Pular para o conteúdo principal

Câmara deve votar nesta terça-feira (13) projeto que prevê criação de cobrança de taxa de lixo em Conchal – A lei Federal Nº 14.026, de 15 de julho de 2020, que trata do marco legal do saneamento básico que estabeleceu o prazo de um ano para que os municípios criassem uma taxa ou tarifa para o lixo


Os vereadores das Câmara Municipal de Conchal deverão votar em regime de urgência nesta terça-feira (13), o projeto de lei de autoria do executivo que prevê a criação da taxa para custeio dos serviços do manejo de resíduos sólidos do município.

O projeto que deu entrada à casa de leis foi discutido pelos vereadores em reunião de comissão realizada na noite desta segunda-feira (12), na Câmara Municipal.


A prefeitura usa como justificativa para a criação da taxa, a lei Federal Nº 14.026, de 15 de julho de 2020, que trata do marco legal do saneamento básico que estabeleceu o prazo de um ano para que os municípios criassem uma taxa ou tarifa para o lixo. O prazo para criação vence na próxima quinta-feira (15).

A não criação da taxa que deverá custear os serviços que já são prestados, pode constituir no crime de renúncia de receita, podendo o chefe do executivo responder judicialmente, assim como os vereadores.


Se aprovada, a cobrança da taxa de lixo deverá acontecer a partir de janeiro do próximo ano (2022). A taxa será colocada junto à conta de água do munícipe.

Segundo estudo feito pela prefeitura, o valor da taxa deverá de ser algo em torno de R$ 8,66 (oito reais e sessenta e seis centavos) para residências e, R$ 27,05 (vinte e sete reais e cinco centavos para comércios e industrias.

Atualizando:

Vereadores votam contra taxa do lixo em Conchal

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

De adolescente empreendedora a destaque regional: a jornada de Ana Júlia, do Delícias da Naju

Caminhão de Balas do Papai Noel reforça campanha para manter tradição de mais de 40 anos em Conchal

Tributo ao Roupa Nova acontece dia 20, na Praça da Fonte, em Conchal, com a banda Sapato Velho

CNH sem autoescola obrigatória: a maior reforma do sistema de habilitação no Brasil em décadas