Ton Proencio defende transparência na saúde, apoio ao empreendedorismo e educação financeira nas escolas
Candidato a deputado estadual pelo Novo apresentou propostas para a fiscalização estadual, o ensino público e os critérios de repasses aos municípios
O candidato a deputado estadual Ton Proencio, do Novo, defendeu maior transparência no sistema de regulação da saúde, mudanças na fiscalização de atividades econômicas e a ampliação do ensino de educação financeira nas escolas durante entrevista ao jornalista Gean Mendes, na noite desta quinta-feira (1º), nas plataformas do F5 Conchal e Região.
Ex-vereador de Jaguariúna, o candidato apresentou propostas que pretende levar à Assembleia Legislativa de São Paulo caso seja eleito. Na conversa, também abordou sua trajetória, a atuação fiscalizadora do Legislativo e a distribuição de recursos estaduais aos municípios.
Transparência na regulação da saúde
Entre as propostas, Ton destacou a criação de mecanismos de rastreabilidade e acompanhamento das solicitações no sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).
Segundo ele, os pacientes precisam ter informações mais claras sobre o andamento dos pedidos. O candidato também defendeu que os dados sejam utilizados para identificar as especialidades e os serviços que mais necessitam de investimento.
Durante a entrevista, Ton alegou acreditar haver interferência política na regulação de atendimentos. Sua proposta é ampliar a transparência para permitir o acompanhamento e a fiscalização dos encaminhamentos.
Fiscalizações e autuações acessíveis ao público
Na área econômica, o candidato afirmou que pretende propor mudanças com foco na prevenção de abusos na fiscalização estadual e na ampliação da segurança jurídica para quem investe.
Uma das medidas apresentadas é a divulgação de fiscalizações e autuações no Portal da Transparência. Na avaliação de Ton, a publicidade dessas informações permitiria comparar os critérios aplicados a empresas do mesmo segmento e identificar eventuais diferenças de tratamento.
O candidato também argumentou que o acesso às autuações ajudaria os empreendedores a conhecer as exigências aplicadas às suas atividades. Segundo ele, a proposta já está preparada para ser protocolada na Assembleia, caso conquiste o mandato.
Educação financeira, programação e inteligência artificial
Ton afirmou ser autor de uma lei que levou educação financeira e empreendedorismo à rede municipal de ensino de Jaguariúna. Disse que pretende ampliar essa abordagem para o âmbito estadual, além de buscar recursos para apoiar os municípios.Também defendeu o ensino de programação e de noções básicas de inteligência artificial como parte da preparação dos estudantes para o mercado de trabalho.
Para o candidato, a escola pública deve oferecer acesso a conhecimentos tecnológicos que contribuam para reduzir as diferenças de oportunidades entre alunos de distintas condições econômicas.
Critérios para repasses aos municípios
Outra proposta apresentada foi utilizar o desempenho dos municípios em iniciativas de desburocratização como critério de prioridade para determinados repasses estaduais.
Ton citou o programa Facilita São Paulo e defendeu que cidades mais bem classificadas tenham preferência no recebimento de recursos. Segundo ele, a medida incentivaria as administrações municipais a simplificar procedimentos e melhorar o ambiente para a geração de empregos.
Fiscalização e atuação regional
Ao falar sobre municipalismo, Ton afirmou que a atuação de um deputado deve incluir a fiscalização dos recursos estaduais destinados às cidades. Defendeu atenção à aplicação do dinheiro público e às prioridades dos serviços oferecidos à população.
O candidato disse que poderá utilizar emendas parlamentares para atender demandas municipais, mas destacou que sua proposta de atuação se concentra também em mudanças legislativas que facilitem o trabalho, o investimento e o desenvolvimento econômico.
Trajetória política
Administrador com pós-graduação em economia, Ton informou ter 33 anos e ser natural de Campinas. Relatou que sua aproximação com a vida pública começou com atividades sociais em escolas municipais de Jaguariúna, envolvendo música e rodas de conversa com adolescentes.
Segundo ele, em 2017 participou de uma mobilização contrária à concessão de 13º salário e férias a agentes políticos do município. Afirmou que um abaixo-assinado reuniu mais de duas mil assinaturas e contribuiu para o veto à proposta.
Eleito vereador em 2020, Ton destacou a apresentação de projetos de lei, requerimentos de informação e encaminhamentos a órgãos de controle durante o mandato. Em 2024, disputou a Prefeitura de Jaguariúna e, de acordo com seu relato, recebeu aproximadamente 15% dos votos válidos.
Depois, afirmou ter atuado na orientação de vereadores eleitos pelo Novo e na organização de lideranças partidárias no interior paulista.
No encerramento, o candidato criticou o governo federal e ressaltou a importância da escolha de deputados e senadores comprometidos, em sua avaliação, com a fiscalização e a representação dos interesses da população.
Assista a entrevista

Comentários
Postar um comentário
Olá, agradecemos a sua mensagem. Acaso você não receba nenhuma resposta nos próximos 5 minutos, pedimos para que entre em contato conosco através do WhatsApp (19) 99153 0445. Gean Mendes...