Pular para o conteúdo principal

Aluna da EE Padre Alberto Vellone, de Conchal/SP, conquista reconhecimento nacional em olimpíadas acadêmicas

F5 Conchal

Com uma trajetória marcada pela dedicação aos estudos e por conquistas expressivas em olimpíadas do conhecimento, a estudante Júlia Chiarotto Filippini, de 15 anos, tornou-se um dos grandes destaques da educação pública de Conchal (SP).

Filha de Carla Angélica Chiarotto Filippini e André Luiz Filippini, Júlia estudou desde o 6º ano na Escola Estadual Padre Alberto Vellone. Ao longo dos últimos quatro anos, acumulou resultados notáveis, principalmente na área da matemática, conquistando medalhas e premiações em diversas competições de âmbito regional e nacional.

Sua jornada teve início em 2021, quando recebeu Menção Honrosa na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Em 2022, avançou ainda mais, conquistando a Medalha de Prata na mesma competição. Já em 2023, voltou a ser reconhecida com outra Menção Honrosa, além da Medalha de Bronze Regional, o que lhe garantiu vaga no PIC – Programa de Iniciação Científica da UNICAMP.

O ano de 2024 consolidou sua trajetória acadêmica com uma série de conquistas relevantes:

*OBMEP: Medalha de Ouro Nacional e Regional, feito inédito para um estudante conchalense;

*OMASP (Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo): Ouro;

*ONC (Olimpíada Nacional de Ciências), OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), OBRL (Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico), e Mandacaru de Matemática: todas com premiações de Ouro;

*REDASP: Ouro em Redação;

*MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes): Prata;

*OIM (Olimpíada Internacional de Matemática): Bronze;

*OLITEF (Olimpíada de Literatura e Tecnologias da Informação): Menção Honrosa;

*OPMEP (Olimpíada Paulista de Matemática das Escolas Públicas): Ouro Nacional e Regional, alcançando a 114ª colocação nacional, sendo a primeira estudante de Conchal a atingir esse resultado.

Além dos prêmios em olimpíadas, Júlia também foi selecionada entre as 60 melhores mentes femininas em matemática no programa "Elas em Destaque", que visa valorizar a participação feminina nas ciências exatas.

Como reconhecimento pelo desempenho na OPMEP (Olimpíada Paulista de Matemática das Escolas Públicas), na qual conquistou medalha de ouro nas etapas Nacional e Regional e alcançou a 114ª colocação nacional, Júlia receberá a medalha na cerimônia oficial de premiação que acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de junho e 1º de julho, integrando a delegação de Campinas.  Trata-se de um feito inédito no município, sendo a primeira estudante conchalense a alcançar essa colocação na OPMEP, informou a direção da escola.

Sua história é vista como um exemplo de comprometimento com os estudos e um incentivo para que outros jovens da rede pública também acreditem no potencial transformador do conhecimento.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Motorista que atropelou casal que passeava com cachorros no Jardim das Palmeiras, em Conchal, em 2024, é preso nesta sexta-feira após longa investigação da Polícia Civil

Policiais militares ajudam jovem de 25 anos a dar à luz em Conchal

Conchal vive noite de encanto no Acender das Luzes de Natal

PopMove inicia operações em Conchal com motoristas locais e serviço 24 horas com corridas a partir de R$7,99

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal