Doria assina contrato para 46 milhões de doses da vacina chinesa e diz que médicos serão vacinados neste ano Pular para o conteúdo principal

Doria assina contrato para 46 milhões de doses da vacina chinesa e diz que médicos serão vacinados neste ano




O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), assinou nesta quarta-feira (30) um contrato com o laboratório chinês Sinovac para o recebimento de 46 milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvida pela empresa em parceria com o Instituto Butantan. O anúncio de que o Instituto Butantan seria parceiro de um laboratório chinês para a produção de uma vacina contra o coronavírus foi feito há mais de três meses, em 11 de junho.

O acordo foi assinado por Doria e Weining Meng, diretor do laboratório Sinovac, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta. No mesmo evento, o governador anunciou que a vacinação de profissionais de saúde deve ter início em 15 de dezembro.



"O início da vacinação, previsto até aqui para começar no dia 15 de dezembro, em São Paulo, com os profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, paramédicos, aqueles que atuam em hospitais públicos e privados e em todas as unidades de saúde, unidades públicas, municipais, estaduais e do governo do estado de São Paulo", disse Doria.

A vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o instituto, ainda está em testes entre profissionais de saúde brasileiros. Até agora, 7 mil voluntários já participaram da pesquisa, segundo anunciou o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, nesta quarta. A meta é envolver 13 mil pessoas na pesquisa.



Em relação ao valor pago pelo estado de SP para a Sinovac, Doria disse que o contrato assinado nesta quarta é de 90 milhões de dólares. Até dezembro, a farmacêutica vai enviar 6 milhões de doses da vacina já prontas, enquanto outras 40 milhões serão envasadas em São Paulo, segundo o governo.

No entanto, o governador não esclareceu se esse valor é relativo apenas à compra das 46 milhões de doses que devem chegar em 2020, ou se também inclui doses que devem ser entregues apenas em 2021. Doria também não afirmou se o valor de 90 milhões de dólares se soma aos R$ 85 milhões que, em junho, o governo estadual declarou que havia pago pelo acordo.

Durante o evento de assinatura do acordo, Weining Meng, diretor do laboratório Sinovac, disse que o objetivo é trazer vacina suficiente para todo o país.



"Trabalhando em conjunto com o Butantan, nossa meta é simples: nós vamos trazer vacina suficiente para o Brasil. O mais importante, nós também vamos trazer vacina acessível para cá, para beneficiar todo mundo nesse país contra a pandemia da Covid-19. Nós realmente esperamos que no futuro com nossa vacina e com outras grandes contribuições possamos fazer com que as pessoas voltem à vida normal", disse Meng.

Na semana passada, o governador já havia prometido que toda a população do estado vai receber a vacina contra a Covid-19 até fevereiro de 2021. Ele disse que há um "plano alternativo" para o estado de SP, caso não haja acordo com o governo federal para a distribuição nacional.

Em julho, o governador havia declarado que a vacina seria distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para milhões de brasileiros, não apenas em São Paulo. Ao apresentar o projeto desta vacina para o Ministério da Saúde, em agosto, Dimas Covas, diretor do Butantan, também afirmou que "a vacina é para brasileiros, não é para paulistas".



Nesta quarta, Doria voltou a falar sobre a distribuição da CoronaVac e afirmou que deseja que a importação seja feita em parceria com o governo federal, mas que, caso não haja acordo, São Paulo fará a imunização estadual.

"Se pudermos fazer, faremos em conjunto com o governo federal através do Ministério da Saúde, esse é o nosso desejo, essa é a nossa expetativa. Não vejo motivo para que o ministério não atue nesse sentido. Não há razão para rompimentos ou rupturas. Mas quero deixar claro também, se houver uma circunstância deste tipo, repito, não é a perspectiva que temos nem as indicações que possuímos mas, se tivermos atitude de ordem política, ideológica e discriminatória em relação a São Paulo, São Paulo faz a importação e imunização dos brasileiros aqui em São Paulo", disse Doria.

O acordo com o laboratório chinês prevê o envio de doses prontas da CoronaVac, fabricadas na China, além da transferência de tecnologia para que o Butantan possa fabricá-las em território nacional no futuro.



