Pular para o conteúdo principal

120 dias Grátis

Veja alguns perfis falsos que circulam em Conchal - Saiba como descobrir um perfil fake no Facebook.




Você já se deparou com um perfil falso ao navegar em redes sociais? Será que você sabe como identificar um? Muitas pessoas não sabem como descobrir um fake no Facebook e ficam vulneráveis a diversos tipos de crimes virtuais e situações problemáticas.

No Brasil, são mais de 130 milhões de pessoas cadastradas no Facebook. Isso mostra que os brasileiros realmente se interessam por redes sociais e participam ativamente desses espaços. No entanto, quem está navegando em plataformas como essa não pode se descuidar.

Neste artigo, você vai entender o que são os perfis falsos, por que eles são prejudiciais e qual deve ser sua atitude ao identificar esse tipo de problema. Continue a leitura e confira!



O que é um perfil fake?

Um perfil fake é uma conta no Facebook que usa dados mentirosos. Isso pode acontecer com uma pessoa que se passa por outra, usando uma idade ou foto que não é dela ou mesmo publicando imagens e informações sobre sua vida pessoal que não são verídicas.

Além disso, pode ser uma página que representa uma instituição sem que haja aprovação para essa atitude. Algumas pessoas se aproveitam de personalidades e marcas famosas para criarem um perfil falso.



Em outros casos, são contas que não têm uma identidade definida e são usadas apenas para propagar notícias mentirosas sobre algum tema, as famosas fake news. Muitos desses perfis são dos chamados “bots”, ou seja, robôs coordenados por um sistema de automação que produzem ações em massa. Mas por que pessoas criam contas fake? Existem diversos motivos, como:

·       * desejo de se passar por outra pessoa;

·      *  vontade de descobrir informações de forma anônima;

·      *  publicação de vagas de emprego falsas para recolher dados de outras pessoas;

·      *  vendas falsas para aplicação de golpes financeiros;

·       * propagação de notícias mentirosas para distorcer informações.

O que o Facebook diz sobre as contas fakes?



Essas contas não são nenhuma novidade, pois existem desde redes sociais mais antigas como o Orkut. Isso porque, no mundo virtual, muitas pessoas buscam uma identidade diferente da real. No entanto, esse problema tem crescido nos últimos anos, juntamente com o aumento dos crimes cibernéticos, que são infrações da lei que acontecem no ambiente virtual.

O Facebook não está alheio à situação dos perfis fake, tanto que divulgou o bloqueio de mais de 5,4 bilhões de contas falsas apenas em 2019. A empresa também está aprimorando sua tecnologia de monitoramento e identificação dessas atitudes. A rede social considera que são fakes:

·       * contas de animais de estimação;

·       * contas de celebridades;

·     *   contas de organizações;
·     * contas falsas ou inventadas de pessoas.


Como descobrir um perfil fake no Facebook?



Quem navega na internet precisa saber como manter a segurança, afinal expomos muitos de nossos dados pessoais, informações profissionais e financeiras e até mesmo situações pessoais e familiares na rede. Entender como descobrir um fake no Facebook é um dos caminhos para se blindar contra crimes virtuais e enganos. Veja algumas dicas.

Entenda a motivação da pessoa em adicionar você

O Facebook é uma rede para entrar em contato com amigos e conhecidos. Quando uma pessoa desconhecida solicita amizade, é importante entender quais são as motivações dela. Ao passar por uma situação assim, pergunte onde a pessoa encontrou seu perfil antes de aceitar o convite. Essa é uma forma simples de evitar que pessoas mal-intencionadas tenham acesso a suas postagens.



Veja se vocês têm amigos em comum

Mais um caminho para analisar uma solicitação de amizade é descobrir se vocês têm amigos em comum. Será que a pessoa é uma antiga conhecida que lembrou de você? Caso não haja nenhuma amizade para fazer essa ponte, é melhor se atentar.

