No Brasil e no mundo, uma
onda de crises estruturais está assombrando os países e, conquesentemente, o
aumento do desemprego, violência e a queda na qualidade de vida. Em meio ao
cenário de crise e dificuldades econômicas - as quais vão desencadear inúmeras
consequências acima - dois
fenômenos são facilmente perceptíveis,
principalmente, na polítca; a ascensão da polarização e extremismos políticos;
e a disseminação do ideal messiânico, ou seja, o Salvador da Pátria.
O messianismo político é a defesa e ‘‘paixão
cega’’ que um determinado grupo possui em relação a alguma figura política. No
Brasil, vemos uma intensificação nesse fenômeno em meio a crise que foi
vivenciada, por conta disso, a população busca ‘’refúgio’’ a essa figura que
garanta a solução dos problemas de forma simples. Vivemos uma nova ‘‘Guerra
Fria’’. ‘‘Troca de farpas entre líderes políticos e seus ‘torcedores’ acentuam
a divisão do país, em um cenário no qual os opositores tocem pelo ‘quanto pior
melhor’’.
A polarização ideológica
mosta que o povo, de modo geral, possui o hábito de endeusar políticos,
independente de posição ideológica ou partido. De forma simples, figuras
políticas notam a situação caótica e atribuem um ‘‘culpado’’, geralmente sendo
a oposição. Eles apresentam políticas e soluções ‘‘simples’’, porém tão ruins
quanto os problemas já existente, que não não vão a fundo do real problema e
deixam de lado toda análise da conjuntura. Para manutenção da triste sistuação
atual, fazem uso de discurso polido para enganar a população ou, simplesmente,
desviando foco.
Como já foi discorrido em
outras colunas, a resolução de problemas na política não é algo fácil e muitos
elementos precisam ser relativizados, além de analisados no seu período.
Precisa-se ter uma linguagem simples e transparente para que a população
entenda. Muitos economistas costumam usar de analogias simples com fins
explicativos, uma que representa bem a implantação de políticas públicas e
econômicas, e suas complexidades é a do transatlântico. Imagine nosso país como
um complexo sistema, com inúmeras varáveis internas e externas, nele precisamos
fazer diversas alterações – porém não extremas - para modificar um pouco do
cenário geral a longo prazo, análogo a
um gigante navio transatlântico, que precisa virar muito seu leme, para alterar
poucos graus da direção, entretanto, se virarmos muito rápido o leme trava.
As figuras messiânicas ou populistas
apresentam soluções análogas a um motorista de um carro 1.0, que com um simples
virar no volante produzindo um cavalo de pau, muda totalmente o rumo do
veículo. Além dessa estratégia, de
apresentar soluções simples, mudam o foco da discussão em um debate de ‘‘sujo’’
x ‘‘mal lavado’’, ou um ‘‘flaxflu eleitoral’’.
Temos casos explícitos
dessas manifestações, por exemplo, o caso do senador Flávio Bolsonaro(PSL RJ) e
seus escândalos de corrupção. O presidente e seus seguidores afirmam que é uma
maneira de atingí-lo, o que pode ou não ser verdade – não entrarei na discussão
que o direito permite – afinal, seu filho é político antigo e adulto, deve
responder pelos seus atos. O que quero destacar é a defesa cega de Flávio
Bolsonaro por seus seguidores e a comemoração do petismo em cima deste fato,
como se a situação fosse ‘‘inocentar’’ um pouco o ex-presidente e condenado Lula,
ou qualquer imagem suja do partido(nota-se messianismo dos dois lados).
A participação política da
população não deve ser apenas em período eleitoral, precisa-se buscar
informações para eleger os políticos e evitar os ‘‘deuses messias’’ com
linguajar complexo, ou desviando o foco do que realmente é importante - seja
criação de empregos, diminuição da violência e inflação, entre outras
discussões muito mais importantes. Também é necessário entender que a política
é um sistema complexo e impossível de trazer mudanças benéficas em apenas 4
anos que sejam duradouras. É sobre ter a consciência de projetos de melhorias e
a compreensão do tempo que a conjuntura interna e externa pedem, sempre
lembrando que todo político é humano, ou seja, sucetível a e falhas.
Fontes:
Instituto Liberal
Messianismo no Brasil -
Origens
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