O estado de São Paulo tem cerca de 44 milhões de habitantes, segundo o IBGE. Os testes da CoronaVac em voluntários são feitos com pelo menos duas doses da vacina por pessoa.

Liberação com 50% de eficácia

Na última sexta-feira (25), Dimas Covas declarou que o governo de São Paulo vai pedir para a Anvisa a liberação de uso emergencial da CoronaVac caso a vacina demonstre eficácia de pelo menos 50% em análise preliminar.

A eficácia de 50% não é, necessariamente, o objetivo final da vacina, mas um valor mínimo a ser obtido em uma análise interina que deve ocorrer até novembro. Essa análise compara quantos voluntários tiveram coronavírus entre aqueles que tomaram a vacina e aqueles que tomaram placebo.



O estudo de fase 3 divide os voluntários em dois grupos iguais: metade dos participantes toma a vacina e a outra metade, um placebo. Os participantes não sabem a qual grupo pertencem. Para que a análise interina da CoronaVac seja feita, é necessário que pelo menos 61 casos de Covid-19 ocorram entre os 13 mil voluntários, sejam eles membros do grupo que tomou vacina ou do chamado grupo de controle.

"Então, se nessas 13 mil pessoas que vão ser vacinadas, que estão em processo de vacinação, o que acontecerá até o dia 15 de outubro, se nessas 13 mil nós tivermos 61 casos de Covid-19, nós podemos fazer a análise interina, ou seja, a primeira análise da eficácia da vacina. É uma análise mais rigorosa e, se passar nessa primeira análise, nós podemos prosseguir com o registro", explicou Dimas Covas.
O estudo deve ter ainda uma segunda análise, chamada de análise primária, que é feita quando o número de casos confirmados de Covid-19 entre os 13 mil voluntários chegar a 154 casos.



"Caso ainda persista alguma dúvida nós vamos para a análise primária que é quando nós atingimos 154 casos e aí seguramente o objetivo é demonstrar uma eficácia de no mínimo 50%. Com esses dados, com essa eficácia demonstrada, seja com 61 ou com 164, os dados são oferecidos a Anvisa que vai analisar todo o dossiê", explicou Dimas Covas.

A escolha de profissionais de saúde para os testes no Brasil pode acelerar a execução das análises preliminares, já que o grupo é naturalmente mais exposto ao coronavírus e, por isso, demora menos tempo até que os casos confirmados comecem a aparecer entre os voluntários.

A meta de eficácia de uma vacina para a análise preliminar faz parte do protocolo de cada imunização. Os protocolos de vacinas contra a Covid-19 em desenvolvimento, que costumam ser secretos, foram divulgados pelas empresas americanas Moderna e Pfizer e também pela britânica AstraZeneca.



A chinesa Sinovac não publicou todo o protocolo, mas algumas informações foram reveladas pelo diretor do Butantan, Dimas Covas, em coletivas de imprensa.

Na segunda-feira (21) a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, afirmou que uma vacina contra a Covid-19 com 50% de eficácia seria capaz de ajudar a conter a pandemia. No entanto, a cientista alertou que "uma vacina com menos de 30% talvez não seja muito eficaz". "Não alcançaremos o nível de imunidade pretendido", explicou.

A eficácia de vacinas que fazem parte do calendário oficial brasileiro varia. Na vacina da gripe, por exemplo, que é aplicada anualmente, a taxa varia ano a ano, e não costuma superar a marca de 50%.



Esse valor, no entanto, é diferente do calculado para vacinas ainda em testes, porque a eficácia das imunizações que ainda estão em desenvolvimento pode mudar conforme os testes avançam. Se, no final dos testes da CoronaVac, a proporção de doentes entre o grupo que recebeu placebo aumentar, a eficácia final pode ser maior do que a medida nas análises preliminares, por exemplo.

Meta de eficácia

A Anvisa já autorizou a ampliação do número de voluntários para o estudo da fase 3 da CoronaVac, de 9 mil para 13 mil voluntários.

Segundo Dimas Covas, do Butantan, com o aumento também muda um critério importante. Até agora os voluntários eram só profissionais de saúde em contato com a Covid-19, mas que não tinham tido a infecção. Com a expansão, o grupo de testes terá também profissionais que já pegaram a doença, o que ajudará na pesquisa sobre a possibilidade de reinfecção.



