Pular para o conteúdo principal

Região de Campinas concentra 786 casos de acidentes com aranhas em 2019


O balanço, da Secretaria Estadual de Saúde, corresponde aos dados de 1º de janeiro até 14 de outubro deste ano.


Ferimento causado pela picada da aranha-marrom em Ana Paula Topan, de Itapira (SP) — Foto: Arquivo pessoal

Por G1 Campinas e Região


A Região de Campinas (SP) reúne, em 2019, 786 casos de acidentes com aranhas. O balanço, da Secretaria Estadual de Saúde, corresponde aos dados de 1º de janeiro até 14 de outubro deste ano. No estado inteiro, o número foi de 4,6 mil ocorrências.

O levantamento inclui os dados de todas as cidades da região que fazem parte do Grupo de Vigilância Epidemiológica (VGE) do governo estadual. A família de uma mulher de 39 anos que morreu com suspeita de envenenamento por picada de aranha-marrom, em Itapira (SP), no dia 9 de novembro, acusa o hospital da cidade de falha no atendimento e de falta do soro, apesar de a unidade ser referência em ocorrências com animais peçonhentos.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Itapira informou que o atendimento prestado à paciente seguiu os protocolos do Ministério da Saúde e que no dia 8 de novembro, quando Ana Paula relatou ter sido picada por uma aranha, o hospital acionou o CIATox, que contraindicou a administração do soro devido ao fato de a picada ter ocorrido quatro dias antes.

"No caso em questão, o soro deve ser administrado nas primeiras horas após a exposição ao veneno. Como o serviço foi procurado tardiamente, os órgãos competentes contraindicam o uso do mesmo, principalmente porque na data do primeiro atendimento (6 de novembro) a paciente mencionou não saber por qual inseto tinha sido picada", diz a nota.

A reportagem da EPTV, afiliada da TV globo, ouviu um especialista para saber os cuidados que devem ser tomados por pessoas que têm acidentes com abelhas.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto em creche de Conchal resulta em investigação, prisões e recuperação de bens

Adolescente de 16 anos é apreendido por tráfico de drogas no bairro Parque Industrial em Conchal

Cerca de 20 mil presos deixam penitenciárias de São Paulo na saída temporária nesta terça-feira

Caminhão roubado é encontrado em Conchal com cabine danificada e carga subtraída -- Essa é a segunda ocorrência neste mês em Conchal envolvendo cargas de combustível desviadas em outras cidades

Prefeito Junior Caleffi se reúne com vereadores e pede apoio financeiro do Legislativo para a construção do abrigo municipal -- Espaço oferecerá local próprio e adequado para o acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade em Conchal