Novidade!

Apesar de ameaça, greve dos caminhoneiros não mobiliza motoristas


Previsão de paralisação para esta segunda-feira, convocada pelas redes sociais, perdeu força e não há registro de bloqueios em estradas.





A ameaça de paralisação de estradas do Brasil em uma nova greve dos caminhoneiros, convocada para esta segunda-feira, 16, em grupos de WhatsApp não se concretizou. Durante a manhã, não havia registros de estradas bloqueadas no país e líderes da paralisação de 2018 afirmaram que a categoria está trabalhando normalmente. O burburinho de greve foi apoiado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logísticas (CNTTL), instituição ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O movimento dos caminhoneiros, porém, está dividido entre apoiar ou não o movimento. O caminhoneiro Wanderlei Alves, conhecido como Dedéco, um dos líderes da greve de 2018, afirmou que a movimentação é “partidária” e que não houve adesão dos autônomos. “Tá todo mundo trabalhando normal”, disse em entrevista para Veja.

Wallace Landim, o “Chorão”, outro representante dos autônomos, também afirmou que a ameaça de greve tem fundo político “que quer usar a categoria como massa de manobra”. Segundo o caminhoneiro, na terça-feira, a Agência Nacional dos Transportes Autônomos (ANTT) está com uma pauta que atende parte dos interesses da categoria. Na terça-feira, 17, a agência deve publicar o novo Código Identificador da Operação de Transportes (Ciot), ferramenta que vai ajudar a fiscalizar a punir empresas que contratarem caminhoneiros com preço abaixo do mínimo estabelecido na tabela do frete.

Outra reivindicação é o reajuste do piso do frete, o que o governo se comprometeu a fazer em meados de janeiro do próximo ano. 

Em 2018, a paralisação de dez dias no fim do mês de maio, reivindicava pela redução no preço do diesel e a fixação da tabela mínima do frete. A greve teve graves consequências, como o desabastecimento de combustível e alimentos em diversas partes do país, e abortou o início de uma recuperação econômica.

*Com conteúdo 'Veja







Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Bandido armado assalta comércio no Jardim Santo Antônio em Conchal. O crime aconteceu nesta sexta-feira (18). Câmeras de segurança flagraram toda a ação do criminoso. Assista vídeo...

Indivíduo que traficava há 2 semanas é preso no Parque Industrial em Conchal

Polícia Civil captura menor de 14 anos por tráfico de drogas no Parque Industrial em Conchal

Idosa flagrada dirigindo cadeira de carrinho elétrico em rodovia só queria dar um abraço na filha em Limeira, SP

Prefeitura de Conchal faz aquisição histórica de tomógrafo – A cidade entra para lista dos pouquíssimos municípios do Estado de SP, com menos de 30 mil habitantes, a possuir o próprio equipamento na rede pública

Força Tática retira drogas de circulação com prisão de traficante denunciado pela população em Leme, SP

Auxílio de R$ 300: nem todos vão receber as quatro parcelas; entenda

Cerca de 15 carros aparecem em pedreira desativada após diminuição do nível de água

SP pode registrar ‘chuva preta’ com chegada de fumaça do Pantanal nesta semana

Detran.SP oferece documento de licenciamento do veículo 100% digital

Todas as Publicações

Mostrar mais