Pular para o conteúdo principal

Motivos para cultivar plantas em casa



Se existe um hábito que muitas pessoas adquiriram durante a quarentena foi o de praticar jardinagem em casa. Seja como elemento de decoração, para ajudar a manter insetos bem longe, ou apenas pela característica terapêutica de cuidar das plantas, muitas pessoas estão, cada vez mais, buscando diferentes tipos de plantinhas para integrar espaços de suas casas.



O fenômeno conhecido como “urban jungle” (floresta urbana), que consiste em tornar os cuidados de jardinagem como uma tarefa diária e aproveitar os espaços internos, tornando a natureza algo mais presente na vida dos moradores, ganha cada vez mais adeptos e ajuda a contrastar a calma do ambiente natural com a agitação e poluição das cidades. Diferente dos jardins feitos antigamente, que era mais focado em flores e cor, esse estilo dá destaque para diferentes tipos de folhagens, explorando suas formas e texturas.



Entre o cheiro, decoração visual e o processo terapêutico de cuidados, as plantas ainda podem trazer muitos outros benefícios. 

Umidificadores de ar

 As plantas liberam umidade em sua transformação e, de formam muito mais natural que eletrodomésticos, ajudam a melhorara a umidade dos ambientes.



Produtos naturais

Seja usando a babosa para hidratação dos cabelos e da pele, ou aproveitando ervas aromáticas na cozinha, ter algumas dessas plantas em casa pode te ajudar a consumir menos produtos industrializados, e levar uma vida mais natural – além de produzir menos lixo!

Ajudam a minimizar alergias

Algumas plantas absorvem partículas de poeira e mofo, assim tornando o ar mais limpo e eliminando grande parte das toxinas do ambiente.



Ajudam na concentração

A cor verde presente na maioria das plantas é associada com a tranquilidade e concentração.

O tom verde ainda ajuda a descansar os olhos após passar horas olhando para telas, como as do celular e do computador. O tom é visto como suave e ajuda a aliviar a tensão ocular.



Podem te ajudar a dormir melhor

Algumas plantas como o jasmim, a aloe vera, a lavanda e a gardênia podem ajudar a melhorara a qualidade do sono quando estão no quarto. O cheiro dessas plantas ajuda o corpo a se manter em um estado de calma e reduz os níveis de stress e ansiedade.

Ajudam a diminuir ruídos externos

Para quem mora em grandes cidades que são muito barulhentas, investir em plantas no ambiente interno pode ser uma ótima opção para amortecer os ruídos que chegam nas ondas sonoras. Corredores de plantas e arbustos perto das janelas podem funcionar como barreiras acústicas.



Acalma os ânimos

Algumas plantas como a lavanda e o alecrim, por exemplo, têm propriedades que ajudam o corpo a relaxar, além de serem lindos elementos de decoração.

Ajudam a controlar a temperatura

Para quem mora em apartamentos muito quentes, as plantas ajudam a deixar o ambiente mais fresco no verão.



Elementos de decoração

Claro que não podemos nos esquecer que as plantas ainda são uma forma incrível de decorar a casa. Com cores, formatos e texturas diferentes, são quase infinitas as possibilidades de inserir plantas no ambiente e certamente existem opções para cada cantinho que você ainda não saiba como preencher.

Podem ajudar a melhorar os resfriados

A umidade liberada pelas plantas também ajuda em momentos que enfrentamos doenças que afetam as vias respiratórias: como nos casos de gripes e resfriados. Alguns estudos também mostram que, nesses casos, as plantas ajudam a diminuir a fadiga, dores de cabeça e até dores de garganta.



Pode ser um hobby

O ritual de cuidar das plantas, como regar, mexer na terra e podar, funciona como um hobby bastante relaxante e, ver a planta crescendo, faz com que o cérebro tenha a sensação de “dever cumprido” liberando hormônios da felicidade e motivação.

Aromaterapia

O cheiro de algumas plantas pode estar diretamente relacionado com memorias que trazem diretamente a sensação de bem-estar além de estarem ligadas a propriedades terapêuticas.



Ajudam a mantes os insetos bem longe

Algumas plantas funcionam como repelentes naturais e ajudam a manter os insetos bem longe do ambiente. Algumas delas são a citronela, a lavanda, o boldo e o alecrim.

*Com informações de MSN.




Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...