Pular para o conteúdo principal

Agentes de Jaboticabal, SP, usam drone para vistoriar telhados e combater focos de Aedes aegypti


Imagens apontam acúmulo de água em calhas e caixas d'água destampadas, que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da Dengue, da Chikungunya e da Febre Amarela.


Telhados de casas são vistoriados com uso de drone em Jaboticabal, SP — Foto: Antônio Luiz/ EPTV


Conteúdo: ‘G1’

Um drone é o novo aliado da Prefeitura de Jaboticabal (SP) no combate à Dengue. O equipamento está sendo usado pelas secretarias da Saúde e de Meio Ambiente para identificar criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença, nos telhados dos imóveis.

Em 2019, o município registrou 575 casos de dengue. O secretário da Saúde, João Roberto de Souza, afirmou que a identificação de caixas d'água sem tapa e de água acumulada em calhas entupidas têm sido o principal desafio dos agentes. Esses locais se tornam foco do mosquito.

"Estamos disponibilizando essa tecnologia para que possamos pegar efetivamente regiões pontuais e fazermos a manutenção. Segunda as estatísticas, em torno de 80% dos casos ocorrem no interior das casas. Portanto, a população que deve tomar conta de suas casas", disse.

O auxiliar de campo José Carlos Santos explicou que as imagens do drone são enviadas ao morador para que uma providência seja tomada. Caso o problema persista, o vídeo é encaminhado ao Ministério Público, que pode exigir a abertura do imóvel judicialmente.

"Geralmente, na região Central, são prédios antigos, altos e de difícil acesso. Para ter acesso, conseguimos apenas com drone. Agora, deslocamos a equipe com escada, caminhão, em locais onde foi encontrado foco do mosquito", afirmou.

O aumento da incidência de chuva e a temperatura elevada preocupam as autoridades porque essa associação deixa o ambiente propício à reprodução do Aedes aegypti, que também transmite o vírus da Zika, a Chikungunya e a Febre Amarela.

De acordo com o Ministério da Saúde, os ovos do mosquito precisam de água limpa e parada para eclodirem, e podem sobreviver até 450 dias, mesmo que o local onde foram depositados esteja seco. O período de hibernação é uma forma de o Aedes driblar a estiagem.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...