Pular para o conteúdo principal

Lula responde ao tarifaço e oferece jabuticaba a Trump — “quem come não fica de mau humor”

F5 Conchal e Região

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo neste domingo (13), onde brinca sobre levar jabuticaba para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como forma de resolver o impasse criado após o anúncio do tarifaço esta semana.

"Eu vim chupar jabuticaba porque eu duvido que alguém que chupe jabuticaba fique com mau humor. Vou levar jabuticaba para você, Trump", brincou Lula.

O vídeo foi publicado nas redes sociais da primeira-dama, Janja Lula da Silva.

O presidente ainda ironizou dizendo que "quem come jabuticaba de manhã [...] não precisa de briga tarifária".

"E você vai perceber, sabe, que o cara que come jabuticaba de manhã num país que só ele dá jabuticaba, não precisa de briga tarifaria. Precisa de muita união e muita relação diplomática, é isso", finalizou.

A imprensa internacional abordou o vídeo como um movimento inteligente de Lula — irônico, bem-humorado e politicamente hábil.

*A Reuters destacou o gesto como um ato simbólico de descontração diplomática em meio à guerra comercial, mencionando que Lula utiliza humor para disputar narrativa contra Trump.

*Politico analisou a movimentação como parte da estratégia política de Lula — combinando resistência com diplomacia —, mas não criticou o vídeo em si .

*Financial Times observou que, em meio ao tarifão, Lula retomou protagonismo político, e o gesto com jabuticaba encaixa nessa recuperação de imagem.

*CBS News e NPR citaram reações favoráveis, ressaltando que a estratégia de Lula foi vista como correta e eficaz, sem apontar falhas no vídeo.


Na manhã de domingo, o vice-presidente Geraldo Alckmin, falou a jornalistas que o governo vai editar, até terça-feira (15), o decreto que regulamenta a lei da reciprocidade, que permite ao Brasil responder à tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros anunciada pelo os Estados Unidos.

Alckmin disse, entretanto, que o governo ainda trabalha para reverter a tarifa, prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto.

"Entendemos que a taxação é inadequada e não se justifica", afirmou o vice-presidente durante inauguração de viaduto em Francisco Morato, na Grande São Paulo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 20 anos morre em acidente de motocicleta em Conchal

Despedida de Yuri Rafael, 20 anos, emociona e reúne multidão em Conchal🕊️

Polícia Civil registra terceira apreensão por tráfico na mesma esquina do Parque Industrial em menos de uma semana

Operação Presença resulta em prisões e apreensões em Araras e Conchal

Limeira em emergência hídrica: o que esperar de Conchal e das cidades vizinhas