Duvide se for um perfil de celebridade ou empresa

Pessoas públicas, como celebridades, políticos e empresários de sucesso, costumam ter páginas no Facebook e não perfis pessoais. Isso também acontece com empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte. Se uma conta representando pessoas famosas ou instituições aparecer para você, a probabilidade de haver algum problema é grande.

Desconfie de perfis neutros

Uma das maneiras de descobrir um fake no Facebook é ver se ele não tem nenhuma identidade aparente vinculada. As contas precisam ter nome e sobrenome, local de moradia, idade, entre outras informações. Perfis que não se identificam completamente e não usam fotos de pessoas reais são suspeitos.

Atente-se a perfis duplicados

Uma pessoa que você conhece está pedindo para ser adicionada novamente? Isso pode acontecer com quem cria uma segunda conta, no entanto também pode ser um indício de um fake tentando se passar por uma amizade sua. Pessoas que fazem isso entram no círculo de amigos sem serem notadas e podem cometer atos como propagação de mentiras, vírus e até pedidos de dinheiro.

Cheque a foto do perfil

Se você desconfia que uma pessoa esteja se passando por outra, um jeito de descobrir é pesquisando a foto do perfil no Google. Fazer isso é simples: basta clicar na foto, apertar o botão direito do mouse e selecionar “copiar endereço da imagem”.

Em seguida, vá ao Google Imagens e clique em “pesquisa por imagem”. Depois, é só colar o link da foto e realizar uma busca. Você vai descobrir se essa imagem foi usada em outras situações ou por outras pessoas.

Observe as publicações já feitas

Uma boa forma de descobrir um perfil fake no Facebook é ver quais são as publicações que já foram feitas. Elas parecem de uma pessoa normal? Existem fotos da família ou de momentos pessoais? Se a conta publicar apenas notícias, compartilhamentos, links de outros sites ou vendas de produtos, desconfie. Caso não haja nenhuma publicação, também é melhor pensar duas vezes antes de adicionar.

Tenha cuidado em relação à conversa

Se você já adicionou uma pessoa e desconfia que seja um perfil fake, tenha atenção se ela puxar alguma conversa com você por inbox. Muitas contas falsas são usadas para aplicar golpes na internet ou cometer crimes como assédio e até mesmo pedofilia. Desconfie sempre de pedidos de dinheiro, questionamentos indiscretos sobre sua vida privada e busca por intimidade em pouco tempo.

Como denunciar?

Depois de saber como descobrir um perfil fake no Facebook, está na hora de entender como você pode denunciar esses casos. É possível identificar uma conta falsa ou mesmo descobrir que alguém está tentando se passar por você ou por algum conhecido.

Se isso acontecer, vá até a foto de capa do perfil em questão, clique na aba de opções e selecione “obter apoio ou denunciar perfil”. Essa é uma ferramenta disponibilizada pelo Facebook. Também é importante alertar outras pessoas sobre a situação.

Entender como descobrir um perfil fake no Facebook é fundamental para se proteger e ajudar pessoas próximas a você. Esperamos que este artigo tenha sido útil, afinal é muito importante saber como navegar na internet com segurança.

O conteúdo acima foi escrito porMarcos Igutti, do Heroblog, site dedicado a fornecer informações sobre Segurança Digital.

Perfis que circulam por Conchal, que devem ser melhor avaliados por você



No dia 28/04/2020 o F5 publicou uma matéria falando sobre as fake's que viraram caso de polícia. A matéria com o título “Delegado de Polícia em Conchal afirma quevai instaurar inquérito para investigar prática de “Fake News” e áudios quecirculam em grupos de WhatsApp no município”. Diversas pessoas já foram chamadas para depoimento e desde então, outras ocorrências foram registradas tratando sobre o mesmo assunto.

Verificamos alguns perfis que foram enviados por leitores do F5 Conchal e Região. Além das técnicas informadas no artigo acima, utilizamos de buscas  avançadas para essas verificações.

Constatamos que existem dezenas de perfis falsos circulando pela cidade (Conchal). Algumas que por questões pessoais, tem por objetivo de atacar e difamar outras pessoas.

Identificamos perfis falsos, de cunho político, criados para distorcer informações, com o objetivo de criar dúvidas à população.

Veja abaixo alguns perfis que circulam principalmente em Conchal e, que você deve ficar atento, antes de aceitar a  solicitação de amizade.


 Maria Regina Suzano




O nome de Maria Regina Suzano, pode até existir em algum lugar do mundo, mas certamente não pertence às pessoas que aparecem na imagem da capa ou na foto do perfil. 

O falsificador  não se deu nem o trabalho de buscar imagens do mesmo casal para criar o perfil falso.

Percebam que o casal que aparece na foto do perfil, não é o mesmo que está na foto da capa. Pesquisamos e  constatamos que esse perfil também não se trata de alguma empresa de realização eventos e casamentos. 

As fotos que constam no álbum deste perfil, foram publicadas com o objetivo de ridicularizar outra pessoa. A vitima alvo do perfil falso nos informou, que o perfil não foi criado por ela. 


Ernani Gonçalves Gonçalves



Podemos afirmar com toda a certeza, que o perfil Ernani Gonçalves Gonçalves, também se trata de uma Fake, criada com o objetivo de  ridicularizar outra pessoa. 

Neste caso foi simples descobrir. Usando recursos avançados,  conseguimos identificar a localização de onde partiam as mensagens enviadas por este perfil. O caso foi encaminhado à policia.

Bya Apolini


 O usuário do  Facebook deve desconsiderar solicitações  vindas desse tipo de perfil.  Sem fotos, sem informações básicas e neste caso,sem amigos também. É bem provável que alguém esteja tentando  conhecer um pouco mais sobre a sua vida, ou escrever comentários difamatórios em seu mural.

Aconselhamos que o leitor denuncie ao Facebook, os perfis publicados acima, em seguida, bloqueie.

Estamos analisando outros perfis. Em breve traremos informações sobre perfis falsos e até mesmo Fanpages criadas recentemente, com o intuito de distorcer informações, difamar pessoas e ridicularizar cidadãos. 





























Leia também

Procurado por homicídio é preso pela Policia Militar em Conchal. “O cara matou o meu filho, eu fui e matei ele também e não estou arrependido. Tinha mais pra derrubar, e quando eu sair vou atrás novamente”. Disse o preso na delegacia

Na noite desta quinta-feira (17), equipes de Força Tática (cabo Belucci, soldado Gallo e soldado Viana), e ROCAM (cabo Roberto e soldado Perissato), receberam informações que um homem procurado por dois homicídios no município de Leme (SP), estaria escondido pelo município de Conchal (SP). Imediatamente os policiais militares, sob o comando do sargento Ricardo, iniciaram diligências, quando a equipe de ROCAM acabou visualizando o veículo em que o procurado estava. Feito a abordagem, inicialmente o suspeito apresentou um nome falso, mas depois acabou confessando que era ele mesmo, inclusive levou os policiais até sua residência, onde foi apreendida uma arma cal. 38 de fabricação caseira. Diante dos fatos, José Moreira recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido ao plantão da Central de Polícia Judiciária, onde em conversa com a reportagem (assista abaixo), ele disse que o primeiro homicídio, ele matou um bandido que o assaltou, e ele teria ganho na Justiça, mas o segundo, cometid

Policia Civil prende traficante com drogas e 31 mil reais em dinheiro nesta quarta-feira (23) no Esperança 3 em Conchal

Na manhã desta quarta-feira (23), sob o comando do delegado de polícia Dr. Luis Henrique Lima Pereira, os policiais da delegacia de Polícia Civil do município de Conchal, lograram êxito ao cumprirem um mandado de busca e apreensão, na residência de um investigado por tráfico de drogas. Logo cedo os policias fizeram o cerco à residência localizada na rua dos Archangelos, no bairro Esperança 3. Após ganharem acesso ao imóvel, os policiais encontraram o investigado de 42 anos, bastante conhecido nos meios policiais, pelo envolvimento com o tráfico de drogas, acompanhado de uma jovem de 19 anos, que havia pernoitado na casa. Em revista ao imóvel, os policiais localizaram dois eppendorfs contendo cocaína, devidamente prontas para a venda, e outras duas sacolas plásticas contendo esta mesma droga, ainda não fragmentada para o comércio ilícito. Além dos entorpecentes, foram localizados mais de 31 mil reais em dinheiro, folhas de cheque, balança de precisão, aparelhos celulares e semijoias. O

Conselho Tutelar promove ação e retira menores que vendiam trufas no semáforo em Conchal – O C.T informou a existência de denúncias – Acompanhado da mãe, menino diz que só quer ganhar dinheiro sem precisar vender drogas

Crianças exibem com orgulho o que conseguiram conquistar vendendo trufas no semáforo em Conchal   A ação de fiscalização do Conselho Tutelar aconteceu no sábado (19), no semáforo da Rua Camilo Chagas em Conchal. Pelos menos 5 meninos entre 10 e 13 anos, costumam ficar diariamente neste ponto da cidade vendendo trufas. Com a chegada dos conselheiros o trabalho dos meninos foi interrompido, quando um deles utilizando o próprio telefone celular, telefonou para mãe que compareceu ao local. Segundo informado pelos conselheiros à nossa reportagem, existem diariamente diversas denúncias sobre as crianças e adolescentes que estão vendendo trufas no semáforo. Por meio de nota, o Conselho Tutelar de Conchal informou que: “Este tipo de atividade consta na lista das piores formas de trabalho infantil (Lista TIP), pois às deixam expostas à violência, drogas, assédio sexual e tráfico de pessoas; exposição à radiação solar, chuva e frio; acidentes de trânsito, atropelamento etc. Além de acarr

Prefeitura de Conchal decreta novos horários de funcionamento dos comércios e estabelece medidas de combate à pandemia no âmbito municipal de 19/06/2021 a 30/06/2021 – Acesse e leia decreto na integra.

DECRETO Nº 4.450, DE 17 DE JUNHO DE 2021. “DISPÕE SOBRE ADOÇÃO DE NOVAS PROVIDÊNCIAS AO COMBATE DA COVID-19, NOS TERMOS DO PLANO SÃO PAULO, CONFORME ESPECÍFICA.” LUIZ VANDERLEI MAGNUSSON, Prefeito do Município de Conchal, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais; e, Considerando que o Exmo. Governador do Estado de São Paulo - Sr. João Dória, através do Decreto nº 65.792, de 11 de junho de 2021, prorrogou a medida de quarentena em todo o Estado no período de 14 a 30 de junho de 2021; Considerando ainda os termos do ANEXO I do referido Decreto Estadual que apresenta recomendação para que os municípios com índice de ocupação de leitos de UTI superior a 90%, ampliem o grau de restrição de desempenho de atividades com a finalidade de prevenir o esgotamento da capacidade de atendimento à população; e, Considerando finalmente que o Município de Conchal, bem como as demais regiões do Estado estão classificadas na fase vermelha do Plano São Paulo;  

Bandidos armados roubam trator, agridem, sequestram e abandonam vítima em área rural de Conchal

Imagem Ilustrativa O crime aconteceu nesta sexta-feira (18), por volta das 16:40hs. A vítima, um homem de 51 anos de idade, transitava com o trator pela Estrada da Capelinha, quando foi abordado por três indivíduos que anunciaram o assalto. Pelo menos um dos criminosos portava uma arma, que segundo a vítima, parecia ser um calibre 12. Os criminosos agrediram e sequestraram a vítima, o colocando dentro de um carro que circulou por pelo menos meia hora na área rural de Conchal. Os bandidos abandonaram o agricultor em um pomar de laranja no Conchal Velho, também área rural do município. Os indivíduos roubaram um trator Massey Ferguson 265, ano 1977, telefone celular e carteira com documentos.     

OS MELHORES FILMES - BAIXE O APP AGORA!

