Pular para o conteúdo principal

Como cuidar da saúde mental: três dicas simples para praticar todos os dias



Cuidar da saúde mental, assim como a saúde do corpo, é algo que todos nós devemos valorizar diariamente. Fazer terapia e desenvolver o autoconhecimento, seja através de cursos, prática de hipnose transformacional, leitura ou outras técnicas, é algo que traz benefícios ao bem-estar.

Em algum momento você já tentou dormir, mas passou horas em claro sem saber o que fazer para pegar no sono? Já sentiu tristeza que parece ter vindo do nada? Muitos de nós já passamos por essas situações e é importante lembrar que falar de saúde mental não é só abordar sobre doenças ou transtornos, mas é também sobre qualidade de vida e saúde.




Nos últimos três anos, o número de atendimentos do SUS a jovens com depressão cresceu em 115%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: Seis milhões de brasileiros que convivem com o transtorno.

Prevenção é fundamental para cuidar da saúde mental

Tão importante quanto realizar o tratamento depois que o desafio aparece é cuidar também antes de acontecer. Assim como praticar atividades físicas, se alimentar bem e beber água protegem a saúde física, existem boas práticas para cuidar da saúde mental e da mente.




Hoje a depressão e os transtornos mentais já lideram o ranking de incapacitação para o trabalho em nível global. E para lidar com questões como essas é importante entender que transtornos depressivos e de ansiedade não incapacitam alguém por conta de uma “preguiça” como é visto pelo senso comum, mas porque geram alterações hormonais, químicas que precisam ser levadas a sério.

Como cuidar da saúde mental no dia-a-dia

Para ajudar a manter a sua saúde mental, compartilho três dicas simples e práticas, a partir da minha vivência nos treinamentos de Hipnose Transformacional e Neurotransformação que ministro em diferentes cidades pelo Brasil.




1. Tenha o hábito de agradecer e ressignificar desafios como oportunidades

Todos passamos por momentos difíceis e também bons na vida. Imagine que o pneu do carro de uma pessoa furou.

Ela pode se aborrecer por isso ou perceber motivos para sentir gratidão: ter um outro pneu para trocar, ter um carro, ter saúde e ainda compreender que trocar o pneu do carro naquele momento pode ter protegido a sua vida de um possível acidente que não aconteceu, justamente por estar trocando o pneu.




O segredo aqui é focar e agradecer o que você tem, ao invés de reclamar do que falta. Quer perceber um milagre? Se você enxerga e está lendo este texto, já tem um motivo para agradecer.

2. Se conecte com pessoas boas

Tudo que vemos, ouvimos e sentimos constroem nossa percepção de mundo. A estratégia aqui é pensar como você gostaria de ver a sua vida e começar a se conectar cada vez mais com pessoas que estão relacionadas ao estilo de vida que você deseja construir. Leve em conta também o caráter destas pessoas.

3. Invista em autoconhecimento

Participe de cursos relacionados ao seu desenvolvimento emocional, leia bons livros, tire um tempo para pensar sobre o que você deseja. Invista em você! Que tal:




Definir de um a três mentores para sua vida e consumir conteúdos dessas pessoas.

Fazer terapia não só para tratamento de transtornos, mas também para se cuidar como pessoa.

Desenvolver a sua saúde mental, assim como saúde física, para ser o melhor que você pode ser.

*Com informações de MSN.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

🚨 Adolescente é flagrado com mais de 130 cigarros eletrônicos em Conchal

Explosões deram lugar aos cliques: o assalto de quase R$ 1 bilhão que não fez barulho na madrugada do dia 1º, no Brasil

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Homem é preso ao tentar furtar transformadores em usina de Araras

Criança de 3 anos é encontrada dormindo entre sacos de lixo em Piracicaba; pais foram detidos por maus-tratos