Novidade!

Veja alguns perfis falsos que circulam em Conchal - Saiba como descobrir um perfil fake no Facebook.




Você já se deparou com um perfil falso ao navegar em redes sociais? Será que você sabe como identificar um? Muitas pessoas não sabem como descobrir um fake no Facebook e ficam vulneráveis a diversos tipos de crimes virtuais e situações problemáticas.

No Brasil, são mais de 130 milhões de pessoas cadastradas no Facebook. Isso mostra que os brasileiros realmente se interessam por redes sociais e participam ativamente desses espaços. No entanto, quem está navegando em plataformas como essa não pode se descuidar.

Neste artigo, você vai entender o que são os perfis falsos, por que eles são prejudiciais e qual deve ser sua atitude ao identificar esse tipo de problema. Continue a leitura e confira!



O que é um perfil fake?

Um perfil fake é uma conta no Facebook que usa dados mentirosos. Isso pode acontecer com uma pessoa que se passa por outra, usando uma idade ou foto que não é dela ou mesmo publicando imagens e informações sobre sua vida pessoal que não são verídicas.

Além disso, pode ser uma página que representa uma instituição sem que haja aprovação para essa atitude. Algumas pessoas se aproveitam de personalidades e marcas famosas para criarem um perfil falso.



Em outros casos, são contas que não têm uma identidade definida e são usadas apenas para propagar notícias mentirosas sobre algum tema, as famosas fake news. Muitos desses perfis são dos chamados “bots”, ou seja, robôs coordenados por um sistema de automação que produzem ações em massa. Mas por que pessoas criam contas fake? Existem diversos motivos, como:

·       * desejo de se passar por outra pessoa;

·      *  vontade de descobrir informações de forma anônima;

·      *  publicação de vagas de emprego falsas para recolher dados de outras pessoas;

·      *  vendas falsas para aplicação de golpes financeiros;

·       * propagação de notícias mentirosas para distorcer informações.

O que o Facebook diz sobre as contas fakes?



Essas contas não são nenhuma novidade, pois existem desde redes sociais mais antigas como o Orkut. Isso porque, no mundo virtual, muitas pessoas buscam uma identidade diferente da real. No entanto, esse problema tem crescido nos últimos anos, juntamente com o aumento dos crimes cibernéticos, que são infrações da lei que acontecem no ambiente virtual.

O Facebook não está alheio à situação dos perfis fake, tanto que divulgou o bloqueio de mais de 5,4 bilhões de contas falsas apenas em 2019. A empresa também está aprimorando sua tecnologia de monitoramento e identificação dessas atitudes. A rede social considera que são fakes:

·       * contas de animais de estimação;

·       * contas de celebridades;

·     *   contas de organizações;
·     * contas falsas ou inventadas de pessoas.


Como descobrir um perfil fake no Facebook?



Quem navega na internet precisa saber como manter a segurança, afinal expomos muitos de nossos dados pessoais, informações profissionais e financeiras e até mesmo situações pessoais e familiares na rede. Entender como descobrir um fake no Facebook é um dos caminhos para se blindar contra crimes virtuais e enganos. Veja algumas dicas.

Entenda a motivação da pessoa em adicionar você

O Facebook é uma rede para entrar em contato com amigos e conhecidos. Quando uma pessoa desconhecida solicita amizade, é importante entender quais são as motivações dela. Ao passar por uma situação assim, pergunte onde a pessoa encontrou seu perfil antes de aceitar o convite. Essa é uma forma simples de evitar que pessoas mal-intencionadas tenham acesso a suas postagens.



Veja se vocês têm amigos em comum

Mais um caminho para analisar uma solicitação de amizade é descobrir se vocês têm amigos em comum. Será que a pessoa é uma antiga conhecida que lembrou de você? Caso não haja nenhuma amizade para fazer essa ponte, é melhor se atentar.

Duvide se for um perfil de celebridade ou empresa

Pessoas públicas, como celebridades, políticos e empresários de sucesso, costumam ter páginas no Facebook e não perfis pessoais. Isso também acontece com empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte. Se uma conta representando pessoas famosas ou instituições aparecer para você, a probabilidade de haver algum problema é grande.

Desconfie de perfis neutros

Uma das maneiras de descobrir um fake no Facebook é ver se ele não tem nenhuma identidade aparente vinculada. As contas precisam ter nome e sobrenome, local de moradia, idade, entre outras informações. Perfis que não se identificam completamente e não usam fotos de pessoas reais são suspeitos.

Atente-se a perfis duplicados

Uma pessoa que você conhece está pedindo para ser adicionada novamente? Isso pode acontecer com quem cria uma segunda conta, no entanto também pode ser um indício de um fake tentando se passar por uma amizade sua. Pessoas que fazem isso entram no círculo de amigos sem serem notadas e podem cometer atos como propagação de mentiras, vírus e até pedidos de dinheiro.

Cheque a foto do perfil

Se você desconfia que uma pessoa esteja se passando por outra, um jeito de descobrir é pesquisando a foto do perfil no Google. Fazer isso é simples: basta clicar na foto, apertar o botão direito do mouse e selecionar “copiar endereço da imagem”.

Em seguida, vá ao Google Imagens e clique em “pesquisa por imagem”. Depois, é só colar o link da foto e realizar uma busca. Você vai descobrir se essa imagem foi usada em outras situações ou por outras pessoas.

