Pular para o conteúdo principal

Kremlin ameaça “guerra nuclear” caso Ucrânia e OTAN tentem retomar territórios

F5 Conchal

Na segunda-feira (9 de junho de 2025), Vladimir Medinsky, assessor direto de Vladimir Putin e líder da delegação russa nas negociações de paz, lançou uma advertência gravíssima durante entrevista à RT, agência estatal russa. Ele afirmou que:

“Depois de algum tempo, a Ucrânia, junto com a OTAN e seus aliados, tentará retomar o território, e isso será o fim do mundo — será uma guerra nuclear.”

Segundo Medinsky, um simples cessar-fogo não será suficiente: sem um acordo de paz definitivo e o reconhecimento pelas potências ocidentais dos territórios já ocupados — como Crimeia, Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia — a escalada seria inevitável .

Desde o início da invasão da Ucrânia (24 de fevereiro de 2022), líderes russos, inclusive Putin, Medvedev e Lavrov, vêm usando o discurso nuclear como forma de pressão estratégica .

*Em abril/maio de 2025, Putin declarou que espera “não ter que usar” armas nucleares, mas manteve firme o tom de intimidação .

*Há meses, o ex-presidente Dmitry Medvedev já havia sugerido que, se a Ucrânia tivesse sucesso em recuperar territórios, a Rússia poderia “ser obrigada a usar armas nucleares”.

A ameaça de Medinsky ecoa como um sinal de escalada perigosa: passa da diplomacia dura para o gatilho nuclear.

*Ocidente e aliados da Ucrânia encaram esse discurso como tática de “nuclear coercion”, ou chantagem nuclear – um instrumento para evitar perdas territoriais significativas.

*Analistas do CSIS (Center for Strategic and International Studies) apontam que o risco real de uso de armas nucleares aumenta quando a Rússia sofre reveses no front ou enfrenta a possível expansão do conflito

A ameaça de Medinsky contém duas faces:

Ameaça preventiva: dissuadir qualquer tentativa da Ucrânia — e seus aliados — de recuperar territórios ocupados.

*Pressão para um aborto negociado: forçar Kiev e o Ocidente a aceitar um acordo de paz baseado no status quo russo, reconhecendo anexações.

*Trata-se de uma estratégia de intimidação nuclear que atravessa os limites da guerra convencional, definindo o conflito ucraniano-balcão como um possível ponto de inflexão civilizacional.

*Avanços militares no campo: qualquer tentativa aberta de recapturar território por parte da Ucrânia pode desencadear o mecanismo de ameaça.

*Posicionamentos russos oficiais: se o Kremlin confirmar, endossar ou suavizar as palavras de Medinsky, será determinante para o tom do conflito.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Esposa vê dano em carro, chama a polícia e marido acaba preso em Conchal suspeito de matar motociclista atropelado em Mogi Mirim

F5 Conchal Um acidente entre dois carros e duas motocicletas deixou uma pessoa morta, na noite de domingo (13), em Mogi Mirim (SP). Um corretor de imóveis que teria causado o acidente foi preso em Conchal (SP), após esposa dele chamar a polícia. A reportagem é do G1 Campinas. O acidente aconteceu na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva. De acordo com registro da ocorrência, um carro bateu em uma motocicleta e o motorista não parou para prestar socorro. O motociclista, chamado Júlio Cesar Aparecido Marcelino, morreu no local. Em seguida, uma motociclista atingiu a moto que já estava caída na via. A mulher teve ferimentos e foi socorrida. Na sequência, um automóvel bateu na mesma moto que estava na rodovia e pegou fogo. Negou teste de bafômetro O motorista do veículo que bateu na primeira motocicleta foi encontrado em Conchal (SP) e vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção em causar a morte. Segundo o boletim de ocorrência, ele afirmou que não parou para ...