Pular para o conteúdo principal

Covid-19: robô desinfeta ambientes e identifica pessoas com sintomas



Pesquisadores do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, no México, criaram um robô para atender necessidades diárias relacionadas à covid-19.

O Robocov, como foi chamado, pode desempenhar funções como a higienização de espaços com luz ultravioleta ou através de sprays de limpeza e o transporte de medicamentos e insumos relacionados à doença.



O equipamento pode também detectar o uso correto, ou não, de máscaras faciais, medir a temperatura de indivíduos em determinados ambientes e aplicar um questionário básico sobre a saúde de pacientes que estejam apresentando sintomas da doença.

De acordo com cientistas, este é um robô reconfigurável. “O Robocov será teleoperado. E a mudança de funcionalidades é muito fácil  de ser feita, permitindo aos usuários alterar as funções dele de maneira bem rápida ”, destaca Pedro Ponce, professor do Instituto Tecnológico de Monterrey, em comunicado divulgado pela instituição de ensino.



O projeto está na sua última etapa, a de concepção do dispositivo. A ideia é que, após alguns testes de campo, em pouco tempo, o Robocov possa ser implantado não só dentro da instituição mexicana, como também em indústrias, aeroportos e hospitais.

"As soluções tecnológicas que utilizam robôs permitem evitar a disseminação desse vírus entre as pessoas. Além disso, o grau de confiança das pessoas nos robôs pode aumentar quando elas entrarem em um espaço que é constantemente higienizado por um dispositivo eletrônico”, afirma Ponce.

*Com informações de R7.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vento forte causa danos estruturais em escola e queda de cabos no Jardim Bela Vista, em Conchal

Câmara aprova denominação do novo distrito industrial, que passa a se chamar Wanderlei Xavier Ribeiro

Pai e madrasta são presos por matarem e enterrarem menina de 4 anos no quintal

De Conchal para a esperança: menino de 5 anos doa cabelo para ajudar no tratamento de crianças com câncer

Donos de ciclomotores têm até o final do ano para se adaptarem às novas regras de trânsito