O número de centros participantes do estudo também aumentou de 12 para 16: agora fazem parte unidades de saúde e pesquisa de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Pelotas (RS) e Barretos, no interior do estado.

Doutora em microbiologia pela USP e divulgadora científica, Natália Pasternak está acompanhando de perto o desenvolvimento das principais vacinas contra Covid-19 no mundo.

A especialista avalia que é possível começar a utilizar a CoronaVac antes do fim da fase 3 do estudo da Sinovac, que está previsto para acabar apenas em outubro de 2021, desde que os resultados da análise preliminar sejam "robustos".

“Em relação a começar a vacinar antes do fim do estudo de fase 3, a Sinovac vai fazer uma análise parcial de eficácia da vacina em novembro e esse uso depende disso. As pessoas que estão no estudo vão ser acompanhadas até o final de outubro de 2021 de qualquer maneira”, explica.



“O que pode acontecer é que na análise parcial de novembro, se os resultados forem muito robustos, se a vacina tiver uma eficácia muito alta, você quebra o estudo, vacina todo o grupo placebo, e daí pode pedir a liberação emergencial da vacina. Com uma boa análise interina você pode pedir liberação pra uso na Anvisa”, completa.

A médica e vice-presidente do Instituto Sabin de Vacinas, Denise Garrett, explica que o estudo da fase 3 que está sendo conduzido no Brasil é essencial para comprovar a eficácia da CoronaVac contra o vírus.

“Como a gente vê eficácia? Na fase 3 são dois grupos: grupo da vacina e o placebo. Ninguém sabe quem está recebendo o quê, os pesquisadores não sabem, nem a pessoa que está participando sabe. Aí essas pessoas, umas que receberam a vacina, outras que não, elas são vacinadas e existe um tempo que a gente tem que esperar para dar a chance delas viverem a vida normal delas e serem, ou não, infectadas”, explica Garrett.



A escolha de profissionais de saúde para os testes no Brasil pode facilitar esta fase, já que o grupo é considerado naturalmente mais exposto ao coronavírus e, por isso, pode demorar menos tempo até que os casos confirmados comecem a aparecer entre os voluntários.

“Quando a gente fala de eficácia a gente tá falando de proteção. A vacina impediu as pessoas de ficarem doentes? Quantas pessoas ficaram protegidas? Nesse sentido não dá pra apressar a fase 3 porque a gente precisa de tempo pra observar os eventos, que são as pessoas ficando doentes. O que você pode fazer pra apressar é aumentar o número de pessoas”, explica Pasternak.
Garrett, do Instituto Sabin de Vacinas, concorda que a fase 3 deve ser feita com cautela e ter seu tempo respeitado.

“É uma fase que não dá para pegar atalho, porque mesmo que você atinja o número total de participantes que você precisa, não é ali que acaba, eu preciso dar um tempo para essas pessoas viverem a vida normal e se infectarem, ou não, porque o meu indicador é este”, explica.



“É preciso ver quantas pessoas ficaram doentes no grupo da vacina, comparado com quantas pessoas ficaram doentes no grupo do placebo. Se eu noto que a maioria dos casos foi no grupo placebo e quase não teve gente doente no grupo vacina, aí eu faço os cálculos e analiso os dados e falo que a vacina realmente protege”, afirma Garrett.

A microbiologista Natália Pasternak esclarece que, caso não sejam verificados casos confirmados de Covid-19 entre os voluntários, seja entre os que receberam placebo ou entre os que foram vacinados, é possível aumentar o número de participantes do estudo – o que o Instituto Butantan já anunciou que deve fazer.

“Se eu esperei 3, 4 meses e ninguém ficou doente, eu preciso esperar mais ou chamar mais gente. Eu preciso ter um número determinado de pessoas que ficaram doentes para comparar os dois grupos, de placebo e de vacina, e ver em qual ocorreu mais [casos confirmados de Covid-19]”, completa.



Efeitos colaterais

Em entrevista coletiva na última quarta-feira (23), o governador afirmou que 94,7% dos mais de 50 mil pessoas que tomaram a vacina na China não apresentaram efeito adverso à Coronavac.

