Novidade!

É possível cortar cebola sem chorar? Carole Crema responde



Hoje eu quero dividir com vocês uma história muito legal, que estou lendo em um livro de ciência e gastronomia, o qual fala justamente sobre a cebola. E não tem como cortar cebola e não chorar, não é mesmo? 

Isso acontece porque dentro da cebola existem enzimas que produzem tanto o sabor, quanto o odor da cebola. Elas existem - para a gente - para dar sabor, mas na natureza servem para afastar predadores. 



Essas enzimas ficam guardadas em cápsulas e quando a gente corta a cebola, essas ‘bolsinhas’ se rompem soltando essas enzimas. Uma parte delas é volátil, então vai se ligar ao ar e ficar em suspensão, chegando aos nossos olhos e produzindo um tipo de ácido. Este não é prejudicial, mas para o olho se proteger desse possível ‘agressor’, ele lagrimeja para lavar e tirá-lo de lá.

Então, o que quero dizer com isso? Não, não tem como cortar cebola sem chorar. Algumas coisas, de fato, melhoram esse desconforto, como usar lente de contato (para quem já a usa) ou colocar óculos de natação, que não são muito charmosos, mas protege.










De todas que eu já vi, e que melhor funciona para mim, é colocar a cebola no congelador e deixar uma hora antes de cortar. Quando ela congela, ela trava esse processo de volatizarão das enzimas e choramos menos. Cortar debaixo d’água também ajuda, mas eu não recomendo, porque todo o aroma e sabor da cebola vai embora junto, aí não adianta nada. 

Cebola faz chorar, mas faz muito bem e dá muito sabor às nossas preparações.

*Com informações de Band.


Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Lago/Jd das Palmeiras - Após perseguição Polícia Militar prende criminoso e recupera veículo roubado durante patrulhamento em Conchal

Polícia Militar é acionada para conter discussão em um bar de Conchal - Homem carregava duas armas de fogo

Polícia Militar estoura ponto de preparo e distribuição de drogas em Conchal

Conchal Eleições 2020 no F5 – Veja a lista de candidatos a vereador(a) que se inscreveram para participar das entrevistas

Homem procurado da Justiça por estupro é preso em Martinho Prado

Conchal - Ministério Público emite comunicado para que candidatos cumpram as leis de prevenção à disseminação do coronavirus - O Ministério Público Eleitoral alertou que o descumprimento às orientações pode configurar a prática do delito previsto no art.268 do Código Penal

Criminoso rouba estabelecimento comercial após agredir vítima e acaba preso pela PM em Araras, SP

Criança de 3 anos vai parar na UTI após levar picada de escorpião no Jardim São Paulo em Conchal

Policial militar é acionado em acidente com moto e descobre morte de irmão: 'Desespero total'

Todas as Publicações

Mostrar mais