Pular para o conteúdo principal

Lula responde ao tarifaço e oferece jabuticaba a Trump — “quem come não fica de mau humor”

F5 Conchal e Região

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo neste domingo (13), onde brinca sobre levar jabuticaba para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como forma de resolver o impasse criado após o anúncio do tarifaço esta semana.

"Eu vim chupar jabuticaba porque eu duvido que alguém que chupe jabuticaba fique com mau humor. Vou levar jabuticaba para você, Trump", brincou Lula.

O vídeo foi publicado nas redes sociais da primeira-dama, Janja Lula da Silva.

O presidente ainda ironizou dizendo que "quem come jabuticaba de manhã [...] não precisa de briga tarifária".

"E você vai perceber, sabe, que o cara que come jabuticaba de manhã num país que só ele dá jabuticaba, não precisa de briga tarifaria. Precisa de muita união e muita relação diplomática, é isso", finalizou.

A imprensa internacional abordou o vídeo como um movimento inteligente de Lula — irônico, bem-humorado e politicamente hábil.

*A Reuters destacou o gesto como um ato simbólico de descontração diplomática em meio à guerra comercial, mencionando que Lula utiliza humor para disputar narrativa contra Trump.

*Politico analisou a movimentação como parte da estratégia política de Lula — combinando resistência com diplomacia —, mas não criticou o vídeo em si .

*Financial Times observou que, em meio ao tarifão, Lula retomou protagonismo político, e o gesto com jabuticaba encaixa nessa recuperação de imagem.

*CBS News e NPR citaram reações favoráveis, ressaltando que a estratégia de Lula foi vista como correta e eficaz, sem apontar falhas no vídeo.


Na manhã de domingo, o vice-presidente Geraldo Alckmin, falou a jornalistas que o governo vai editar, até terça-feira (15), o decreto que regulamenta a lei da reciprocidade, que permite ao Brasil responder à tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros anunciada pelo os Estados Unidos.

Alckmin disse, entretanto, que o governo ainda trabalha para reverter a tarifa, prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto.

"Entendemos que a taxação é inadequada e não se justifica", afirmou o vice-presidente durante inauguração de viaduto em Francisco Morato, na Grande São Paulo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ação da Polícia Civil em Conchal mira fraudes em gestões passadas; servidor é afastado e empresário preso por porte ilegal de arma

Polícia Civil apreende drogas, armas e munições em residência no Jardim do Lago, em Conchal

Adolescente é apreendido com cocaína, maconha e dinheiro no Sol Nascente em Conchal

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal