Pular para o conteúdo principal

PEC das guardas municipais já pode ser votada em Plenário

F5 Conchal

A proposta de emenda à Constituição que inclui as guardas municipais e os agentes de trânsito entre os órgãos que compõem a segurança pública ainda terá que passar pela quinta sessão de discussão em primeiro turno no Plenário. Na última quarta-feira (7), os senadores aprovaram um requerimento de rito especial para que a proposta seja votada.

Pelo rito regular, a PEC 37/2022  precisaria passar por cinco sessões de discussão em primeiro turno e três sessões em segundo, com uma votação ao final de cada turno.


O texto, de iniciativa do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), altera o artigo 144 da Constituição para incluir as guardas municipais e os agentes de trânsito entre os órgãos e entidades da administração pública responsáveis pela segurança pública. De acordo com o texto atual da Constituição, os órgãos da segurança pública são: Polícia federal; polícia rodoviária federal; polícia ferroviária federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares; além das polícias penais federal, estaduais e distrital.



O relator da matéria, senador Efraim Filho (União-PB), entende que “não nos restam dúvidas de que as guardas municipais foram concebidas como polícias municipais (...) e que sua atuação em reforço à atuação das polícias federais e estaduais contribui para o combate à criminalidade e para a maior proteção da sociedade brasileira”.

O senador Styvenson Valentim (PSDB-RN) já havia apresentado emenda em Plenário compatibilizando a intenção da proposta com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro deste ano. A emenda permite que os municípios possam renomear as suas respectivas guardas como “polícias municipais” ou título equivalente.

Para ser aprovada, uma PEC depende do apoio mínimo de três quintos da composição de cada Casa (49 senadores e 308 deputados federais), em dois turnos de votação em cada Plenário.



*Agência Senado


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 26 anos morre em colisão frontal na rodovia Araras–Conchal na manhã desta sexta-feira

Policiais militares ajudam jovem de 25 anos a dar à luz em Conchal

Prefeitura de Conchal abre concurso público com 65 vagas + Cadastro de Reserva para nível de alfabetizado a superior

Conchal vive noite de encanto no Acender das Luzes de Natal

GCM de Conchal cumpre três mandados de prisão em menos de uma semana — Um indivíduo procurado por homicídio, um por furto e outro por furto qualificado