Pular para o conteúdo principal

O lado bom da solidão e isolamento social



Neste momento que nos deparamos, com um isolamento forçado, o tema da solidão vem com muita força para todos.

Por isso começo com uma pergunta para você: O que é estar só? É uma escolha? Foi imposto pela vida? Ou simplesmente é o momento de crescermos?



A solidão traz medo, vazio, carências, memórias, fantasmas. Mas o que fazemos quando nos vemos nesta condição de solitude?

Para mim, esse é o momento de crescer, de buscar dentro, as respostas para tantas ações, reações e atitudes que precisam ser acolhidas, enxergadas e muitas vezes trabalhadas ou abandonadas.



E como fazemos isto? Busque um momento só seu, feche seus olhos, faça três respirações profundas para que você aprofunde o relaxamento. Se veja como se estivesse na frente de um espelho.

Como você se vê? Faça perguntas para você, perceba se vem respostas. Pode ser uma ideia, um sentimento. Deixe fluir, não tente racionalizar. Tente estar em um estado de acolhimento em todo o processo.



Estar só e acolher este momento é de grande importância para quem quer mudar padrões e transformar a sua vida.

Exige coragem, aceitação, enxergar seu lado mais sombrio, nefasto. Mas exige, principalmente, força para saber que você é capaz de entrar nesta floresta e saber que vai conseguir sair dela. Mudado.



E para que isto ocorra é necessário um querer, a força vem do seu querer se transformar. Você é muito mais forte do que imagina. Lembra do exercício de relaxamento e visualização que descrevi no começo desse texto? Se veja confiante e seguro agora.

A bússola deste processo de compreender a solidão e isolamento social é você mesmo. É a ligação do passado com suas ações e atitudes e a clareza do presente para que você possa vislumbrar seu futuro.



Mas se eu não conseguir? Está demais para mim.

Peça ajuda

Fale com amigos

Assista a Lives em canais que tenham a intenção de elevar sua energia



Assista a comédias. O sorrir tonifica a glândula timo, tão destacada agora por ser responsável em administrar o sistema imunológico.

E quanto aos idosos? Como será que lida com eles? 

Existem grupos que estão ligando para os idosos, para conversar com eles, tentar trazer ânimo e esperança para que não se sintam ainda mais isolados do que já se sentiam.



Entretanto, a dificuldade em lidar com a tecnologia os limitam. Mas existe o telefone! Portanto, estimule os idosos da sua família e próximos a você a ligarem para amigos e conhecidos.

Além disso, você pode se candidatar nos grupos que estão apoiando os idosos. Eles precisam, no mínimo, serem ouvidos.

E então, vamos utilizar este momento para o nosso crescimento e o crescimento do nosso próximo?

*Com informações de MSN.




Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...