Novidade!

Outubro Rosa: exercícios ajudam na prevenção e tratamento do câncer!




Outubro chegou e o mês é o período de conscientização e prevenção do câncer de mama. Além de reforçar a importância do assunto, que atinge mulheres de diferentes idades, também é muito válido incentivar um estilo de vida mais saudável, que melhora não só a qualidade de vida como um todo, mas também ajuda a prevenir a doença e auxilia no tratamento de pacientes oncológicos. A médica Renata Castro conta mais sobre os benefícios da atividade física. Confira!

A atividade física é capaz de prevenir diferentes tipo de câncer
Tradicionalmente conhecido como Outubro Rosa, o mês é dedicado ao câncer de mama. Mas, durante o ano inteiro, é preciso se cuidar para prevenir não só esse, mas diferentes tipos de doenças. "Apesar dos avanços no diagnóstico precoce e no tratamento de muitos tipos de cânceres, o câncer continua sendo uma das doenças mais temidas", explica a especialista. Para ela, o estilo de vida saudável é um dos principais aliados na luta contra o câncer. "A prática regular de exercícios físicos é capaz de prevenir diversos tipos de cânceres, como mama, cólon, endométrio, esôfago, estômago, rins, leucemias, mieloma, bexiga e cabeça e pescoço".



Saiba quais são os benefícios dos exercícios físicos para a prevenção

Mulheres que querem se prevenir de um possível diagnóstico de um câncer de mama, entre outros, precisam se movimentar regularmente. "A redução do risco de ocorrência pode ser explicada pelos efeitos biológicos da atividade física, como redução dos níveis sanguíneos de hormônios como insulina, estrogênio e alguns fatores de crescimento; redução da atividade inflamatória; e melhora do sistema imunológico", afirma Renata. Escolha uma atividade física que goste, para que a prática vire rotina.

Pacientes com câncer podem e devem investir em exercícios físicos

Para mulheres já diagnosticadas com câncer, a atividade física regular também aliviar e ajudar no tratamento. "São inúmeros benefícios, como melhora da qualidade de vida, autoestima, melhora da capacidade funcional, redução da ansiedade, entre outros", conta a cardiologista. Porém, se este é o caso, siga as orientações do seu médico quanto à prática dos exercícios para que a sua recuperação seja segura e eficaz.



É importante se alimentar bem: inclua alimentos nutritivos na dieta!

Por fim, nunca é demais lembrar que uma dieta rica em frutas, legumes e verduras é essencial para manter a imunidade alta e a saúde em dia. Invista em alimentos naturais e reserve o fast food e os doces para momentos específicos. Manter um lifestyle mais saudável é uma das maneiras mais eficiente de prevenir o câncer.

*Com informações de MSN.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal iniciou nesta quinta-feira (21) a vacinação contra a Covid-19

Vagabundo rouba cadeirante e acaba preso em flagrante pela PM em Conchal, SP

Prefeitura de Conchal se prepara para vacinação contra Covid-19 – O F5 entrevistou o diretor do departamento de saúde do município. Wagner Lozano deu mais detalhes sobre esse e outros assuntos relacionados ao setor

Professor pede ajuda após cadelinha ser jurada de morte

Quem são as pessoas que não podem tomar vacina contra covid

Força Tática captura procurado por tráfico de drogas e realiza flagrante de porte Ilegal de arma de fogo durante patrulhamento em Araras, SP

Criança de 10 anos engravida de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto, diz polícia

Restaurante Santo Forte faz homenagem à lanchonetes que fizeram parte da história de Conchal

Prefeitura de Conchal inicia obras de manutenção no prédio do Cemec

Governo de SP endurece quarentena, adia volta às aulas e fecha bares, restaurantes e comércio aos finais de semana

Todas as Publicações

Mostrar mais