Pular para o conteúdo principal

Fórum gratuito “Diálogos na Educação” debate reconstrução de vínculos entre escola, famílias e comunidade

Educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II da rede pública poderão participar, no próximo dia 20 de maio, do Fórum Diálogos na Educação, evento gratuito que será transmitido ao vivo pela internet e discutirá desafios atuais do ambiente escolar, saúde mental, inclusão e fortalecimento dos vínculos entre professores, famílias e comunidade.

Com o tema “Tu me ensinas que eu te ensino”, o encontro acontecerá das 9h às 12h30, com atividades presenciais no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, além de transmissão online aberta ao público.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 19 de maio — ou enquanto houver vagas presenciais disponíveis — por meio do site EPTickets. Os participantes receberão certificado ao final do evento.

Segundo os organizadores, o tema surgiu a partir de Rodas de Conversa realizadas com educadores, que relataram aumento da sobrecarga de trabalho, ampliação das responsabilidades atribuídas à escola e sensação de desamparo diante das demandas enfrentadas no cotidiano escolar.

Também foram apontados desafios relacionados ao enfraquecimento da relação entre escola e famílias, crescimento de conflitos e casos de intolerância, como racismo, homofobia e capacitismo, além de dificuldades pedagógicas e estruturais para inclusão de estudantes com deficiência.

De acordo com Renata Coutinho Nogueira, gerente do Instituto EP, a proposta do fórum é reforçar a educação como um processo coletivo, baseado no diálogo, na escuta e na corresponsabilidade entre educadores, estudantes, famílias e comunidade.

A programação da manhã contará com recursos de acessibilidade, incluindo tradução em Libras e audiodescrição. O evento também apresentará o projeto vencedor do Concurso Cultural Boas Práticas na Educação, promovido pelo Instituto EP. O educador premiado receberá R$ 6 mil, mesmo valor destinado à escola onde o projeto é desenvolvido.

A palestra de abertura será ministrada pelo psicólogo e escritor Alexandre Coimbra, que abordará temas como ansiedade, solidão e esperança na rotina dos profissionais da educação. Coimbra é autor de obras como “Toda ansiedade merece um abraço”, “Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise” e “A exaustão no topo da montanha”, além de ter participado por mais de quatro anos do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, discutindo saúde mental em rede nacional.

Na sequência, o fórum terá uma mesa redonda com participação do historiador Regis Marques, diretor da Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão, reconhecida em 2025 como a melhor escola do mundo em superação de adversidades.

Também participarão a educadora Jussara Santos, coautora do material “Educação Antirracista”, que integra o Currículo da Cidade de São Paulo, e a professora Elaine Assolini, pesquisadora da USP de Ribeirão Preto com atuação nas áreas de alfabetização, leitura, escrita e formação de professores.

No período da tarde, a partir das 14h, serão realizados grupos de trabalho presenciais no Theatro Pedro II e no Centro Cultural Palace. As atividades aprofundarão temas ligados à leitura, inclusão, diversidade e práticas pedagógicas. As vagas desta etapa já estão preenchidas e são exclusivas para convidados.

Entre os facilitadores confirmados estão Isabela Vilela, especialista em literatura para infância; Vera Xavier, especialista em Pedagogia da Cooperação e Diversidade; Adelson Santos, mestre em Educação e especialista em relações étnico-raciais; e Luciana Cury, mestre em Educação e pesquisadora em inclusão e diversidade escolar.

Comentários

Mais lidas

Homem é baleado no peito no Jardim Bela Vista e socorrido em estado de emergência em Conchal

Mais de 30 dias após morte de Bernardo em Conchal: mãe quebra o silêncio, investigação avança e caso expõe pressão sobre hospital e poder público

Circo, patrimônio cultural e burocracia: caso envolvendo instalação do Circo Di Mônaco em Conchal abre debate sobre leis municipais, acesso à cultura e limites administrativos

Polícia Civil prende duas mulheres por tráfico e associação para o tráfico em Conchal

GCM apreende revólver com numeração suprimida durante abordagem a veículo em Conchal