maria foi ótimo não é novidade, já que a jovem obteve nota suficiente para passar em quase todas as faculdades públicas de Medicina no Brasil, pelo SISU. Ela teve aprovação em 86 das 88 universidades com vaga para ampla concorrência.

Maria acertou no Enem:

• 41 questões de ciências humanas;

• 41 de ciências da natureza;

• 41 matemática;

• 960 na redação.

Sendo assim, obteve a média simples TRI de 817,38.

Maria Clara vai estudar na UFRJ, onde já cursou RI. ‘Amei a universidade, as pessoas, os professores, então acabei me apegando a essa instituição! Por isso sempre foi minha primeira opção’, contou à Itatiaia sobre sua escolha.

Os outros cursos ajudaram na aprovação em Medicina?

Apesar de ter descobrir sua carreira dos sonhos após 10 anos, Maria não se arrepende das suas formações, aliás ela pensa que só ajudou.

‘Acredito que o fato de já ter feito faculdade me proporcionou entender melhor como lidar com demandas, trabalhos e provas mais complexas, de modo que, quando fui fazer cursinho e tive que estudar todo o conteúdo de ensino médio e, diariamente, estudar de forma independente, muitas vezes me virando sozinha, eu já sabia como me portar’, contou sobre as vantagens dos estudos.

Sobre a contribuição da arte — com a formação em artes cênicas — Maria acredita que foi essencial para a comunicação.

‘A arte também influenciou muito minha participação nas aulas, sempre respondi as perguntas, participei de forma ativa, nunca tive vergonha de falar em sala de aula, fazer perguntas e até mesmo de fazer brincadeiras e descontrair um pouco, pois, nem só de livros vive um vestibulando’, brincou a jovem.

‘Eu só sou a Maria Clara de hoje graças a toda essa trajetória de aprendizado de dedicação. Desenvolvi características acadêmicas e uma disciplina que foram essenciais para eu conseguir ser aprovada em um dos cursos mais concorridos do país, que é Medicina’, concluiu.

Dicas para prestar vestibular em Medicina

Como estudante e anos de vestibulanda, Maria deixa algumas dicas para quem quer cursar Medicina:

• Tenha coragem e resiliência: Pode parecer uma prova de resistência, e às vezes é, porém, ela não é infinita, todo esse esforço vai ser perceptível nos seus resultados, mesmo nos dias que você acha que não saiu do lugar ou não rendeu nada. Você sempre está caminhando!

• Faça provas antigas, enriqueça seu repertório de questões para aprender como cada conteúdo pode ser cobrado, faça redações semanais e estude repertório sociocultural para enriquecer sua redação.

• Descanse, faça atividades físicas, coma bem e durma bem!

• Foque e dedique sua energia em você e no seu processo, nunca se compare aos outros, cada um tem o seu tempo.

*CNN



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Esposa vê dano em carro, chama a polícia e marido acaba preso em Conchal suspeito de matar motociclista atropelado em Mogi Mirim

F5 Conchal Um acidente entre dois carros e duas motocicletas deixou uma pessoa morta, na noite de domingo (13), em Mogi Mirim (SP). Um corretor de imóveis que teria causado o acidente foi preso em Conchal (SP), após esposa dele chamar a polícia. A reportagem é do G1 Campinas. O acidente aconteceu na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva. De acordo com registro da ocorrência, um carro bateu em uma motocicleta e o motorista não parou para prestar socorro. O motociclista, chamado Júlio Cesar Aparecido Marcelino, morreu no local. Em seguida, uma motociclista atingiu a moto que já estava caída na via. A mulher teve ferimentos e foi socorrida. Na sequência, um automóvel bateu na mesma moto que estava na rodovia e pegou fogo. Negou teste de bafômetro O motorista do veículo que bateu na primeira motocicleta foi encontrado em Conchal (SP) e vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção em causar a morte. Segundo o boletim de ocorrência, ele afirmou que não parou para ...