Apesar da divulgação, segundo o Instituto Butantan, os dados ainda não foram publicados em revistas científicas. Para especialistas, a falta de divulgação dos detalhes levados em consideração para os resultados dificulta qualquer análise dos números por outros cientistas.

“Não existe um estudo publicado em uma revista científica mostrando os dados e isso já é a primeira observação que eu faço. Em dados de ensaios clínicos de vacina, é praxe serem publicados os dados até mesmo para que os outros cientistas possam avaliar, possam dar feedback e a gente possa ter a transparência de que existe uma segurança”, disse Denise Garrett, epidemiologista e vice-presidente do Sabin Institute.



Para especialistas, os dados relacionados à segurança da vacina são interessantes e até positivos, mas já era esperado que os efeitos colaterais fossem baixos. Os estudiosos ressaltam que os principais dados que devem ser acompanhados são os que se referem à eficácia da imunização, a qual só pode ser medida na fase 3.

*Com informações de G1.






Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal
CLIQUE NA FOTO PARA ACESSAR TABELA DE HORÁRIOS

Leia também

Cobra-coral aparece no quintal de morador do Terra Nobre em Conchal. Assista vídeo.

Neste final de semana o F5 recebeu o vídeo (Assista abaixo) de uma moradora do bairro Jardim Terra Nobre, em Conchal, de uma cobra-coral que apareceu no quintal de sua casa. Não dá para saber se essa é uma Coral-verdadeira ou falsa, mas a moradora fez o correto, que foi não tentar descobrir por conta própria. A moradora reclamou para que a prefeitura tome providências, e que exija dos proprietários a limpeza dos terrenos da área. Na opinião da nossa leitora, o surgimento da cobra se deu por conta da sujeira. A leitora está correta, porém não é apenas a sujeira que faz com que diversos tipos de animas apareçam nas áreas urbanas. As queimadas influenciam muito nesta questão. Recentemente noticiamos queimadas em diversos lugares da nossa região, como por exemplo, o da Fazenda Campininha. De lá para cá, diversos tipos de animais foram flagrados na área urbana do município. Até imagens da aparição de onça-parda no bairro Santa Rita, surgiram na internet. “Quando a

Vítimas vivem momentos de pânico durante assalto à sítio em Conchal – Bandido acionou gatilho várias vezes, mas arma não funcionou

Pelo menos dois criminosos invadiram um sítio localizado no bairro Serra Velha, área rural do município de Conchal, cidade do interior de São Paulo. O crime aconteceu no último dia 13, por volta das 21hs. A ocorrência foi apresentada na data de ontem (14), na delegacia de polícia civil da cidade. Duas vítimas, homens, estavam no local quando dois indivíduos encapuzados, pelo menos um deles armado, chegaram e anunciaram o assalto. As portas da casa estavam fechadas, porém os criminosos quebraram as janelas para conseguir entrar. Do lado de dentro da casa as vítimas gritavam para que os bandidos não invadissem, mas os apelos não foram atendidos pelos criminosos. Ao conseguirem adentrar à residência, os bandidos, bastante agressivos, exigiam os pertenceres das vítimas. Em determinado momento, uma das vítimas, um homem de 60 anos de idade, conseguiu pegar uma faca e partir para cima de um dos criminosos, porém a vítima não soube afirmar se as facadas atingiram o

Acidente entre dois veículos acontece na manhã desta sexta-feira (15) em Conchal

Um acidente envolvendo um veículo Ford Ka e um VW Gol, aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), na área central do município de Conchal, SP. Ambos os veículos transitivavam pela Avenida Prefeito Francisco Magnusson, próximo a Praça da Fonte. O Ford Ka, dirigido por uma mulher, seguia sentido centro, quando o VW Gol dirigido por um homem, atingiu o Ford Ka, ao tentar fazer a conversão na avenida. O motorista do Gol informou que, outros carros que estavam estacionados ao lado do canteiro da avenida lhe tiraram a visibilidade. A Polícia Militar foi acionada e neste momento atente a ocorrência. Ninguém ficou ferido.