Observe as publicações já feitas

Uma boa forma de descobrir um perfil fake no Facebook é ver quais são as publicações que já foram feitas. Elas parecem de uma pessoa normal? Existem fotos da família ou de momentos pessoais? Se a conta publicar apenas notícias, compartilhamentos, links de outros sites ou vendas de produtos, desconfie. Caso não haja nenhuma publicação, também é melhor pensar duas vezes antes de adicionar.

Tenha cuidado em relação à conversa

Se você já adicionou uma pessoa e desconfia que seja um perfil fake, tenha atenção se ela puxar alguma conversa com você por inbox. Muitas contas falsas são usadas para aplicar golpes na internet ou cometer crimes como assédio e até mesmo pedofilia. Desconfie sempre de pedidos de dinheiro, questionamentos indiscretos sobre sua vida privada e busca por intimidade em pouco tempo.

Como denunciar?

Depois de saber como descobrir um perfil fake no Facebook, está na hora de entender como você pode denunciar esses casos. É possível identificar uma conta falsa ou mesmo descobrir que alguém está tentando se passar por você ou por algum conhecido.

Se isso acontecer, vá até a foto de capa do perfil em questão, clique na aba de opções e selecione “obter apoio ou denunciar perfil”. Essa é uma ferramenta disponibilizada pelo Facebook. Também é importante alertar outras pessoas sobre a situação.

Entender como descobrir um perfil fake no Facebook é fundamental para se proteger e ajudar pessoas próximas a você. Esperamos que este artigo tenha sido útil, afinal é muito importante saber como navegar na internet com segurança.

O conteúdo acima foi escrito porMarcos Igutti, do Heroblog, site dedicado a fornecer informações sobre Segurança Digital.

Perfis que circulam por Conchal, que devem ser melhor avaliados por você



No dia 28/04/2020 o F5 publicou uma matéria falando sobre as fake's que viraram caso de polícia. A matéria com o título “Delegado de Polícia em Conchal afirma quevai instaurar inquérito para investigar prática de “Fake News” e áudios quecirculam em grupos de WhatsApp no município”. Diversas pessoas já foram chamadas para depoimento e desde então, outras ocorrências foram registradas tratando sobre o mesmo assunto.

Verificamos alguns perfis que foram enviados por leitores do F5 Conchal e Região. Além das técnicas informadas no artigo acima, utilizamos de buscas  avançadas para essas verificações.

Constatamos que existem dezenas de perfis falsos circulando pela cidade (Conchal). Algumas que por questões pessoais, tem por objetivo de atacar e difamar outras pessoas.

Identificamos perfis falsos, de cunho político, criados para distorcer informações, com o objetivo de criar dúvidas à população.

Veja abaixo alguns perfis que circulam principalmente em Conchal e, que você deve ficar atento, antes de aceitar a  solicitação de amizade.


 Maria Regina Suzano




O nome de Maria Regina Suzano, pode até existir em algum lugar do mundo, mas certamente não pertence às pessoas que aparecem na imagem da capa ou na foto do perfil. 

O falsificador  não se deu nem o trabalho de buscar imagens do mesmo casal para criar o perfil falso.

Percebam que o casal que aparece na foto do perfil, não é o mesmo que está na foto da capa. Pesquisamos e  constatamos que esse perfil também não se trata de alguma empresa de realização eventos e casamentos. 

As fotos que constam no álbum deste perfil, foram publicadas com o objetivo de ridicularizar outra pessoa. A vitima alvo do perfil falso nos informou, que o perfil não foi criado por ela. 


Ernani Gonçalves Gonçalves



Podemos afirmar com toda a certeza, que o perfil Ernani Gonçalves Gonçalves, também se trata de uma Fake, criada com o objetivo de  ridicularizar outra pessoa. 

Neste caso foi simples descobrir. Usando recursos avançados,  conseguimos identificar a localização de onde partiam as mensagens enviadas por este perfil. O caso foi encaminhado à policia.

Bya Apolini


 O usuário do  Facebook deve desconsiderar solicitações  vindas desse tipo de perfil.  Sem fotos, sem informações básicas e neste caso,sem amigos também. É bem provável que alguém esteja tentando  conhecer um pouco mais sobre a sua vida, ou escrever comentários difamatórios em seu mural.

Aconselhamos que o leitor denuncie ao Facebook, os perfis publicados acima, em seguida, bloqueie.

Estamos analisando outros perfis. Em breve traremos informações sobre perfis falsos e até mesmo Fanpages criadas recentemente, com o intuito de distorcer informações, difamar pessoas e ridicularizar cidadãos. 





























Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Quadrilha tenta assaltar bancos e troca tiros com a polícia em madrugada de terror em Araraquara, SP

Mulher de 36 anos é morta a tiros pelo filho adolescente em SP

Polícia Militar e Guarda Civil Municipal realizam operação integrada de combate ao crime em Conchal, SP

Colisão traseira termina em capotamento de veículo e uma vítima leve na Rodovia Anhanguera

Cachorro que fugiu de casa teve a melhor reação quando foi “preso” pela polícia

ROCAM e Força Tática estouram ponto de preparo e venda de drogas e detém quatro por tráfico em Araras, SP

Acidente entre ônibus e caminhão em Taguaí teve o maior número de mortes nas rodovias de SP neste ano, diz PM

ROCAM apreende menor por tráfico de drogas após receber informações de PM de folga em Araras, SP

Força Tática prende traficante de drogas com apoio da ROCAM durante patrulhamento em Araras, SP

Policia Civil recupera moto furtada na casa de menor

Todas as Publicações

Mostrar mais