Pular para o conteúdo principal

Bombom com receita fitoterápica promete curar de TPM a ansiedade

Chocolate feito em farmácias de manipulação, com mistura de cacau 70%, antioxidantes e probióticos, conquista cariocas.

Matéria: O Globo


Beatriz Ferreira é uma das que aderiram o chocolate manipulado em farmácias especializadas. Foto: Ana Branco/Agência O Globo 

Precisa emagrecer? Reduzir a TPM? Ou barrar algum processo inflamatório? A solução pode não ser fechar a boca ou apelar para um remedinho. E, sim, investir num bombom. Com princípios ativos fitoterápicos, o chocolate vendido em farmácias de manipulação — mas só com receita — virou o queridinho de uma turma de pacientes que não pode passar sem uma novidade.

Sim, paciente, pois, apesar de o produto ser à base de cacau, não se trata apenas de um doce. Só pode ser prescrito por nutricionistas e médicos. A dermatologista Paola Queiroz, que já recomendou os bombons em seu consultório na Barra para mais de 50 pessoas, explica que não se pode acabar com a caixa de guloseimas de uma vez só. A panaceia tem até posologia.

— Esse é um tratamento fitoterápico como qualquer outro. Sendo assim, também não pode ter abuso. Geralmente, a dose é de dois por dia. Nada de comer dez de uma vez ou de dar para as crianças, por exemplo — diz a médica, que costuma devorar alguns. — Como às vezes o que tem picolinato de cromo e triptofano, que é o que diminui a vontade de comer doce.

Preço salgado

Chocolates manipulados só podem ser feitos em farmácias de manipulação Foto: Leo Martins 

Depois de conhecer esses chocolates especiais, há um ano, a nutricionista Sarah Stroppa passou a indicá-los para pacientes com resistência insulínica, ansiedade e compulsão alimentar:

— O formato de bombom faz sucesso, pois, além dos benefícios conhecidos, o paciente ainda come um chocolatinho acima de 70% de cacau, que é rico em antioxidantes, melhora inflamação, melhora vascularização, o humor... Mas vale sempre lembrar que o tratamento deve ser acompanhado por um profissional.

O armazenamento dos chocolates de manipulação também precisa ser especial. Eles devem ficar longe do calor e da umidade e alguns, dependendo da fórmula, não podem ficar mais de suas horas fora da geladeira.

 A farmacêutica Natália Pedrosa, da Pharma Veritas, diz ter sentido desde o ano passado um aumento na procura pelos chocolates com “recheio saúde”. Agora, todo dia ela recebe encomendas, principalmente para o bombom de emagrecer. Mas também não têm ficado de fora os que levam antioxidantes, probióticos, os que têm efeito termogênico, anti-inflamatório e anti-TPM. Natália sempre prepara unidades de 10 gramas com o cacau 70%. O preço, porém, não é tão doce. A caixa com 30 unidades sai a cerca de R$ 100.

— Já fizemos experiências com o chocolate 50%, mas o 70% tem mais qualidade. Está uma febre esse chocolate. Acredito que ninguém vai deixar de comer o normal, mas, com cada vez mais pesquisas, haverá mais opções saudáveis — diz Natália.

Moradora da Barra, a empresária Beatriz Ferreira foi uma das que aderiram à moda. Ela usa há quase um mês chocolate para controlar sua compulsão em comer o doce. O bombom é consumido com hora marcada — às 16h ou depois do almoço:

— Eu me vi numa situação de ansiedade. Descontei na comida e acabei ganhando oito quilos. Conversando com minha nutricionista, falei que sempre tenho vontade de comer um docinho à tarde. Ele me indicou esse bombom que tira a ideia de comer o tempo inteiro.

Já a advogada Carolina Pequeno conheceu o chocolate por meio de uma amiga médica em 2017. Ela ganhou uma receita para controlar a compulsão que se dá, principalmente, durante a TPM. Também consome um bombom que estimula a produção de colágeno.

— O que me surpreendeu foi que é um chocolate sem aquele gosto glicerinado, era gosto de chocolate mesmo — opina Carolina, que relata apenas um “efeito colateral”:

— Como eu não tirei o normal da minha vida, agora, sempre que eu como, fico com culpa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...