Pular para o conteúdo principal

Método pomodoro: aprenda a gerenciar melhor seu tempo



O método pomodoro é uma técnica popular de gerenciamento de tempo criada em 1988 pelo italiano Francesco Cirillo, dono de uma empresa de consultoria sediada em Berlim, na Alemanha. Cirillo é autor do livro The Pomodoro Technique (ou A técnica pomodoro), publicado no Brasil pela editora Sextante. Ele diz que desenvolveu o método depois de descobrir que era possível melhorar a produtividade registrando quanto tempo uma tarefa leva para ser concluída e aprendendo a controlar todas as tarefas do dia a dia.

O método pomodoro consiste em realizar uma tarefa por vez, em períodos de 25 minutos ininterruptos, evitando distrações e a prática da procrastinação. Cada “pomodoro” realizado deve ser intercalado com uma pausa de 5 minutos. A cada quatro pomodori, você pode fazer uma pausa maior, de 15 a 30 minutos, como recompensa. O método completo dura duas horas.



Pomodoro, em italiano, significa tomate, no singular. No método pomodoro, o tempo é dividido em períodos de 25 minutos. A cada quatro pomodori (ou seja, “quatro tomatinhos”, no plural), você completa um pomodoro. Este é método simples que pode facilitar muito o cumprimento das suas metas diárias.

Qualquer pessoa pode aplicar a técnica pomodoro no dia a dia e ela serve para qualquer meta que você estabelecer: trabalho ou estudo. Utilizando a técnica, é simples deixar de procrastinar, cumprir os seus prazos e evitar exaustão mental. Além disso, o método pomodoro pode auxiliar a combater estresse no trabalho e ajuda a focar a sua atenção naquilo que é realmente importante.



Como aplicar o método pomodoro

Tenha em mãos um cronômetro e uma lista de tarefas.

Defina o cronômetro para 25 minutos e concentre-se em uma única tarefa até que ele toque.

Quando sua sessão terminar, marque um pomodoro na sua lista (um tomatinho) e registre a tarefa que você completou.

Faça a pausa de cinco minutos, mesmo que você não tenha chegado a cumprir a tarefa no período de 25 minutos.



Após registrar quatro pomodori, faça um intervalo mais longo e restaurador, de 15 a 30 minutos.

Durante as pausas, evite fazer grande esforço mental ou tarefas complexas. Use seu tempo de descanso para ir ao banheiro, comer alguma coisa, verificar as redes sociais, brincar com seu animal de estimação ou simplesmente não fazer nada.

Dicas: tarefas mais curtas caminham juntas. Qualquer tarefa que leve menos de um pomodoro deve ser combinada com outras tarefas simples. Por exemplo, "escrever cheque de aluguel", "marcar consulta com o veterinário" e "ler artigo no jornal" podem fazer parte da mesma sessão de 25 minutos.



Tarefas mais complexas, que durem mais de 25 minutos, devem ser divididas. Se, eventualmente, você passar o período de 25 minutos em uma tarefa, aplique uma pausa mais longa para compensar. Por exemplo, se você demorar meia hora para completar uma tarefa, faça uma pausa de 10 minutos. O ideal é nunca ultrapassar o tempo estabelecido, para não perder o controle da programação.

Evite interromper a atividade que você se dispôs a fazer durante um pomodoro. Pode ser tentador parar sua atividade para atender o telefone, verificar e-mails ou mensagens no WhatsApp, por exemplo, mas tente anotar essas atividades para fazê-las depois. Para isso, você pode utilizar papel e caneta, uma agenda ou um organizador de tarefas digital, como o Todoist.



No caso de uma interrupção inevitável, faça uma pausa de cinco minutos e comece novamente. Cirillo recomenda que você acompanhe as interrupções (internas ou externas) à medida que elas ocorrem e reflita sobre como evitá-las na próxima sessão.

A regra se aplica mesmo se você terminar a tarefa antes de o cronômetro desligar. Use o resto do seu tempo para aprender um pouco mais sobre aquela tarefa, melhorar as habilidades ou o escopo de conhecimento.



Vantagens do método pomodoro

A técnica pomodoro pode proporcionar uma série de melhorias e benefícios para o seu dia a dia. Confira alguns:

Alivia a ansiedade

Eleva o foco e a concentração

Evita que você passe muito tempo trabalhando

Previne a síndrome de burnout



Aumenta a motivação, através do método de recompensa

Melhora os processos de trabalho ou de estudo, de maneira a gerenciar o tempo melhor

Torna suas decisões mais acertadas

Previne estresse, depressão e outros problemas de saúde mental

*Com informações de MSN.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...