Novidade!

Região de Campinas concentra 786 casos de acidentes com aranhas em 2019


O balanço, da Secretaria Estadual de Saúde, corresponde aos dados de 1º de janeiro até 14 de outubro deste ano.


Ferimento causado pela picada da aranha-marrom em Ana Paula Topan, de Itapira (SP) — Foto: Arquivo pessoal

Por G1 Campinas e Região


A Região de Campinas (SP) reúne, em 2019, 786 casos de acidentes com aranhas. O balanço, da Secretaria Estadual de Saúde, corresponde aos dados de 1º de janeiro até 14 de outubro deste ano. No estado inteiro, o número foi de 4,6 mil ocorrências.

O levantamento inclui os dados de todas as cidades da região que fazem parte do Grupo de Vigilância Epidemiológica (VGE) do governo estadual. A família de uma mulher de 39 anos que morreu com suspeita de envenenamento por picada de aranha-marrom, em Itapira (SP), no dia 9 de novembro, acusa o hospital da cidade de falha no atendimento e de falta do soro, apesar de a unidade ser referência em ocorrências com animais peçonhentos.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Itapira informou que o atendimento prestado à paciente seguiu os protocolos do Ministério da Saúde e que no dia 8 de novembro, quando Ana Paula relatou ter sido picada por uma aranha, o hospital acionou o CIATox, que contraindicou a administração do soro devido ao fato de a picada ter ocorrido quatro dias antes.

"No caso em questão, o soro deve ser administrado nas primeiras horas após a exposição ao veneno. Como o serviço foi procurado tardiamente, os órgãos competentes contraindicam o uso do mesmo, principalmente porque na data do primeiro atendimento (6 de novembro) a paciente mencionou não saber por qual inseto tinha sido picada", diz a nota.

A reportagem da EPTV, afiliada da TV globo, ouviu um especialista para saber os cuidados que devem ser tomados por pessoas que têm acidentes com abelhas.








Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Campanha da Acico distribui quase R$ 60 mil em prêmios

Artistas de Conchal não receberão auxilio da Lei Aldir Blanc e mais de 217 mil terá que ser devolvido ao Governo – Diversos erros no processo elaborado pelo setor de turismo da cidade tonaram inviáveis os pagamentos

Banco do Brasil anuncia programa de demissão voluntária e fechamento de 361 unidades

Procurado pela Justiça é capturado pela PM durante patrulhamento em Conchal, SP

Polícia Militar aborda veículo com “pé” para fora do porta-malas na Rodovia Anhanguera em Araras, SP

Casal se perde no meio do mato e é resgatado pela Polícia Militar na zona rural de Araras, SP

Polícia Militar desmonta centro de associação ao tráfico em Leme

Bolsonaro sobre CoronaVac: "Agora estão ouvindo a verdade"

Homem tem arma apreendida pela Força Tática após atirar contra suspeitos e acerta um deles na zona rural de Araras, SP

Homem sofre tentativa de homicídio no Jd Bela Vista em Conchal – O crime aconteceu por volta das 6:50hs deste sábado (9). A GCM atendeu a ocorrência

Todas as Publicações

Mostrar mais