Pular para o conteúdo principal

Ao menos sete estados no Brasil registram casos de "doença da urina preta" (Síndrome de Haff)



Ao menos sete estados têm registros de casos da Síndrome de Haff, conhecida como “doença da urina preta”, associada ao consumo de peixe e crustáceos.

A maioria deles está concentrada no Amazonas, mas há registros também na Bahia, no Ceará e no Pará. Juntos, somente estes estados estão monitorando mais de 90 casos suspeitos da síndrome atualmente. N[a Bahia, já são 13 casos da doença.

A síndrome de rabdomiólise é associada à doença de Haff, causada após a ingestão de peixes e crustáceos, sejam de água doce ou salgada, que contém uma toxina. Popularmente, acabou sendo chamada de doença ou síndrome da “urina preta”, já que os efeitos da doença causam alteração da função hepática, o que deixa a urina mais escura.


Os sintomas aparecem após a ingestão de pescado, peixe entre duas e 24 horas após a refeição, e são dor, rigidez muscular, perda de força, falta de ar, entre outros. Os órgãos de saúde recomendam procurar rapidamente uma unidade de saúde, em caso de sintomas, e tomar bastante água, além de suspender o consumo de peixes nos locais com casos suspeitos.

O Brasil, até o momento, registrou ao menos uma morte associada à doença da urina preta: uma mulher em Itacoatiara, no interior do Amazonas. Outro óbito relacionado à síndrome é investigado no Pará. Assista reportagem completa da BandNews TV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após décadas dependente de Mogi Mirim, Conchal terá seu próprio Cartório de Registro de Imóveis ainda em 2025

Banda Trinado reúne público expressivo em apresentação no Bar do Fabinho; veja as fotos

Brasil é Campeão Mundial de Churrasco — e conchalense Raphael Gelly integra equipe histórica no Chile

Pai e madrasta são presos por matarem e enterrarem menina de 4 anos no quintal

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal