Pular para o conteúdo principal

Ucrânia realiza ataque inédito com drones contra bases aéreas russas

F5 Conchal

A Ucrânia realizou a "Operação Teia de Aranha", um ataque coordenado com drones contra cinco bases aéreas estratégicas na Rússia. A ação, planejada por 18 meses e supervisionada pelo presidente Volodymyr Zelensky, resultou na destruição de 41 aeronaves russas, incluindo bombardeiros estratégicos Tu-95, Tu-22M3 e aeronaves de alerta antecipado.

Drones FPV foram contrabandeados para o território russo, ocultos em compartimentos especiais de caminhões. No momento do ataque, os drones foram lançados remotamente, atingindo simultaneamente as bases aéreas de Belaya (Irkutsk), Olenya (Murmansk), Dyagilevo (Riazan), Ivanovo e Ukrainka (Amur).


O ataque causou prejuízos estimados em US$ 7 bilhões à Rússia e comprometeu cerca de 34% de sua frota de bombardeiros estratégicos. O Ministério da Defesa russo confirmou os ataques, classificando-os como "atos de terrorismo", mas não detalhou as perdas. A operação ocorreu na véspera de negociações de paz entre Rússia e Ucrânia em Istambul, destacando a capacidade da Ucrânia de atingir alvos estratégicos em território russo.

A "Operação Teia de Aranha" representa uma escalada significativa no conflito, demonstrando a capacidade da Ucrânia de realizar ataques profundos e coordenados, mesmo diante de recursos limitados. A ação também evidencia vulnerabilidades nas defesas aéreas russas e pode influenciar as dinâmicas das negociações de paz em andamento.

Comentários

Mais lidas

Morador de Conchal morre após tentativa de roubo a empresa em Mogi Mirim, aponta Polícia Civil

Prefeitura de Conchal prepara novo concurso público

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Polícia Civil prende quatro investigados e mira estrutura financeira de ponto de tráfico em Conchal

Conchal terá novo local para exames de motocicleta após mudanças nas regras nacionais de habilitação