Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil investiga mais dois padres por suspeita de abuso sexual da diocese de Limeira, SP

Inquérito foi instaurado pela Delegacia Seccional contra sacerdotes Carlos Alberto da Rocha e Felipe de Moraes Negro após reportagem de revista.



A Delegacia Seccional de Limeira (SP) informou nesta terça-feira (16) que abriu um novo inquérito para apurar supostos abusos sexuais de padres da diocese da cidade.

Os alvos são os sacerdotes Felipe de Moraes Negro, que foi afastado pela igreja em 31 de maio, e Carlos Alberto da Rocha, que é reitor da Basília Nossa Senhora do Patrocínio, em Araras (SP). A diocese comunicou que também apura os casos.

Até a abertura desta investigação, a Polícia Civil apurava denúncias contra o padre Pedro Leandro Ricardo, afastado da Basílica Santo Antônio de Pádua, de Americana (SP), e contra o bispo emérito da Diocese de Limeira dom Vilson Dias de Oliveira, suspeito de encobertar os casos de abuso. Oliveira renunciou em meio às investigações.



A apuração contra Felipe Negro e Carlos Alberto da Rocha foi iniciada, segundo a Polícia Civil, “considerando-se o teor da reportagem publicada na revista Veja do dia 12 de julho”. A publicação apresentou relatos de supostas vítimas de abusos contra ambos.

A publicação da Revista Veja apresentou o relato de uma mulher trans, ex-seminarista, que afirma ter mantido relação com Negro em troca de roupas. Segundo a reportagem, a vítima afirmou era pobre e que o sacerdote oferecia as peças para que ela fizesse sexo.

A diocese

Em nota, a Diocese de Limeira informou que não foi notificada sobre a abertura de novo inquérito. Além disso, que o padre Felipe de Moraes Negro “encontra-se suspenso de Ordem desde o dia 31 de maio, por meio do Decreto de Suspensão de Ordens (AD CAUTELAM)”.

“Estando o referido religioso temporariamente afastado da função de pároco da paróquia Santa Isabel de Portugal, de Limeira, até que todas as denúncias sejam esclarecidas, conforme observância do Código de Direito Canônico”.

Em relação ao padre Carlos Alberto da Rocha, a diocese disse que não existe nenhuma denúncia formal e, portanto, ele segue na função. “Porém, as denúncias também estão sendo apuradas, conforme observância do Código de Direito Canônico”.

Todas as apurações seguem sob sigilo canônico. “A Diocese de Limeira ratifica seu empenho em esclarecer todas as denúncias.”

Por meio da assessoria de imprensa da dioceses, tanto Felipe Negro quanto Carlos Alberto da Rocha informaram que não iriam se pronunciar.

Conteúdo: G1


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...