Novidade!

Motivos para cultivar plantas em casa



Se existe um hábito que muitas pessoas adquiriram durante a quarentena foi o de praticar jardinagem em casa. Seja como elemento de decoração, para ajudar a manter insetos bem longe, ou apenas pela característica terapêutica de cuidar das plantas, muitas pessoas estão, cada vez mais, buscando diferentes tipos de plantinhas para integrar espaços de suas casas.



O fenômeno conhecido como “urban jungle” (floresta urbana), que consiste em tornar os cuidados de jardinagem como uma tarefa diária e aproveitar os espaços internos, tornando a natureza algo mais presente na vida dos moradores, ganha cada vez mais adeptos e ajuda a contrastar a calma do ambiente natural com a agitação e poluição das cidades. Diferente dos jardins feitos antigamente, que era mais focado em flores e cor, esse estilo dá destaque para diferentes tipos de folhagens, explorando suas formas e texturas.



Entre o cheiro, decoração visual e o processo terapêutico de cuidados, as plantas ainda podem trazer muitos outros benefícios. 

Umidificadores de ar

 As plantas liberam umidade em sua transformação e, de formam muito mais natural que eletrodomésticos, ajudam a melhorara a umidade dos ambientes.



Produtos naturais

Seja usando a babosa para hidratação dos cabelos e da pele, ou aproveitando ervas aromáticas na cozinha, ter algumas dessas plantas em casa pode te ajudar a consumir menos produtos industrializados, e levar uma vida mais natural – além de produzir menos lixo!

Ajudam a minimizar alergias

Algumas plantas absorvem partículas de poeira e mofo, assim tornando o ar mais limpo e eliminando grande parte das toxinas do ambiente.



Ajudam na concentração

A cor verde presente na maioria das plantas é associada com a tranquilidade e concentração.

O tom verde ainda ajuda a descansar os olhos após passar horas olhando para telas, como as do celular e do computador. O tom é visto como suave e ajuda a aliviar a tensão ocular.



Podem te ajudar a dormir melhor

Algumas plantas como o jasmim, a aloe vera, a lavanda e a gardênia podem ajudar a melhorara a qualidade do sono quando estão no quarto. O cheiro dessas plantas ajuda o corpo a se manter em um estado de calma e reduz os níveis de stress e ansiedade.

Ajudam a diminuir ruídos externos

Para quem mora em grandes cidades que são muito barulhentas, investir em plantas no ambiente interno pode ser uma ótima opção para amortecer os ruídos que chegam nas ondas sonoras. Corredores de plantas e arbustos perto das janelas podem funcionar como barreiras acústicas.



Acalma os ânimos

Algumas plantas como a lavanda e o alecrim, por exemplo, têm propriedades que ajudam o corpo a relaxar, além de serem lindos elementos de decoração.

Ajudam a controlar a temperatura

Para quem mora em apartamentos muito quentes, as plantas ajudam a deixar o ambiente mais fresco no verão.



Elementos de decoração

Claro que não podemos nos esquecer que as plantas ainda são uma forma incrível de decorar a casa. Com cores, formatos e texturas diferentes, são quase infinitas as possibilidades de inserir plantas no ambiente e certamente existem opções para cada cantinho que você ainda não saiba como preencher.

Podem ajudar a melhorar os resfriados

A umidade liberada pelas plantas também ajuda em momentos que enfrentamos doenças que afetam as vias respiratórias: como nos casos de gripes e resfriados. Alguns estudos também mostram que, nesses casos, as plantas ajudam a diminuir a fadiga, dores de cabeça e até dores de garganta.



Pode ser um hobby

O ritual de cuidar das plantas, como regar, mexer na terra e podar, funciona como um hobby bastante relaxante e, ver a planta crescendo, faz com que o cérebro tenha a sensação de “dever cumprido” liberando hormônios da felicidade e motivação.

Aromaterapia

O cheiro de algumas plantas pode estar diretamente relacionado com memorias que trazem diretamente a sensação de bem-estar além de estarem ligadas a propriedades terapêuticas.



Ajudam a mantes os insetos bem longe

Algumas plantas funcionam como repelentes naturais e ajudam a manter os insetos bem longe do ambiente. Algumas delas são a citronela, a lavanda, o boldo e o alecrim.

*Com informações de MSN.




Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Homem armado com pistola reage a abordagem e acaba baleado pela GCM em Conchal, SP

Homem furta ventilador usado e acaba preso em flagrante pela PM em Conchal, SP

Polícia Militar realiza cerco em escola para capturar suspeito no Esperança 3 em Conchal

Polícia Civil apreende drogas e menor no Parque Industrial em Conchal

Conchal realiza ação social: 19 moradores de rua foram atendidos

‘Lugar errado e hora errada’, diz pai de jovem que morreu após carro com amigos bater em poste e capotar

Suspeito de participar de quadrilha que atacou agências bancárias em Botucatu morre baleado

Comerciante é preso por descaminho pela PM de Araras

Fumaça provoca acidente com vários mortos e feridos

Auxílio Emergencial: governo divulga calendário de pagamento para mais 1,15 milhão de beneficiários

Todas as Publicações

Mostrar mais