Nestlé de Araras abre novas vagas de emprego

Nestlé abre novas vagas de emprego em Araras, SP. Se você tem interesse em integrar a equipe de colaboradores da empresa, a unidade de Araras (SP) está com vagas em aberto. Para informações e inscrição, acesse AQUI o site da Nestlé. Há oportunidades, também, em outras localidades. Cadastro Para candidatar-se as vagas disponíveis, atenção. Primeiro, é necessário clicar na função desejada. A lista está acima. Após apertar, escolher a opção candidatar-se agora.   Tendo a possibilidade de se cadastrar através do LinkedIn ou através do próprio site da Nestlé. Nestlé Entrar na Nestlé significa que você está se juntando à maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Em nosso núcleo, temos um ambiente humano. Pessoas apaixonadas que são movidas pelo propósito de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. Essa posição tem como propósito prestar manutenção especializada às operações e processos específicos. Energia, água, engenharia, térmicos e

GCM captura homem com mandado de prisão por suspeita de participação em roubos em Conchal

Na manhã deste domingo (17), a Guarda Municipal de Conchal, capturou um homem de 30 anos de idade, que estava com mandado de prisão temporária expedido pela justiça. O elemento teria sido reconhecido por vítimas de roubos que aconteceram no município nos últimos meses. Ao tomarem conhecimento do paradeiro do suspeito, os GCMs Mauricio e Roberto Carlos,  com o apoio dos GMs Sérgio e Pereira,  se dirigiram ao bairro Jardim Planalto, onde obtiveram êxito que capturar o homem. O indivíduo foi levado ao hospital local, onde passou por exame de corpo de delito e, em seguida, foi apresentado na delegacia de Polícia Civil no município de Araras. A autoridade de plantão ratificou a prisão do elemento, ficando o mesmo à disposição da justiça.  

Tudo o que você precisa, em um só lugar

Tudo o que você precisa, em um só lugar
Acesse Amazon

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?
Clique na imagem e nos envie o seu nome e idade

VEJA TAMBÉM

Veículo atropela ciclista no distrito de Tujuguaba em Conchal – A professora Nelide Rossi, não resistiu aos ferimentos – Amigos prestam homenagem a vítima nesta sexta-feira (24)

Um grave acidente aconteceu na noite desta quinta-feira (23), em uma estrada de terra, próximo ao antigo cemitério, localizado no distrito de Tujuguaba, município de Conchal, SP. A professora aposentada Nelide Rossi, 67 anos, praticava seu esporte preferido, o ciclismo, juntamente com quatro amigos, quando foi atropelada por um veículo, que fugiu do local sem prestar assistência. Conforme relato de testemunha, eles estavam parados na beirada da estrada, quando avistaram o veículo, que reduziu a velocidade, mas em seguida acelerou vindo a atropelar a vitima.   A vítima foi socorrida pelo SAMU e encaminhada em estado grave ao pronto socorro do Hospital Madre Vaninni, em Conchal. Por conta da gravidade dos ferimentos, infelizmente a professora aposentada não resistiu, vindo à óbito pouco tempo depois. Segundo informações A pessoa que dirigia o veículo que atropelou Nelide, se apresentou na delegacia de polícia no município de Mogi Guaçu, na noite de ontem. Conforme rel

Homem morre após levar pelo menos três facadas neste domingo (26), no Parque Industrial em Conchal – Esse é o segundo homicídio que acontece em menos de 24 horas no município

Um homem identificado, até momento, apenas pelo apelido de “alemão”, morreu após levar pelo menos três facadas, neste domingo em Conchal. O crime aconteceu por volta das 14hs, em uma casa localizada à rua Goiás, próximo ao CEMEC, no bairro Parque Industrial. O SAMU foi acionado por populares que escutaram os gritos e, quando foram verificar, encontraram a vítima caída no chão da casa onde mora. A vítima foi encaminhada ao pronto socorro do hospital Madre Vaninni, em Conchal, porém não resistiu ao ferimento, entrando em óbito. Pelos menos três perfurações de faca foram identificadas no corpo da vítima, uma no braço e duas no peito. O autor do homicídio fugiu, antes que alguém o visse. A Policia Militar preserva o local onde aconteceu o crime, até a chegada da perícia. Esse é o segundo homicídio que acontece em menos de 24 horas no município. Leia também: Briga de bar acaba em morte no Jd. Planalto em Conchal – Crime aconteceu por volta das22hs de sábado (25).

