Pular para o conteúdo principal

Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência: uma iniciativa necessária

Dados mostram que a gravidez na adolescência tem caído, mas ainda é alto o número de ‘meninas mães’; informação e educação devem ser permanentes

Em fevereiro, o Brasil realiza a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, uma campanha essencial para promover a educação sexual e o acesso a métodos contraceptivos. Nos últimos dez anos, a gravidez na adolescência passou por transformações significativas, com uma redução nas taxas de fecundidade entre jovens de 10 a 19 anos.

A Santa Casa de Piracicaba se destaca como referência em parto de alto risco, atendendo não apenas a cidade, mas também mais 25 municípios da região. A instituição desempenha um papel fundamental na assistência a gestantes, oferecendo cuidados especializados que são essenciais para a saúde materna e infantil.

Nos últimos quatro anos, a Santa Casa de Piracicaba observou uma redução no número de adolescentes gestantes que deram à luz no hospital. De acordo com o departamento de Controladoria da instituição, em 2021, 218 adolescentes com até 19 anos tiveram bebês na maternidade. Em 2022, esse número caiu para 188 e se manteve em 2023. No entanto, em 2024, uma nova diminuição foi registrada, com 145 adolescentes dando à luz na maternidade do hospital.

Em termos de Brasil, os dados de 2000 e 2019, mostram que a taxa de fecundidade entre adolescentes de 15 a 19 anos caiu de 89,3 para 61,8 nascimentos por mil adolescentes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No entanto, de acordo com a Opas/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, no Brasil, um em cada cinco bebês nasce de uma mãe com idade entre 10 e 19 anos.


Estudos apontam que, embora as taxas de gravidez na adolescência tenham diminuído, a falta de acesso à educação sexual e a condições socioeconômicas desfavoráveis ainda são fatores que contribuem para o problema. A gravidez precoce não só impacta a saúde das adolescentes, mas também limita suas oportunidades educacionais e profissionais.

É preciso focar na importância da informação, do diálogo aberto e da prevenção. A adolescência é uma fase repleta de descobertas e é essencial garantir que os jovens tenham acesso a recursos e orientações adequadas sobre saúde sexual.Construir um ambiente onde a prevenção seja uma prioridade, capacita os adolescentes a tomarem decisões conscientes e saudáveis.

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência é, portanto, para refletir e agir, visando reduzir as taxas de gravidez precoce e garantir que todos tenham acesso a informações e recursos adequados.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...