Pular para o conteúdo principal

Donas de casa, autônomos e usuários do transporte público são as maiores vítimas do coronavírus na cidade de SP, aponta pesquisa



Donas de casa, profissionais autônomos e usuários do transporte público são as maiores vítimas do coronavírus na cidade de São Paulo, de acordo com um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Os pesquisadores cruzaram os dados de mortes nos 96 distritos da capital com o perfil dos usuários do Metrô, compilados no último relatório da Companhia, que inclui profissão, meios de transporte utilizados e o tempo de viagem.




Dos dez distritos com mais mortes pelo coronavírus, nove também lideram o número de viagens por transporte público. Nesses locais, de acordo com o Metrô, há grande presença de autônomos e donas de casa.

Para o professor Kazuo Nakano, do Instituto das Cidades da Unifesp, e responsável pelo estudo, os dados confirmam a percepção de que os mais pobres são a maioria das vítimas.




Outra pesquisa, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), também concluiu que o índice de mortes por coronavírus é mais alto entre autônomos, categoria que inclui diaristas e vendedores ambulantes.

Para o levantamento, os pesquisadores relacionaram as áreas com concentração de hospitalizados no SUS por Covid-19 com dados públicos da CPTM.

*Com informações de G1.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ação da Polícia Civil em Conchal mira fraudes em gestões passadas; servidor é afastado e empresário preso por porte ilegal de arma

Criança morre e outras ficam feridas após adolescente invadir escola no RS com faca

Polícia Civil apreende drogas, armas e munições em residência no Jardim do Lago, em Conchal

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Júlia e Yara Chiarotto são homenageadas pela Câmara de Conchal com Moções de Aplausos por conquistas acadêmicas e profissionais de destaque