Novidade!

Fiocruz vai fabricar remédio usado no tratamento do HIV


A medida, que começará em agosto, vai baratear em até 10% os gastos do governo federal com a compra do medicamento para o Sistema Único de Saúde (SUS).




O medicamento usado para o tratamento do HIV, o Duplivir, começará a ser totalmente fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro (Fiocruz). A medida, que começa em agosto, vai baratear em até 10% os gastos do governo federal com a compra do medicamento para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, o remédio é fabricado em parceria entre a Fiocruz e laboratórios privados. A coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico de Farmanguinhos da Fiocruz, Alessandra Esteves, ressalta que a produção em um laboratório público afeta especialmente o preço do medicamento.

“Esse projeto representa a autonomia nacional da produção desse medicamento no país, o que era renda, emprego, e principalmente autonomia em relação aos preços, o que aumenta em muito o acesso da população. Aumenta o número de pessoas que podem ser tratadas através do medicamento”, explica Esteves.

O projeto faz parte de uma política do Ministério da Saúde, chamada Parceria de Desenvolvimento Produtivo, onde um laboratório privado transfere a tecnologia de produção para um laboratório público. O processo já está em uma das últimas etapas. Para a produção completa da Fiocruz, falta apenas uma autorização do procedimento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Nos primeiros quatro meses deste ano, a Fiocruz já conseguiu produzir 30 milhões de unidades. A expectativa é de que até o fim do ano sejam produzidas 75 milhões.

 Conteúdo: Jovem Pan



Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Vagabundo rouba cadeirante e acaba preso em flagrante pela PM em Conchal, SP

Prefeitura de Conchal se prepara para vacinação contra Covid-19 – O F5 entrevistou o diretor do departamento de saúde do município. Wagner Lozano deu mais detalhes sobre esse e outros assuntos relacionados ao setor

Campanha da Acico distribui quase R$ 60 mil em prêmios

Quem são as pessoas que não podem tomar vacina contra covid

Casal se perde no meio do mato e é resgatado pela Polícia Militar na zona rural de Araras, SP

Restaurante Santo Forte faz homenagem à lanchonetes que fizeram parte da história de Conchal

Força Tática captura procurado por tráfico de drogas e realiza flagrante de porte Ilegal de arma de fogo durante patrulhamento em Araras, SP

Prefeitura de Conchal inicia obras de manutenção no prédio do Cemec

Criança de 10 anos engravida de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto, diz polícia

Professor pede ajuda após cadelinha ser jurada de morte

Todas as Publicações

Mostrar mais