Postagens

Mostrando postagens de Agosto 21, 2020

Novidade!

Como cuidar da saúde mental: três dicas simples para praticar todos os dias

Imagem
Cuidar da saúde mental, assim como a saúde do corpo, é algo que todos nós devemos valorizar diariamente. Fazer terapia e desenvolver o autoconhecimento, seja através de cursos, prática de hipnose transformacional, leitura ou outras técnicas, é algo que traz benefícios ao bem-estar.
Em algum momento você já tentou dormir, mas passou horas em claro sem saber o que fazer para pegar no sono? Já sentiu tristeza que parece ter vindo do nada? Muitos de nós já passamos por essas situações e é importante lembrar que falar de saúde mental não é só abordar sobre doenças ou transtornos, mas é também sobre qualidade de vida e saúde.



Nos últimos três anos, o número de atendimentos do SUS a jovens com depressão cresceu em 115%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: Seis milhões de brasileiros que convivem com o transtorno.
Prevenção é fundamental para cuidar da saúde mental
Tão importante quanto realizar o tratamento depois que o de…

Os benefícios de adotar um animal de estimação para a saúde mental

Imagem
Não precisamos de provas científicas para saber que os bichinhos fazem um bem e tanto para nós, não é mesmo? Contudo, um estudo recente apontou novos benefícios de adotar um animal de estimação.
Segundo a pesquisa feita pela Clínica Médico-Psiquiátrica Da Ordem Porto (Portugal), adotar um animal de estimação tem entre os benefícios o alívio de sintomas da depressão em apenas 12 semanas para pessoas que não respondem ao tratamento com terapia e antidepressivos.



“Uma das explicações é a de que os animais neutralizam um dos principais sintomas da depressão, a anedonia”, explica um trecho do estudo. Esse sintoma é responsável pela perda da capacidade de sentir prazer ou interesse na maioria das atividades diárias. “Os cães, em particular, podem aliviar a depressão forçando as pessoas a serem fisicamente ativas e incentivando a situações sociais.”
Para chegar a essas conclusões, foram analisadas 33 pessoas com depressão que não respondiam ao tratamento entre nove a 15 meses. Nenhum deles poss…

O que é bipolaridade? Psicólogo explica principais sintomas do transtorno

Imagem
A bipolaridade, ou transtorno bipolar, é uma doença que afeta cerca de 45 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O transtorno pode ter diferentes causas, como as sociais, biológicas ou até mesmo as neuroquímicas, e o principal sintoma é a alteração constante de humor, com momentos de depressão e outros de extrema euforia.
O Transtorno Afetivo Bipolar, como também pode ser conhecido, não tem cura e aparece com mais frequência na faixa dos 20 aos 40 anos, tanto em homens quanto em mulheres, de acordo com o Ministério da Saúde.



Dos portadores da doença, 50% tentam ao menos uma vez se suicidar, e 15% deles realmente perdem a vida – estimativa feita pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA).
Para explicar um pouco mais sobre o que é a bipolaridade e quais são os sintomas e causas, conversamos com o Psicólogo Clínico Luiz Alves, que faz parte do ambulatório PROEPSI na UFMG e integra o Laboratório de A…

Grupos do WhatsApp podem causar ansiedade

Imagem
A tecnologia de comunicação foi fundamental na pandemia do novo coronavírus. Além de preservar empregos e manter em atividade setores da economia, foi com os aplicativos de mensagens que pudemos conservar laços afetivos com amigos e familiares. Em contrapartida, esses apps, como o WhatsApp, também se tornaram fonte de ansiedade. Em grupos, então, a coisa fica bem pior.
Diferentemente dos e-mails corporativos, que separam a vida profissional da pessoal, os grupos de trabalho misturam-se aos particulares e, quando menos se espera, acaba-se lendo e respondendo fora do expediente. Afinal, estamos on-line praticamente o dia todo.



Para a psicóloga Fabíola Luciano, que trata de transtornos de ansiedade, esses aplicativos podem gerar aumento de pensamentos negativos, necessidade de checar constantemente o smartphone e dificuldade de cultivar vínculos sociais na vida off-line.
“Precisamos encontrar formas de manter a conexão em tempos de isolamento e o WhatsApp cumpre muito bem essa função, porém…

Pele sob estresse é gatilho para acne na quarentena

Imagem
Há conexões já reconhecidas pela medicina entre a saúde mental e a pele. O estresse, que se manifesta de maneiras comportamental e fisiológica, é capaz não só de interferir em aspectos visíveis, como a falta de vitalidade da derme, mas também de servir de estopim para doenças específicas. O impacto pode ser dimensionado pela quantidade de gatilhos hormonais. Entre as principais consequências disso está o surgimento da acne, impulsionado pela junção de desequilíbrios físicos, descompensação de bactérias naturais do corpo e tentativas de resposta do organismo a essas ações. “Em momentos de sobrecarga emocional, hormônios masculinos, como a testosterona, são liberados em maior quantidade pela glândula adrenal. Os resultados são estímulo intenso da produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, alterações no microbioma da pele e o início de uma série de processos inflamatórios”, explica a dermatologista Kédima Nassif, de São Paulo. Outro fator que complica o quadro é a mudança no proces…

Nasa investiga anomalia no campo magnético da Terra, que pode provocar caos nas comunicações

Imagem
Ao seu redor, a Terra tem um campo magnético. Ela guia bússolas e migrações de animais, mas também age como seu escudo protetor, repelindo partículas energéticas que vêm do Sol.
Esse campo magnético, contudo, tem um ponto excepcionalmente fraco. Fica sobre a América do Sul e o sul do Oceano Atlântico, batizada de Anomalia do Atlântico do Sul.
Sua existência permite que algumas dessas partículas solares mergulhem mais perto da superfície do que o normal.



A Nasa, agência espacial americana, monitora essa anomalia, e notou uma "pequena evolução" nessa região de menor intensidade do campo magnético da Terra. Sua existência pode causar grandes problemas para satélites e espaçonaves.
Isso porque o Sol expele um fluxo constante de partículas. E, na região da anomalia, a radiação dessas partículas pode derrubar computadores de bordo e a coleta de dados de satélites.
Se for atingido por um próton de alta energia, um satélite pode entrar em curto-circuito, sofrendo uma falha temporária ou …

Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Todas as Publicações

Mostrar mais