Pular para o conteúdo principal

Alunos da Fatec Mogi Mirim constroem impressora 3D industrial



Um projeto desenvolvido durante a Iniciação Científica que virou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e vai se transformar em um legado para beneficiar o aprendizado de muitos outros estudantes. Essa é a história da impressora 3D de grandes dimensões projetada e montada por três alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Mogi Mirim.

O projeto começou em 2018, quando Lucas Armentano Garcia Moreno, Gabriel Garcia da Silva e Willian Dias Marques, do curso superior de tecnologia de Mecatrônica, decidiram investir na ideia de construir algo que não fosse facilmente encontrado no mercado. Uma impressora 3D comum não era uma opção porque hoje é possível comprar na internet as peças para montar esse tipo de equipamento. Mas algo bem mais complexo como uma impressora industrial era a oportunidade que os jovens buscavam.



“Foi um belo desafio porque nós construímos ou mandamos fazer as peças da impressora”, conta Lucas. Um exemplo é a mesa térmica, que é a estrutura sobre a qual o objeto é impresso. Segundo o estudante, é fácil encontrar mesas com 20 centímetros de área útil, mas eles precisavam de uma placa com 70 centímetros e foi preciso encomendá-la sob medida. Para se ter uma ideia, a impressora montada ocupa uma área de um metro cúbico.

Além de projetar e construir, os jovens também conseguiram apoios financeiros e doação de materiais. Para finalizar o projeto, os alunos receberam uma contribuição em dinheiro da Balestro, empresa com sede em Mogi Mirim, e ganharam o filamento para ser usado nas impressões da associação comercial da cidade.



Laboratório

Depois de tanto trabalho e aprendizado, Lucas e seus colegas doaram a impressora para a Fatec e os planos para o equipamento são muitos. Segundo o orientador do grupo, Helder Anibal Hermini, a impressora 3D de grandes dimensões fará parte de um laboratório de manufatura digital avançada que está sendo montado na unidade.

Ao lado da impressoras estarão instalados dois routers (equipamentos usados para esculpir peças), uma máquina de corte a laser e um scanner 3D. Todos já montados ou em fase de montagem por estudantes da Fatec. “Com esse laboratório, por exemplo, nós poderíamos montar robôs didáticos para os nossos alunos”, explica Hermini. Um robô desse tipo custa hoje cerca de US$ 20 mil.



O educador diz que projetar e construir dispositivos como esses é um exemplo de uso de metodologias ativas, processo pedagógico que faz com que o aluno seja o protagonista de sua aprendizagem. “O projeto de uma máquina dessas integra praticamente todos os conhecimentos adquiridos no curso.” Lucas concorda: “A gente vê o que aprendeu nas aulas se tornar real”.

*Com informações de Centro Paula Souza.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...