Pular para o conteúdo principal

🔹 Justiça manda interditar carceragem da Seccional de Limeira por riscos à saúde e superlotação — MP apontou superlotação e graves problemas nas condições de higiene e segurança do local

F5 Conchal

A Justiça de Limeira (SP) determinou que o governo estadual interdite a carceragem da Delegacia Seccional da cidade e transfira os presos para unidades prisionais adequadas. A medida deve permanecer até que sejam realizadas reformas que garantam condições dignas de detenção.

A decisão foi proferida em caráter liminar — ou seja, de maneira urgente e provisória — em uma ação movida pelo Ministério Público, que apontou superlotação de detentos e graves problemas nas condições de higiene e segurança do local.

Relatório aponta diversas irregularidades

A carceragem, também chamada de Centro de Triagem, é destinada a abrigar presos temporariamente, enquanto aguardam transferência para unidades prisionais definitivas. Um relatório elaborado pela Vigilância Sanitária constatou uma série de irregularidades no espaço, entre elas:

*Quantidade de detentos acima do limite estabelecido;

*Superlotação que agrava as condições precárias de higiene, devido à falta de limpeza frequente;

*Deficiência na circulação de ar e falta de iluminação natural, fatores que aumentam a umidade e representam risco à saúde dos detentos e dos agentes que atuam no local.


Em nota, a Polícia Civil de Limeira informou que está adotando providências para a adequação das instalações do Centro de Triagem. Quanto à ação judicial, afirmou que o processo está sob análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Ausência de laudo dos bombeiros

Outro ponto crítico revelado é que o Centro de Triagem não possui Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento essencial que certifica que o prédio é seguro contra incêndios e outras situações de emergência. A informação consta em ofício encaminhado pelo Comandante do 16º Grupamento de Bombeiros.

Inspeção do Ministério Público

Durante uma inspeção realizada no dia 2 de abril, o Ministério Público constatou a presença de 26 presos distribuídos em apenas cinco celas. Também foram observadas diversas falhas estruturais e sanitárias:

*Paredes deterioradas;

*Colchões sem capa impermeável;

*Limpeza precária e mau odor;

*Falta de ventilação adequada e de luminosidade;

*Ausência de área para banho de sol.

Justiça impõe prazo para interdição

Na decisão, o juiz Henrique Vasconcelos Lovison, da Vara da Fazenda Pública de Limeira, concedeu prazo de 30 dias para que a carceragem seja interditada e todos os presos sejam transferidos para unidades prisionais adequadas. O local só poderá ser reutilizado após a conclusão das reformas necessárias e a comprovação da solução de todos os problemas constatados.


Segundo o magistrado, a situação verificada ultrapassa inadequações pontuais, configurando uma “situação estrutural e sistemática de potencial violação a direitos fundamentais”. Em sua decisão, o juiz destacou que as fotografias anexadas aos autos demonstram “condições absolutamente incompatíveis com a dignidade humana, evidenciando celas superlotadas, sanitários em condições precárias, ausência de ventilação adequada e graves problemas de higiene”.

*Fonte: G1


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...