Pular para o conteúdo principal

Fica proibido uso de linguagem neutra em projetos da lei Rouanet, diz a portaria

*Jovem Pan https://jovempan.com.br/noticias/brasil/secretaria-da-cultura-proibe-linguagem-neutra-em-projetos-da-lei-rouanet.html

Uma portaria que proíbe a ‘linguagem neutra‘ em projetos que sejam financiados através da Lei Rouanet foi publicada pela Secretaria Especial da Cultura no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta, 28.

“Fica vedado, nos projetos financiados pela Lei nº 8.313/91, o uso e/ou utilização, direta ou indiretamente, além da apologia, do que se convencionou chamar de linguagem neutra”, diz a portaria, assinada por André Porciuncula, secretário nacional de fomento e incentivo à Cultura.


A linguagem neutra é uma forma de comunicação que tem a intenção de ser inclusiva para pessoas que se consideram ‘não-binárias’, ou seja, que não são nem homens nem mulheres, ou que transitam entre os dois gêneros, o que é chamado de ‘genderfluid’. Para tal, utiliza palavras como ‘amigues’, ‘todes’ e os pronomes ‘elu/delu’, em vez das flexões tradicionais das palavras para homens e mulheres usando as letras ‘a’, ‘e’ ou ‘o’.

Nas redes sociais, Porciuncula disse que a decisão está alinhada com o secretário especial da Cultura, o ator Mário Frias, além de justificar que a linguagem neutra prejudica pessoas que tem deficiência auditiva ou visual e que uma língua não pode ser alterada por um processo ‘artificial’.

“Não se pode dizer que isso seja “forma de expressão de um povo”, pois não é expressão popular, nem dialeto, nem linguagem culturalmente hereditária, mas sim um objeto artificial, sem significado real, cujo uso é imposto por grupos políticos determinados. Ela exclui a população, principalmente aqueles que são deficientes visuais e auditivos, os quais não podem contar com a tradução dos programas de computação, que permitem a acessibilidade, uma vez que os mesmos não são capazes de identificar o expediente da ‘linguagem’ neutra”, afirmou Porciuncula.

*Jovem Pan https://jovempan.com.br/noticias/brasil/secretaria-da-cultura-proibe-linguagem-neutra-em-projetos-da-lei-rouanet.html




Comentários

Mais lidas

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Justiça determina bloqueio de 407 mil reais do Presidente da Câmara Municipal de Conchal Roberson Claudino Pedro (Robinho) e de Marcelo Aparecido Mandeli, ex-assessor do presidente

Das suspeitas de “cupons frios” à suposta concessão de terreno em troca de depoimento: entenda o inquérito que apontou cinco envolvidos em Conchal

Justiça proíbe médico indiciado no caso Bernardo de atuar em plantões e emergências em todo o país

Morador de São Paulo cria ferramenta gratuita em homenagem a Bernardo para localizar hospitais com soro antiveneno em todo o país