Pular para o conteúdo principal

Pandemia dificulta denúncias de estupro a menores, revela estudo



A quantidade de denúncias de violência sexual de vulneráveis em São Paulo chegou a uma queda de quase 40% durante a pandemia de covid-19, revelou relatório do Instituto Sou da Paz, do Ministério Público de São Paulo e da Unicef (Fundo das Nações Unidades para a Infância).

As denúncias de estupro contra vítimas neste perfil – menores de 14 anos, pessoas com deficiência ou que não podem oferecer resistência por outras condições – apresentavam crescimento nos últimos anos, mas tiveram redução de 15,7% no primeiro semestre de 2020.



Abril e maio, os dois primeiros meses completos de pandemia, tiveram redução de 36,5% e 39,3%, respectivamente, em comparação aos mesmos períodos de 2019.

“Nossa hipótese – de que os estupros não diminuíram, mas as denúncias sim – leva à triste constatação de que há um grande número de meninas e meninos que foram ou estão sendo vítimas de violência sexual, ocultos pela ausência das denúncias”, destaca o estudo.



Abusos ocorrem em casa

As instituições envolvidas na produção do relatório alertam para o fato de que estes números não representam uma queda real nos casos de estupro, mas uma dificuldade de denunciar os casos dentro de um contexto de isolamento social, já que os abusos ocorrem dentro de casa, em maioria.

Considerando o primeiro semestre deste ano em São Paulo, 84% dos abusos a pessoas em condição de vulnerabilidade ocorreram em residências, chegando a 88% em maio. Em outros anos, este número foi de 79%.



Em maioria, vítimas são garotas e autores são parentes
Segundo destaca o relatório, 83% das vítimas são mulheres e possuem até 13 anos. O relatório aponta também o perfil padrão não se alterou durante os períodos de pesquisa. Destas vítimas, 60% são brancas e 38% negras



Ainda de acordo com o estudo, o pico dos abusos contra meninas ocorre aos 13 anos de idade e, contra garotos, entre 4 e 5 anos.

Apenas 8% dos casos possuem informações sobre o vínculo entre o autor e a vítima. Destes, com o recorte do primeiro semestre de 2020, em 73% dos casos havia parentesco.



Recomendações

As organizações que participam do estudo apontam para a responsabilidade do poder público diante deste problema.

As autoridades devem oferecer atendimento quando preciso e “meios para a correta identificação desses casos, desenvolvendo campanhas de sensibilização, ampliando canais virtuais de denúncia, oferecendo capacitação continuada aos atores que atuam no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e ampliando a rede de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência”.



A respeito da pandemia, orienta-se que as instituições se preparem para atender vítimas ocultas pelo contexto de isolamento social. Isto significa que os serviços devem estar preparados para lidar com números maiores – ou acumulados – de casos de abuso.

*Com informações de R7.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...