Briga de bar acaba em morte no Jd. Planalto em Conchal – Crime aconteceu por volta das 22hs de sábado (25).

Por volta das 22hs, de sábado (25), uma briga que teria iniciado em um bar localizado à rua Antônio Cammer, no bairro Jardim Planalto em Conchal, acabou em morte. Segundo informado pela GCM, que atendeu a ocorrência, um indivíduo ainda não identificado, teria acertado uma facada no pescoço da vítima logo após uma discussão. A vítima, um homem de 45 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida pela equipe do SAMU, porém, pouco tempo após dar entrada no pronto socorro do hospital Madre Vaninni, a vítima entrou em óbito por não resistir ao ferimento. A polícia investiga o caso para tentar prender o autor da facada.

Acidente na rodovia SP-332 próximo a Tujuguaba envolvendo dois veículos e pelo menos seis vítimas acontece na noite desta sexta-feira (24)

Imagem do acidente circula na internet  Um acidente envolvendo dois veículos e pelo menos seis vítimas, aconteceu na noite desta sexta-feira (24), na rodovia SP-332, próximo ao distrito de Tujuguaba, em Conchal, SP. As primeiras informações dão conta que, um veículo FOX, por motivos ainda desconhecidos, capotou na rodovia quando trafegava sentido Engenheiro Coelho, para Conchal. Outro veículo, um Celta, que seguia no mesmo sentido, colidiu no carro que já estava capotado. Segundo testemunhas, os veículos possuem emplacamento dos municípios de Sumaré e Valinhos.   A equipe do SAMU de Conchal e do Suporte Avançado de Araras, atenderam a ocorrência e prestaram os primeiros atendimentos às vítimas. A Policia Militar Rodoviária, resgate da concessionaria das Rotas das Bandeiras e Policiais Militares de Conchal, também prestaram atendimento à ocorrência. Quatro vítimas foram encaminhadas ao pronto socorro do hospital Madre Vaninni em Conchal, uma vítima para o hospital de Arthur

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem comete suicídio em Conchal neste domingo (29), um dia após comemorar aniversário

O jovem de aproximadamente 21 anos, morador da cidade de São Paulo, segundo registrado, foi encontrado por uma cidadã conchalense, em uma construção, por volta das 19:10hs, deste domingo (29).   Segundo informações obtidas no local dos fatos pela nossa reportagem e, confirmadas em registro de boletim de ocorrência. Uma cidadã conchalense (Aline), esteve nesta construção, localizada à rua Benedito Novo, no bairro Novo Horizonte, em Conchal, para conhecer o local, onde segundo informações pretendia alugar ou comprar antes mesmo do término da obra.   Chegando ao imóvel em construção, ao entrar em um dos cômodos, a testemunha se deparou com um corpo suspenso, pendurado, enforcado, com uma mangueira em torno do pescoço.   A testemunha acionou a Policia Militar que passava pelo local naquele momento. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a Polícia Cientifica, representada pela perita Mariana, fotógrafo Marco e, a Policia Civil, representada pelo GCM Ivam, que auxilia

Linha com cerol provoca acidente fatal na tarde desta sexta-feira (28) em Conchal

Por volta das 15h40min, desta sexta-feira (28), um homem de 42 anos de idade, morador de Conchal, foi atingido fatalmente por uma linha com cerol, quando passava com sua moto pela Rua dos Battel, próximo a escola Bela Vista, no bairro Esperança 3, em Conchal, SP. Moto da vitima  Segundo testemunhas a vítima ainda conseguiu andar alguns metros, até a esquina com a rua dos Maiochi, lugar onde acabou perdendo os sentidos. O SAMU foi acionado, porém quando chegou ao local foi constatada morte eminente, devido extensa laceração na região do pescoço. A ocorrência ainda está em andamento. A Polícia Militar está no local. O responsável pela linha com cerol que tirou a vida do trabalhador, ainda não foi identificado. Vale lembrar, que a venda e/ou utilização de linha com cerol ou linha chilena, com também é chamada, é crime.     

