Aposentado cria armadilha para mosquito da dengue e vira projeto de pesquisa em universidades



Uma caixa coberta por um tecido preto, com aberturas e estrutura de canos. A invenção simples do aposentado José Ricardo Alves, de 67 anos, atualmente é uma armadilha eficaz no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, zika vírus e chikungunya.



"Eu estava em uma pescaria há 40 anos e quando me cobri para se esconder dos mosquitos, vi que eles faziam o mesmo ou invés de picar. A ideia da armadilha surgiu a partir daí", contou.



Com o tempo, a estrutura foi aperfeiçoada e virou um eficiente mata mosquito. O aposentado percorreu o país para mostrar a criação, procurou órgãos públicos e universidades, mas não foi fácil convencer que a ideia simples dava certo.



Depois de bater em muitas portas, José Ricardo conseguiu registrar o produto da 'caixa coletora de muriçocas'. No ano seguinte, ele colaborou com a pesquisa realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), que resultou em um relatório sobre a coleta e análise dos insetos.




Ele também colaborou com pesquisas nas universidades da Paraíba e Maranhão. Mesmo sendo somente um protótipo, a resolutividade da armadilha está comprovada, segundo o biólogo Ivanaldo Moura.



"Eu percebi que os mosquitos ficam voando ao redor da armadilha. O atrativo ali é o ambiente escuro, calmo, o calor e eles vão entrando. Depois que ele entra tem dificuldade de sair e lá dentro ele encontra abrigo e ele vai ficando", explicou o biólogo.




Se a invenção vai ser produzida em larga escala ou se alguma empresa vai comprar a ideia, José Ricardo não sabe. O inventor não vai parar no combate ao mosquito. "Só quando eu morrer", declarou.



FONTE: G1



Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Jovem que estava desaparecido desde 07/09 é localizado pela família

Conde Sanduiche, Dippas Burguer e Bar do Edilson foram os três primeiros colocados do 1º Festival Gastronômico Delícias de Boteco (categoria melhor prato), Santo Forte e Pitanga Madura levaram o título dos melhores drinques.

Antes de jogar carro contra caminhão, pai manda filho gravar vídeo: “Adeus, mãe”

Grávida morre após ter AVC minutos antes de subir ao altar em SP

Família procura jovem desaparecido desde sábado (07)

Jovem de 22 anos morre após explosão de churrasqueira no interior de SP

Aos 18 anos de idade jovem de Conchal que passou em primeiro lugar no curso de física da Universidade Federal de São Carlos (campus Araras) escreve sobre a trajetória e começa a ministrar cursos online de redação

Redemoinho de fogo assusta moradores e faz raposa fugir em Jandaia (GO); vídeo

Rede de supermercados é condenada a indenizar mulher após vender pão com barata

Todas as Publicações

Mostrar mais