Pular para o conteúdo principal

Fim do EaD em Medicina, Direito e outras áreas: MEC anuncia nova política para cursos superiores

F5 Conchal


Em um movimento que redefini o panorama da educação superior no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira (19 de maio de 2025) a Nova Política de Educação a Distância (EaD). O decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece que os cursos de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia deverão ser ofertados exclusivamente no formato presencial.

Estudantes atualmente matriculados em cursos EaD nas áreas mencionadas poderão concluir suas graduações no formato originalmente contratado. As instituições de ensino terão um prazo de dois anos para se adequarem às novas exigências.

A nova política estabelece que nenhum curso superior poderá ser ofertado integralmente a distância. Todos os cursos EaD deverão incluir, no mínimo, 20% da carga horária em atividades presenciais ou síncronas mediadas (aulas ao vivo com interação entre professores e alunos). Além disso, cada disciplina deverá ter pelo menos uma avaliação presencial, com peso significativo na nota final do estudante.


O MEC criou a modalidade semipresencial, que combina atividades presenciais obrigatórias (como estágios, práticas laboratoriais e extensão) com atividades síncronas mediadas e a distância. Essa modalidade será aplicada a cursos da área da saúde (exceto os cinco mencionados anteriormente) e às licenciaturas.

O crescimento exponencial dos cursos EaD nos últimos anos, aliado a preocupações com a qualidade da formação, motivou o governo a revisar as diretrizes da educação a distância. Entre 2018 e 2023, os cursos EaD cresceram 232% no país, e em 2023, o número de ingressantes nessa modalidade foi o dobro dos ingressantes nos cursos presenciais.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que a medida visa assegurar uma formação de qualidade, especialmente em áreas que exigem habilidades práticas e contato direto com pacientes ou situações reais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Esposa vê dano em carro, chama a polícia e marido acaba preso em Conchal suspeito de matar motociclista atropelado em Mogi Mirim

F5 Conchal Um acidente entre dois carros e duas motocicletas deixou uma pessoa morta, na noite de domingo (13), em Mogi Mirim (SP). Um corretor de imóveis que teria causado o acidente foi preso em Conchal (SP), após esposa dele chamar a polícia. A reportagem é do G1 Campinas. O acidente aconteceu na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva. De acordo com registro da ocorrência, um carro bateu em uma motocicleta e o motorista não parou para prestar socorro. O motociclista, chamado Júlio Cesar Aparecido Marcelino, morreu no local. Em seguida, uma motociclista atingiu a moto que já estava caída na via. A mulher teve ferimentos e foi socorrida. Na sequência, um automóvel bateu na mesma moto que estava na rodovia e pegou fogo. Negou teste de bafômetro O motorista do veículo que bateu na primeira motocicleta foi encontrado em Conchal (SP) e vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção em causar a morte. Segundo o boletim de ocorrência, ele afirmou que não parou para ...