Novidade!

Cepa do coronavírus descoberta no Amazonas é encontrada no Peru



O Governo do Peru confirmou nesta quinta-feira (4) a presença no país da variante do coronavírus descoberta no Amazonas e disse que a mutação já foi detectada em três das 25 regiões do país, incluindo a capital Lima.

Durante um pronunciamento na sessão plenária do Congresso, a ministra da Saúde, Pilar Mazzetti, corroborou as suspeitas antecipadas há duas semanas pelo diretor-regional de saúde do departamento de Loreto, Carlos Calampa, que exigiu que o Executivo exercesse maior controle na fronteira fluvial com o Brasil.



Justamente Loreto, o maior departamento da Amazônia peruana, é uma das três regiões onde a presença da cepa do vírus SARS-CoV-2 foi confirmada.

Tudo indica que o tráfego constante de mercadorias e pessoas no rio Amazonas, que liga Iquitos, a capital de Loreto, a Manaus, pode ter sido a porta de entrada para a variante em território peruano. As outras duas regiões onde a mutação está presente são Huánuco e Lima, segundo Mazzetti.



Variante britânica

A variante de Manaus se junta no país vizinho à mutação britânica, cuja presença foi confirmada no final de dezembro sem especificar quando poderia ter chegado ao Peru. O primeiro caso confirmado foi uma mulher de Lima que nem ela nem seu círculo íntimo haviam viajado para o exterior.

"Isso explica em parte o declive íngreme neste momento e explica porque estamos tendo casos muito rapidamente", considera a ministra da saúde.



"Em quatro semanas, estaremos atingindo os dois primeiros meses da pandemia. Isso nos mostra com muitas evidências que isto é tremendamente mais agressivo", completou ela.

A detecção dessas variantes estava nas mãos do Instituto Nacional de Saúde (INS), onde as amostras suspeitas de vírus chegam para sequenciamento genético a fim de determinar que tipo de cepas existiam em sua cadeia de RNA.

*Com informações de R7.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal/SP - Sem sintomas, jovem de 22 anos descobre que está grávida após 37 semanas de gestação – O fenômeno é chamado pelos médicos, de “gravidez silenciosa”

Policia Militar e fiscais da prefeitura de Conchal fecham 4 estabelecimentos por não respeitar medidas de combate ao Covid-19

Condenada por associação ao tráfico é presa pela Policia Militar no Jardim das Palmeiras em Conchal

Policia Civil apreende adolescente por tráfico de drogas no Esperança 1 em Conchal

Polícia Militar Ambiental resgata aves silvestres em cativeiro e aplica multa de R$ 9,9 mil em Conchal, SP

Policia Militar prende mais um por tráfico de drogas em Conchal - Indagado, o meliante confessou que estava na prática de comercialização do entorpecente pelo local

Vídeo - Comitê para Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) em Conchal se reúne para debater as próximas medidas no combate

Maria da Penha nele! - Meliante agride mulher grávida de 8 meses e é detido pela Policia Militar em Conchal

Governo de São Paulo estuda decretar toque de recolher no interior do estado

Policia Militar apreende nesta quinta-feira (25) maconha e menor no Parque Industrial em Conchal

Todas as Publicações

Mostrar mais