Pular para o conteúdo principal

Ministério da Agricultura determina que todas as cervejas da marca Backer sejam recolhidas e que seja suspensa a venda de produtos


Diretora de marketing da Backer reforça 'Não bebam a Belorizontina, qualquer que seja o lote'


 "O que estou pedindo é que não bebam a [cerveja] Belorizontina, qualquer que seja o lote. Eu não sei o que está acontecendo", afirmou a diretora de marketing da cervejaria Backer, Paula Lebbos, em entrevista coletiva à imprensa no fim da manhã desta terça-feira (14), na sede da cervejaria, no bairro Olhos D'Água, na Região Oeste de Belo Horizonte. No momento da entrevista, a fábrica passava por nova vistoria por equipes da polícia e do Ministério da Agricultura.


Paula Lebbos reforçou que a orientação vale também para a cerveja Capixaba, que é produzida no mesmo tanque e possui a mesma fórmula da Belorizontina, porém tem rótulos diferentes. A cerveja Capixaba é vendida no Espírito Santo, mas, segundo Paula, nenhum caso de síndrome nefroneural foi identificado no estado.



Segundo Paula, as autoridades já receberam todas as notas fiscais de insumos comprados pela cervejaria. Ela voltou a reforçar que o único produto utilizado no processo de resfriamento é o monoetilenoglicol. "A Backer nunca comprou o dietilenoglicol", disse. E afirmou: "O monoetilenoglicol é utilizado em centenas de cervejas no país e no mundo".

Ainda de acordo com a diretora de marketing, os quase 650 funcionários diretos e indiretos da cervejaria estão em casa, por causa da interdição da fábrica. "Apenas alguns funcionários técnicos estão trabalhando". Ainda não há prazo para a Backer retomar as atividades, segundo a diretora de marketing.
Durante a entrevista, Paula pediu para que as cervejarias artesanais não sejam condenadas pelo que está acontecendo com a Backer. "O mercado cervejeiro não pode ser indiciado", disse.

Ainda segundo Paula, a Backer não fez nenhum tipo de boletim de ocorrência contra um ex-funcionário, que teria ameaçado o supervisor após ser demitido. "O gerente da Backer fez, mas isso diz respeito a algo pessoal. Não tem nada a ver com a cervejaria", afirmou.
 
Ela reforçou a inocência da cervejaria e disse que em hora nenhuma a Backer se negou a entregar ou a esclarecer fatos para as autoridades. "Tudo está sendo uma surpresa assustadora para todos nós".



Ao ser questionada sobre as famílias prejudicadas por causa da cerveja Belorizontina, Paula falou que todas elas serão contactadas a partir desta terça-feira. "Tem uma pessoa que vai entrar em contato com essas pessoas".

Nova vistoria na fábrica


A coletiva foi realizada no momento em que a Polícia Civil e equipes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estavam na cervejaria, no bairro Olhos D'Água. As equipes realizavam uma inspeção no tanque 10, onde, segundo Paula, era produzida a Belorizontina e o reservatório de monoetilenoglicol, que foi lacrado.
 
O Ministério da Agricultura determinou, nesta segunda, que todas as cervejas da marca sejam recolhidas e que seja suspensa a venda de produtos. A medida é válida para qualquer rótulo da cerveja, além dos chopes, fabricado entre outubro de 2019 e janeiro de 2020.

 


De acordo com o Mapa, foram apreendidos 139 mil litros de cervejas já engarrafadas e 8 mil litros de chope na última sexta-feira (10). Na ocasião, a fábrica foi interditada. O restaurante da cervejaria, na mesma área, funcionou normalmente durante o fim de semana.



Nesta segunda-feira (13), a Polícia Civil divulgou, em entrevista coletiva, que mais um lote da cerveja Belorizontina, o 1354 linha 2, também está contaminado com dietilenoglicol, substância tóxica que pode ter relação com os sintomas de insuficiência renal e alterações neurológicas apresentadas pelos pacientes internados com a síndrome nefroneural.

A Polícia Civil disse que, dos pacientes internados, quatro tiveram resultado positivo nos exames de sangue para a presença do dietilenoglicol.

Com informações: G1 -BH







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for