Tudo o que você precisa, em um só lugar

Tudo o que você precisa, em um só lugar
Acesse Amazon

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?
Clique na imagem e nos envie o seu nome e idade

VEJA TAMBÉM

Jovem comete suicídio em Conchal neste domingo (29), um dia após comemorar aniversário

O jovem de aproximadamente 21 anos, morador da cidade de São Paulo, segundo registrado, foi encontrado por uma cidadã conchalense, em uma construção, por volta das 19:10hs, deste domingo (29).   Segundo informações obtidas no local dos fatos pela nossa reportagem e, confirmadas em registro de boletim de ocorrência. Uma cidadã conchalense (Aline), esteve nesta construção, localizada à rua Benedito Novo, no bairro Novo Horizonte, em Conchal, para conhecer o local, onde segundo informações pretendia alugar ou comprar antes mesmo do término da obra.   Chegando ao imóvel em construção, ao entrar em um dos cômodos, a testemunha se deparou com um corpo suspenso, pendurado, enforcado, com uma mangueira em torno do pescoço.   A testemunha acionou a Policia Militar que passava pelo local naquele momento. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a Polícia Cientifica, representada pela perita Mariana, fotógrafo Marco e, a Policia Civil, representada pelo GCM Ivam, que auxilia

Linha com cerol provoca acidente fatal na tarde desta sexta-feira (28) em Conchal

Por volta das 15h40min, desta sexta-feira (28), um homem de 42 anos de idade, morador de Conchal, foi atingido fatalmente por uma linha com cerol, quando passava com sua moto pela Rua dos Battel, próximo a escola Bela Vista, no bairro Esperança 3, em Conchal, SP. Moto da vitima  Segundo testemunhas a vítima ainda conseguiu andar alguns metros, até a esquina com a rua dos Maiochi, lugar onde acabou perdendo os sentidos. O SAMU foi acionado, porém quando chegou ao local foi constatada morte eminente, devido extensa laceração na região do pescoço. A ocorrência ainda está em andamento. A Polícia Militar está no local. O responsável pela linha com cerol que tirou a vida do trabalhador, ainda não foi identificado. Vale lembrar, que a venda e/ou utilização de linha com cerol ou linha chilena, com também é chamada, é crime.     

Homem de 23 anos é assassinado nesta quarta-feira (23) com 3 tiros e 6 facadas em Conchal

O crime aconteceu por volta das 20h25min desta quarta-feira (23), à rua Cândida  Battel, no bairro Jardim Peres, em Conchal.   A Guarda Municipal atendeu a ocorrência com o apoio da Policia Militar.   Segundo informações fornecidas por moradores próximo ao local, a vítima Michael Willian Mendes da Silva, 23 anos, foi abordado por pelo menos dois indivíduos encapuzados.   Michael tentou fugir, mas foi golpeado com pelo menos 6 facadas e três tiros, segundo constatado pela Policia Cientifica que esteve no local dos fatos. A polícia investiga o caso.              

Polícia Militar liberta homem que seria julgado por ‘tribunal do crime’ e prende 11 pessoas em Conchal

Por: Beto Ribeiro Repórter   Na noite de domingo (20), os policiais militares cabo Barros e soldado Consoni, estavam em patrulhamento de Força Tática pelo município de Araras (SP), quando receberam informações via COPOM, que pela cidade de Conchal (SP), estava ocorrendo um suposto "tribunal do crime", em andamento em um bar, pelo bairro Jardim Esperança III. De imediato, foi realizada uma diligência até o local, com o apoio de outras viaturas.   A informação dava conta de que um rapaz havia sido sequestrado e que estava sendo agredido, e provavelmente seria morto, ainda conforme as informações os envolvidos aumentaram o som do estabelecimento, para que os gritos não fossem ouvidos. O local indicado é o conhecido Bar HM, de propriedade de um indivíduo já conhecido nos meios policiais e o estabelecimento é afamado ponto de tráfico.   Defronte ao bar, havia um porco no rolete sendo feito, sendo que ali estavam três indivíduos, os quais, ao perceberem a chegada das vi