Novidade!

Cientistas criam estetoscópio capaz de diagnosticar covid-19



Pesquisadores dos Hospitais Universitários de Genebra (HUG) estão desenvolvendo um estetoscópio que, graças à inteligência artificial, é capaz de diagnosticar casos de covid-19 apenas pela alteração que a doença causa no som da respiração pulmonar, informou nesta quinta-feira (4) a emissora de televisão "RTS".

O aparelho digital inteligente, também chamado pneumoscópio pelo idealizador do projeto, o médico Alain Gervaix, começou a ser desenvolvido em 2017, com o objetivo de auxiliar na detecção de pneumonias, mas com a chegada da pandemia, foi modificado para identificar a presença do novo coronavírus nos pulmões.



Ligado a um smartphone ou a um tablet, o estetoscópio, que está em fase final de testes, utiliza um algoritmo baseado em dados recolhidos a partir de sons pulmonares de diferentes pacientes para reconhecer casos de Covid-19.

Segundo a "RTS", cada doença ou infecção pulmonar, seja asma, pneumonia, bronquite ou a provocada pelo novo coronavírus, faz com que o pulmão emita sons diferentes e característicos durante a respiração.



O algoritmo, por sua vez, chamado de DeepBreath, foi desenvolvido pela Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), um dos principais centros tecnológicos da Suíça.

Os resultados preliminares de pesquisas realizadas indicam que o sistema é capaz de identificar os sons característicos da Covid-19 mesmo em pacientes assintomáticos, além de ter sido capaz de detectar até oito em cada 10 casos da doença diagnosticados como positivos em testes de PCR.

*Com informações de R7.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Policia Militar e fiscais da prefeitura de Conchal fecham 4 estabelecimentos por não respeitar medidas de combate ao Covid-19

Policia Militar prende mais um por tráfico de drogas em Conchal - Indagado, o meliante confessou que estava na prática de comercialização do entorpecente pelo local

Jovem tenta se desfazer de drogas e é presa pela Policia Militar em Conchal

Maria da Penha nele! - Meliante agride mulher grávida de 8 meses e é detido pela Policia Militar em Conchal

Conchal/SP - Sem sintomas, jovem de 22 anos descobre que está grávida após 37 semanas de gestação – O fenômeno é chamado pelos médicos, de “gravidez silenciosa”

Policia Militar apreende nesta quinta-feira (25) maconha e menor no Parque Industrial em Conchal

Menor e drogas são apreendidos pela Polícia Civil no Sol Nascente em Conchal

Vídeo - Conseg realiza reunião para debater ideias visando melhorias da segurança pública em Conchal – Na ocasião o novo Delegado de Polícia Civil de Conchal foi apresentado

Bombeiros buscam bebê que teria sido jogado pelo pai em rio de MG

Pai e filho saem para trabalhar e são baleados na zona oeste de SP

Todas as Publicações

Mostrar mais