Polícia Militar liberta homem que seria julgado por ‘tribunal do crime’ e prende 11 pessoas em Conchal

Por: Beto Ribeiro Repórter   Na noite de domingo (20), os policiais militares cabo Barros e soldado Consoni, estavam em patrulhamento de Força Tática pelo município de Araras (SP), quando receberam informações via COPOM, que pela cidade de Conchal (SP), estava ocorrendo um suposto "tribunal do crime", em andamento em um bar, pelo bairro Jardim Esperança III. De imediato, foi realizada uma diligência até o local, com o apoio de outras viaturas.   A informação dava conta de que um rapaz havia sido sequestrado e que estava sendo agredido, e provavelmente seria morto, ainda conforme as informações os envolvidos aumentaram o som do estabelecimento, para que os gritos não fossem ouvidos. O local indicado é o conhecido Bar HM, de propriedade de um indivíduo já conhecido nos meios policiais e o estabelecimento é afamado ponto de tráfico.   Defronte ao bar, havia um porco no rolete sendo feito, sendo que ali estavam três indivíduos, os quais, ao perceberem a chegada das vi

Resposta rápida – Após investigação Policiais Civis de Conchal prendem segundo suspeito de participação no homicídio de Elisângela, 46 anos - Suspeito teria praticado sexo com a vítima após homicídio. Assista entrevista.

Nesta terça-feira Conchal amanheceu com a triste notícia de homicídio que teve como vítima a costureira de 46 anos de idade, Elisângela Montaute. O crime aconteceu na noite de ontem, segunda-feira (16), tendo a ocorrência atendida pela Polícia Municipal, que conseguiu prender o suspeito ainda no local. Conforme a primeira informação noticiada pelo F5 Conchal, um homem de 22 anos de idade foi preso pela GCM, suspeito de matar Elisângela. Na residência estava Elizangela junto com o suspeito de 22 anos. O homem preso alegou que a mulher foi agredida por um indivíduo desconhecido, que a atingiu com um pedaço de madeira na cabeça, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública. Elisângela Montaute foi morta a facadas em Conchal — Foto: Reprodução/Facebook Disse ainda que, o mesmo suspeito que teria invadido a casa, também o teria agredido, ordenando que ele matasse a mulher com golpes de faca. Entretanto, ao ser questionado novamente, ele mudou a versão e confesso

Homem de 23 anos é assassinado nesta quarta-feira (23) com 3 tiros e 6 facadas em Conchal

O crime aconteceu por volta das 20h25min desta quarta-feira (23), à rua Cândida  Battel, no bairro Jardim Peres, em Conchal.   A Guarda Municipal atendeu a ocorrência com o apoio da Policia Militar.   Segundo informações fornecidas por moradores próximo ao local, a vítima Michael Willian Mendes da Silva, 23 anos, foi abordado por pelo menos dois indivíduos encapuzados.   Michael tentou fugir, mas foi golpeado com pelo menos 6 facadas e três tiros, segundo constatado pela Policia Cientifica que esteve no local dos fatos. A polícia investiga o caso.              

Dois acidentes, 1 com vítima fatal aconteceram noite passada em Conchal

O primeiro acidente aconteceu no trevo da rodovia próximo ao cemitério de Conchal. Segundo informações de populares, o motorista do veículo que aparece na imagem acima, perdeu o controle da direção vindo a capotar.   A policia rodoviária foi acionada e o motorista foi socorrido. O segundo acidente aconteceu na rodovia Martinho Prado/Conchal. Segundo informações fornecidas pelo comandante da Guarda Municipal de Conchal, o acidente teria acontecido após um veículo, possivelmente um Ônix, ter colidido com um veículo Parati. Publicações nas redes sociais indicam que o motorista da Parati, um homem, veio a falecer.   O F5 Conchal está apurando mais informações, de ambos os acidentes, junto a policia rodoviária. Em breve mais informações.

