Pular para o conteúdo principal

Donas de casa, autônomos e usuários do transporte público são as maiores vítimas do coronavírus na cidade de SP, aponta pesquisa



Donas de casa, profissionais autônomos e usuários do transporte público são as maiores vítimas do coronavírus na cidade de São Paulo, de acordo com um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Os pesquisadores cruzaram os dados de mortes nos 96 distritos da capital com o perfil dos usuários do Metrô, compilados no último relatório da Companhia, que inclui profissão, meios de transporte utilizados e o tempo de viagem.




Dos dez distritos com mais mortes pelo coronavírus, nove também lideram o número de viagens por transporte público. Nesses locais, de acordo com o Metrô, há grande presença de autônomos e donas de casa.

Para o professor Kazuo Nakano, do Instituto das Cidades da Unifesp, e responsável pelo estudo, os dados confirmam a percepção de que os mais pobres são a maioria das vítimas.




Outra pesquisa, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), também concluiu que o índice de mortes por coronavírus é mais alto entre autônomos, categoria que inclui diaristas e vendedores ambulantes.

Para o levantamento, os pesquisadores relacionaram as áreas com concentração de hospitalizados no SUS por Covid-19 com dados públicos da CPTM.

*Com informações de G1.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 26 anos morre em colisão frontal na rodovia Araras–Conchal na manhã desta sexta-feira

Jardim Santana em Conchal: Decisão judicial suspende pagamentos, Município aponta descumprimento de prazos e empresa afirma que obras seguem e que denúncias são improcedentes

Conchal publica edital para leilão eletrônico de 15 imóveis municipais

Umaflex envia carreta com colchões a desabrigados de Rio Bonito do Iguaçu

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal