Pular para o conteúdo principal

Ovo, frango e carne suína devem ter aumento de até 50%, diz associação


Com aumento excessivo da carne de boi, o brasileiro resolveu trocar o cardápio, mirando em alimentos mais baratos  como o frango, ovos e suínos, que viraram opções mais em conta durante a pandemia. No entanto, agora, esses alimentos podem ficar até 50% mais caros.

A alta foi confirmada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Para o economista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jefferson Mariano, mais cedo ou mais tarde, os produtores iriam repassar os custos para o consumidor.


“Em função da carne vermelha, por exemplo, estar com preço elevado, parcela significativa da população migrou para esses itens. Agora, a gente tem uma pressão sobre esses itens. É claro que o dólar, a questão do câmbio, já não exerce uma pressão tão grande, mas há um aumento significativo da ração, das matérias primas, e isso acaba impactando essas cadeias”, explica.

 Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal, que tem 143 associados, a alta do frango e do ovo vai acompanhar o aumento de custos de produção em um acumulado de 12 meses.


O índice de custo de produção da Embrapa aumentou 52,3% em junho para frangos e 47,53% para suínos. O custo com nutrição corresponde a 75% de frangos e a 80,8% de suínos.

A alta é consequência do aumento dos preços do farelo de soja e milho, principais componentes da alimentação dos animais. A estimativa da produção da tonelada do milho é de perda nessa pandemia. Segundo dados do Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada (Cepea), o milho semiduro, por exemplo, uma saca de 60 quilos, pode ter uma variação de até 61% em Recife e de 98,7% em Sorriso, no Mato Grosso.


As justificativas desta vez estão na seca e na estiagem. A ração deve ficar mais cara por causa da colheita da safrinha, que acontece agora no segundo semestre.

De acordo com os produtores, a geada e também a seca devem provocar uma perda de três milhões de toneladas de grãos. Isso tudo na região do Mato Grosso do Sul, onde estão os maiores produtores do país.


Jefferson Mariano lembra também outro fator importante  a ser considerado na hora da divulgação da pesquisa mensal. “Nós temos o índice de preços, o IPCA e INPC, que é divulgada normalmente no início do mês, e depois próximo do final do mês há a divulgação do IPCA 15, que é uma prévia da inflação do mês corrente. É possível que o IPCA15, na próxima divulgação, esses impactos já apareçam na prévia na inflação e na próxima divulgação teremos uma situação mais crítica”, pontuou.


Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal informou que as empresas vão repassar, de forma integral, esse aumento nos custos de produção para o preço de frangos e suínos. E que o preço para o consumidor final vai variar conforme os praticados pelas granjas, frigoríficos e mercados em geral.

Com informações do repórter Maicon Mendes/Jovem Pan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...