Novidade!

Aposentado cria armadilha para mosquito da dengue e vira projeto de pesquisa em universidades



Uma caixa coberta por um tecido preto, com aberturas e estrutura de canos. A invenção simples do aposentado José Ricardo Alves, de 67 anos, atualmente é uma armadilha eficaz no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, zika vírus e chikungunya.



"Eu estava em uma pescaria há 40 anos e quando me cobri para se esconder dos mosquitos, vi que eles faziam o mesmo ou invés de picar. A ideia da armadilha surgiu a partir daí", contou.



Com o tempo, a estrutura foi aperfeiçoada e virou um eficiente mata mosquito. O aposentado percorreu o país para mostrar a criação, procurou órgãos públicos e universidades, mas não foi fácil convencer que a ideia simples dava certo.



Depois de bater em muitas portas, José Ricardo conseguiu registrar o produto da 'caixa coletora de muriçocas'. No ano seguinte, ele colaborou com a pesquisa realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), que resultou em um relatório sobre a coleta e análise dos insetos.




Ele também colaborou com pesquisas nas universidades da Paraíba e Maranhão. Mesmo sendo somente um protótipo, a resolutividade da armadilha está comprovada, segundo o biólogo Ivanaldo Moura.



"Eu percebi que os mosquitos ficam voando ao redor da armadilha. O atrativo ali é o ambiente escuro, calmo, o calor e eles vão entrando. Depois que ele entra tem dificuldade de sair e lá dentro ele encontra abrigo e ele vai ficando", explicou o biólogo.




Se a invenção vai ser produzida em larga escala ou se alguma empresa vai comprar a ideia, José Ricardo não sabe. O inventor não vai parar no combate ao mosquito. "Só quando eu morrer", declarou.



FONTE: G1



Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal confirma neste sábado (30) novo caso testado positivo para Covid-19. Veja nota emitida pela prefeitura de Conchal.

Quarentena em SP é prorrogada por 15 dias com flexibilização progressiva em diferentes regiões do estado

Policia Militar e Guarda Municipal acabam com festa e aglomeração de pessoas no Jardim das Palmeiras em Conchal.

ENTENDA OS CRITÉRIOS E AS FASES DA RETOMADA DA ECONOMIA DE SÃO PAULO

Mesmo em crise econômica Prefeitura de Conchal quita dívida histórica de mais de 30 anos do Bairro Jardim Esperança

Coronavirus coloca arrecadação municipal na UTI em Conchal – Em alguns segmentos a queda de receita foi de quase 40%

Parto Normal - Bebê nasce com mais de 5 quilos em maternidade no interior de SP

Novo caso de coronavirus é confirmado em Conchal neste sábado (23). O paciente tem 12 anos e pertence a região sudeste do município

Construção de escola no Jardim das Palmeiras em Conchal é finalizada

Todas as Publicações

Mostrar mais