Pular para o conteúdo principal

Ovo, frango e carne suína devem ter aumento de até 50%, diz associação


Com aumento excessivo da carne de boi, o brasileiro resolveu trocar o cardápio, mirando em alimentos mais baratos  como o frango, ovos e suínos, que viraram opções mais em conta durante a pandemia. No entanto, agora, esses alimentos podem ficar até 50% mais caros.

A alta foi confirmada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Para o economista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jefferson Mariano, mais cedo ou mais tarde, os produtores iriam repassar os custos para o consumidor.


“Em função da carne vermelha, por exemplo, estar com preço elevado, parcela significativa da população migrou para esses itens. Agora, a gente tem uma pressão sobre esses itens. É claro que o dólar, a questão do câmbio, já não exerce uma pressão tão grande, mas há um aumento significativo da ração, das matérias primas, e isso acaba impactando essas cadeias”, explica.

 Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal, que tem 143 associados, a alta do frango e do ovo vai acompanhar o aumento de custos de produção em um acumulado de 12 meses.


O índice de custo de produção da Embrapa aumentou 52,3% em junho para frangos e 47,53% para suínos. O custo com nutrição corresponde a 75% de frangos e a 80,8% de suínos.

A alta é consequência do aumento dos preços do farelo de soja e milho, principais componentes da alimentação dos animais. A estimativa da produção da tonelada do milho é de perda nessa pandemia. Segundo dados do Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada (Cepea), o milho semiduro, por exemplo, uma saca de 60 quilos, pode ter uma variação de até 61% em Recife e de 98,7% em Sorriso, no Mato Grosso.


As justificativas desta vez estão na seca e na estiagem. A ração deve ficar mais cara por causa da colheita da safrinha, que acontece agora no segundo semestre.

De acordo com os produtores, a geada e também a seca devem provocar uma perda de três milhões de toneladas de grãos. Isso tudo na região do Mato Grosso do Sul, onde estão os maiores produtores do país.


Jefferson Mariano lembra também outro fator importante  a ser considerado na hora da divulgação da pesquisa mensal. “Nós temos o índice de preços, o IPCA e INPC, que é divulgada normalmente no início do mês, e depois próximo do final do mês há a divulgação do IPCA 15, que é uma prévia da inflação do mês corrente. É possível que o IPCA15, na próxima divulgação, esses impactos já apareçam na prévia na inflação e na próxima divulgação teremos uma situação mais crítica”, pontuou.


Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal informou que as empresas vão repassar, de forma integral, esse aumento nos custos de produção para o preço de frangos e suínos. E que o preço para o consumidor final vai variar conforme os praticados pelas granjas, frigoríficos e mercados em geral.

Com informações do repórter Maicon Mendes/Jovem Pan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for