Pular para o conteúdo principal

Aposentado cria armadilha para mosquito da dengue e vira projeto de pesquisa em universidades



Uma caixa coberta por um tecido preto, com aberturas e estrutura de canos. A invenção simples do aposentado José Ricardo Alves, de 67 anos, atualmente é uma armadilha eficaz no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, zika vírus e chikungunya.



"Eu estava em uma pescaria há 40 anos e quando me cobri para se esconder dos mosquitos, vi que eles faziam o mesmo ou invés de picar. A ideia da armadilha surgiu a partir daí", contou.



Com o tempo, a estrutura foi aperfeiçoada e virou um eficiente mata mosquito. O aposentado percorreu o país para mostrar a criação, procurou órgãos públicos e universidades, mas não foi fácil convencer que a ideia simples dava certo.



Depois de bater em muitas portas, José Ricardo conseguiu registrar o produto da 'caixa coletora de muriçocas'. No ano seguinte, ele colaborou com a pesquisa realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), que resultou em um relatório sobre a coleta e análise dos insetos.




Ele também colaborou com pesquisas nas universidades da Paraíba e Maranhão. Mesmo sendo somente um protótipo, a resolutividade da armadilha está comprovada, segundo o biólogo Ivanaldo Moura.



"Eu percebi que os mosquitos ficam voando ao redor da armadilha. O atrativo ali é o ambiente escuro, calmo, o calor e eles vão entrando. Depois que ele entra tem dificuldade de sair e lá dentro ele encontra abrigo e ele vai ficando", explicou o biólogo.




Se a invenção vai ser produzida em larga escala ou se alguma empresa vai comprar a ideia, José Ricardo não sabe. O inventor não vai parar no combate ao mosquito. "Só quando eu morrer", declarou.



FONTE: G1



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...