Aposentado cria armadilha para mosquito da dengue e vira projeto de pesquisa em universidades



Uma caixa coberta por um tecido preto, com aberturas e estrutura de canos. A invenção simples do aposentado José Ricardo Alves, de 67 anos, atualmente é uma armadilha eficaz no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, zika vírus e chikungunya.



"Eu estava em uma pescaria há 40 anos e quando me cobri para se esconder dos mosquitos, vi que eles faziam o mesmo ou invés de picar. A ideia da armadilha surgiu a partir daí", contou.



Com o tempo, a estrutura foi aperfeiçoada e virou um eficiente mata mosquito. O aposentado percorreu o país para mostrar a criação, procurou órgãos públicos e universidades, mas não foi fácil convencer que a ideia simples dava certo.



Depois de bater em muitas portas, José Ricardo conseguiu registrar o produto da 'caixa coletora de muriçocas'. No ano seguinte, ele colaborou com a pesquisa realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), que resultou em um relatório sobre a coleta e análise dos insetos.




Ele também colaborou com pesquisas nas universidades da Paraíba e Maranhão. Mesmo sendo somente um protótipo, a resolutividade da armadilha está comprovada, segundo o biólogo Ivanaldo Moura.



"Eu percebi que os mosquitos ficam voando ao redor da armadilha. O atrativo ali é o ambiente escuro, calmo, o calor e eles vão entrando. Depois que ele entra tem dificuldade de sair e lá dentro ele encontra abrigo e ele vai ficando", explicou o biólogo.




Se a invenção vai ser produzida em larga escala ou se alguma empresa vai comprar a ideia, José Ricardo não sabe. O inventor não vai parar no combate ao mosquito. "Só quando eu morrer", declarou.



FONTE: G1



Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Polícia indicia pai e mãe de adolescente que pediu socorro pelas redes sociais após ser estuprada

Polícia Civil de Conchal apreendeu na tarde desta terça-feira (16), traficante com 45 papelotes de cocaína, 25 pedras de crack e 31 reais em espécie

Polícia Civil investiga mais dois padres por suspeita de abuso sexual da diocese de Limeira, SP

Liberação de saque de contas do FGTS será anunciada na próxima semana, diz ministro da Casa Civil

Vereadores de Conchal aprovam relatório para a abertura de processo de cassação do vereador Rodinei Ferreira da Silva.

Líder de grupo terrorista revela plano para matar Bolsonaro

ANP libera venda direta ao consumidor de botijão de gás de 13 kg

Governo de São Paulo muda identidade visual de viaturas da PM

Funcionários da concessionária Arteris/Intervias entram em greve por tempo indeterminado

Governo pretende liberar R$ 42 bilhões das contas ativas do Fundo de Garantia

Todas as Publicações

Mostrar mais