Pular para o conteúdo principal

É possível cortar cebola sem chorar? Carole Crema responde



Hoje eu quero dividir com vocês uma história muito legal, que estou lendo em um livro de ciência e gastronomia, o qual fala justamente sobre a cebola. E não tem como cortar cebola e não chorar, não é mesmo? 

Isso acontece porque dentro da cebola existem enzimas que produzem tanto o sabor, quanto o odor da cebola. Elas existem - para a gente - para dar sabor, mas na natureza servem para afastar predadores. 



Essas enzimas ficam guardadas em cápsulas e quando a gente corta a cebola, essas ‘bolsinhas’ se rompem soltando essas enzimas. Uma parte delas é volátil, então vai se ligar ao ar e ficar em suspensão, chegando aos nossos olhos e produzindo um tipo de ácido. Este não é prejudicial, mas para o olho se proteger desse possível ‘agressor’, ele lagrimeja para lavar e tirá-lo de lá.

Então, o que quero dizer com isso? Não, não tem como cortar cebola sem chorar. Algumas coisas, de fato, melhoram esse desconforto, como usar lente de contato (para quem já a usa) ou colocar óculos de natação, que não são muito charmosos, mas protege.










De todas que eu já vi, e que melhor funciona para mim, é colocar a cebola no congelador e deixar uma hora antes de cortar. Quando ela congela, ela trava esse processo de volatizarão das enzimas e choramos menos. Cortar debaixo d’água também ajuda, mas eu não recomendo, porque todo o aroma e sabor da cebola vai embora junto, aí não adianta nada. 

Cebola faz chorar, mas faz muito bem e dá muito sabor às nossas preparações.

*Com informações de Band.


Comentários

Mais lidas

Policia Civil prende seis indivíduos suspeitos de serem os responsáveis pela onda de crimes acontecidos em Conchal nos últimos meses

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Acusado de efetuar 4 tiros contra homem em Conchal é condenado a 12 anos de prisão – Caso aconteceu em 2020 e foi julgado nesta quarta-feira (25)

Homem de 23 anos é assassinado nesta quarta-feira (23) com 3 tiros e 6 facadas em Conchal

Evadido do sistema penitenciário é capturado em Conchal nesta quinta-feira (24)