Novidade!

Método pomodoro: aprenda a gerenciar melhor seu tempo



O método pomodoro é uma técnica popular de gerenciamento de tempo criada em 1988 pelo italiano Francesco Cirillo, dono de uma empresa de consultoria sediada em Berlim, na Alemanha. Cirillo é autor do livro The Pomodoro Technique (ou A técnica pomodoro), publicado no Brasil pela editora Sextante. Ele diz que desenvolveu o método depois de descobrir que era possível melhorar a produtividade registrando quanto tempo uma tarefa leva para ser concluída e aprendendo a controlar todas as tarefas do dia a dia.

O método pomodoro consiste em realizar uma tarefa por vez, em períodos de 25 minutos ininterruptos, evitando distrações e a prática da procrastinação. Cada “pomodoro” realizado deve ser intercalado com uma pausa de 5 minutos. A cada quatro pomodori, você pode fazer uma pausa maior, de 15 a 30 minutos, como recompensa. O método completo dura duas horas.



Pomodoro, em italiano, significa tomate, no singular. No método pomodoro, o tempo é dividido em períodos de 25 minutos. A cada quatro pomodori (ou seja, “quatro tomatinhos”, no plural), você completa um pomodoro. Este é método simples que pode facilitar muito o cumprimento das suas metas diárias.

Qualquer pessoa pode aplicar a técnica pomodoro no dia a dia e ela serve para qualquer meta que você estabelecer: trabalho ou estudo. Utilizando a técnica, é simples deixar de procrastinar, cumprir os seus prazos e evitar exaustão mental. Além disso, o método pomodoro pode auxiliar a combater estresse no trabalho e ajuda a focar a sua atenção naquilo que é realmente importante.



Como aplicar o método pomodoro

Tenha em mãos um cronômetro e uma lista de tarefas.

Defina o cronômetro para 25 minutos e concentre-se em uma única tarefa até que ele toque.

Quando sua sessão terminar, marque um pomodoro na sua lista (um tomatinho) e registre a tarefa que você completou.

Faça a pausa de cinco minutos, mesmo que você não tenha chegado a cumprir a tarefa no período de 25 minutos.



Após registrar quatro pomodori, faça um intervalo mais longo e restaurador, de 15 a 30 minutos.

Durante as pausas, evite fazer grande esforço mental ou tarefas complexas. Use seu tempo de descanso para ir ao banheiro, comer alguma coisa, verificar as redes sociais, brincar com seu animal de estimação ou simplesmente não fazer nada.

Dicas: tarefas mais curtas caminham juntas. Qualquer tarefa que leve menos de um pomodoro deve ser combinada com outras tarefas simples. Por exemplo, "escrever cheque de aluguel", "marcar consulta com o veterinário" e "ler artigo no jornal" podem fazer parte da mesma sessão de 25 minutos.



Tarefas mais complexas, que durem mais de 25 minutos, devem ser divididas. Se, eventualmente, você passar o período de 25 minutos em uma tarefa, aplique uma pausa mais longa para compensar. Por exemplo, se você demorar meia hora para completar uma tarefa, faça uma pausa de 10 minutos. O ideal é nunca ultrapassar o tempo estabelecido, para não perder o controle da programação.

Evite interromper a atividade que você se dispôs a fazer durante um pomodoro. Pode ser tentador parar sua atividade para atender o telefone, verificar e-mails ou mensagens no WhatsApp, por exemplo, mas tente anotar essas atividades para fazê-las depois. Para isso, você pode utilizar papel e caneta, uma agenda ou um organizador de tarefas digital, como o Todoist.



No caso de uma interrupção inevitável, faça uma pausa de cinco minutos e comece novamente. Cirillo recomenda que você acompanhe as interrupções (internas ou externas) à medida que elas ocorrem e reflita sobre como evitá-las na próxima sessão.

A regra se aplica mesmo se você terminar a tarefa antes de o cronômetro desligar. Use o resto do seu tempo para aprender um pouco mais sobre aquela tarefa, melhorar as habilidades ou o escopo de conhecimento.



Vantagens do método pomodoro

A técnica pomodoro pode proporcionar uma série de melhorias e benefícios para o seu dia a dia. Confira alguns:

Alivia a ansiedade

Eleva o foco e a concentração

Evita que você passe muito tempo trabalhando

Previne a síndrome de burnout



Aumenta a motivação, através do método de recompensa

Melhora os processos de trabalho ou de estudo, de maneira a gerenciar o tempo melhor

Torna suas decisões mais acertadas

Previne estresse, depressão e outros problemas de saúde mental

*Com informações de MSN.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal/SP - Sem sintomas, jovem de 22 anos descobre que está grávida após 37 semanas de gestação – O fenômeno é chamado pelos médicos, de “gravidez silenciosa”

Condenada por associação ao tráfico é presa pela Policia Militar no Jardim das Palmeiras em Conchal

Policia Civil apreende adolescente por tráfico de drogas no Esperança 1 em Conchal

Polícia Militar Ambiental resgata aves silvestres em cativeiro e aplica multa de R$ 9,9 mil em Conchal, SP

Policia Militar captura procurado da justiça no Parque Industrial

Vídeo - Comitê para Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) em Conchal se reúne para debater as próximas medidas no combate

26 vagas para Conchal - A Agência regional do IBGE, localizada em Mogi Mirim, divulga o processo seletivo para o Censo 2021, que vai ofertar 369 vagas de emprego na região.

Policia Militar prende mais um por tráfico de drogas em Conchal - Indagado, o meliante confessou que estava na prática de comercialização do entorpecente pelo local

Governo de São Paulo estuda decretar toque de recolher no interior do estado

Maria da Penha nele! - Meliante agride mulher grávida de 8 meses e é detido pela Policia Militar em Conchal

Todas as Publicações

Mostrar mais