Conchal/SP - Sem sintomas, jovem de 22 anos descobre que está grávida após 37 semanas de gestação – O fenômeno é chamado pelos médicos, de “gravidez silenciosa”

O caso aconteceu em Conchal e foi descoberto no dia 10 deste mês pela jovem, que após sentir fortes dores resolveu procurar o médico. A conchalense Jeniffer Adrielli , 22 anos, estudante de enfermagem, deu à luz a uma linda menina de 49 centímetros, pesando 2.400Kg, após 37 semanas e 5 dias de gestação, sem sentir absolutamente nenhum sintoma.   Jeniffer nos contou que fazia uso de anticoncepcional.   WhatsApp:  (19) 99864 2355 - 📞 (19) 3866 2524 A jovem dizia estar sentindo cólica de rim, e por isso, foi ao hospital Madre Vannini, em Conchal, no dia 10 de fevereiro.   O profissional que a atendeu solicitou um exame de urina, após algum tempo o exame constatou uma forte infecção. Um exame para identificar gravidez foi realizado e foi neste momento que a jovem foi surpreendida, Jeniffer mal sabia que a surpresa maior ainda estava por vir. O F5 entrevistou Jeniffer e sua mãe. A entrevista completa será exibida em vídeo, no próximo dia 26, sexta-feira. Você não pode perder!!  

Entradas de Conchal serão fechadas temporariamente pela prefeitura – O município ficará apenas com a entrada da Avenida João Paulo II (cemitério) aberta e com barreira sanitária

Foto: Gean Mendes (F5) - Barreira Sanitária 21/05/2020, Conchal A prefeitura de Conchal fechará temporariamente todas as principais entradas da cidade, deixando aberta apenas a entrada da Avenida João Paulo II (cemitério), que contará com barreira sanitária.   A medida se faz necessária por conta do feriado prologado onde o fluxo de pessoas que viajam para o interior aumenta consideravelmente, principalmente após a suspensão da operação descida do Sistema Anchieta-Imigrantes decretada pelo Governo do Estados, após a prefeitura da capital antecipar cinco feriados municipais. A previsão é que a partir desta quarta-feira (24), os trabalhos de colocação de barreiras nas entradas da cidade iniciem.   Até a próxima sexta-feira (26), todos os acessos estarão fechados, exceto o da avenida João Paulo II. Diversas cidades da região estão adotando medidas semelhantes ou ainda mais restritivas, com o objetivo de desestimular as viagens ao interior. Em Conchal já há paciente em situação gra

Corpo é encontrado em cova rasa em Conchal

Pessoas próximas ao local dos fatos escutaram barulhos de tiros e acionaram a Guarda Municipal de Conchal, por volta das 17:45hs, do primeiro dia de 2021, no bairro Arurá, em Conchal   Pouco tempo após serem acionados a GCM chegou no lugar indicado pelos denunciantes. Em breve busca, os GCM’s encontraram pelo menos seis capsulas de calibre 38 deflagradas e muito sangue. Os GCM’s continuaram averiguando o local e encontraram rastros pela mata. Seguindo o rastro foi encontrado uma cova rasa, onde o corpo de um homem estava enterrado. Informou ao F5 o comandante da GCM, Benedito Aparecido Abreu.   O delegado de Polícia Civil Dr José Francisco, compareceu ao local acionando a Policia Cientifica.   A vítima foi previamente identificada como sendo, Eduardo Lacerda. A polícia investiga o crime.

Caminhoneiro de Conchal vitima fatal em Rio Claro ligou para pedir ajuda após explosão

Foto reprodução EPTV   O motorista que morreu após a explosão de um caminhão em um posto de combustíveis em Rio Claro (SP) conseguiu ligar após o acidente para avisar que havia perdido uma perna e que precisava de ajuda. As informações são do G1 São Carlos/Araraquara O caminhoneiro Jovino Rocha de Andrade teve a morte confirmada pela Santa Cansa às 4h10 desta quinta-feira (1º). Ele tinha 51 anos e era um dos socorridos em estado grave no acidente que deixou 15 feridos. Até o início da manhã desta quinta, cinco pessoas haviam sido socorridas para a Santa Casa e dez haviam sido levadas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ipeúna. Seis delas já haviam recebido alta e quatro seguiam internadas. Ajuda Andrade, que morava em Conchal (SP) e mantinha uma transportadora com quatro caminhões, preparava-se para uma viagem ao Rio de Janeiro e, no momento do acidente, abastecia dois caminhões no posto. Ele estava acompanhado da esposa grávida, que aguardava em uma caminhonete, e de outro m