Pular para o conteúdo principal

COP30 reforça segurança em semana final com lideranças de diversos países


A segurança foi bastante reforçada nesta semana na COP30 por conta das reuniões das lideranças dos países participantes da COP30.


Nesta segunda-feira (17), ocorreu a marcha global contra a exploração de petróleo. Indígenas, grupos sociais, cerca de 6 mil pessoas participaram desse ato que começou próximo ao prédio da Universidade Federal do Pará, o UFPA, e foi encaminhado até o Bosque Rodrigues Alves, próximo do Parque da Cidade.


Entre as reivindicações, os manifestantes pediram o fim da exploração de petróleo, o fim dos combustíveis fósseis, a questão da exploração de petróleo na margem equatorial do Rio Amazonas, a demarcação de terras indígenas.


E também os manifestantes levantaram um ponto em destaque. No final de semana, uma liderança indígena do Mato Grosso do Sul foi assassinada, levou um tiro na cabeça e outros manifestantes acabaram ficando feridos em um ataque.


Por conta dessa manifestação indígena que vem ocorrendo desde a semana passada, a segurança foi reforçada, que foi um ponto bastante criticado pela ONU com direito à carta da Organização da COP 30.


Somente pessoas credenciadas podem ter acesso a barreiras que estão montadas próximo ao pavilhão onde estão sendo realizadas as discussões.




Comentários

Mais lidas

Jovem dada como desaparecida é localizada pela Polícia Civil em Conchal; casal é preso por denunciação criminosa ao simular sequestro.

Mulher leva 21 pontos após ataque de pitbull no bairro Parque Industrial, em Conchal

Polícia Militar captura procurado pela Justiça durante patrulhamento em Conchal

Gate recebe homenagem por ação que resgatou mulher mantida refém e evitou feminicídio em Conchal

Homem é preso por tráfico de drogas após denúncia em Conchal