Pular para o conteúdo principal

GCMs de Conchal iniciam curso para utilização de drone no combate e prevenção de crimes – Tecnologia já é utilizada pelas policias mais bem equipadas



Uma equipe de GCMs de Conchal iniciou nesta quarta-feira (16), um curso para a utilização de drone, que está sendo ministrado no município de Mogi Guaçu, por agentes da GCM que já utilizam a tecnologia como auxílio no combate e prevenção de crimes.

Em Conchal, o equipamento já foi comprado pela prefeitura do município, entregue pelo fornecedor e já está em poder da Guarda Municipal do município. 

Prefeito Vando Magnusson entrega drone ao Comandante da GCM de Conchal

O início dos trabalhos de utilização da aeronave não tripulada acontecerá após a conclusão do curso preparatório e, o licenciamento pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

O equipamento poderá ser usado pela GCM, e também, pela Polícia Militar e Polícia Civil, em casos se investigações e operações policiais.


Tecnologia já é utilizada pelas policias mais bem equipadas.

Os drones estão cada dia mais evoluídos e devidamente projetados para os mais diversos setores, como os da segurança pública, privada e corporativa. Embora os equipamentos possam ser usados em quase todos os cenários, é preciso levar em consideração quais os equipamentos mais eficazes para atender cada mercado.

Na segurança pública, o drone pode ser usado para buscar pessoas suspeitas em áreas de difícil acesso, como em matas e durante uma fuga com o uso de veículo, por exemplo.

Em todas estas situações, o profissional que opera o equipamento deve ter as habilidades necessárias para que os resultados sejam satisfatórios. Isso exige treinamento constante, além da necessidade de atender as normas vigentes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), órgão que regulamenta o setor de aeronaves, incluindo as não tripuladas.

Por meio do equipamento, os agentes policiais podem capturar rotas usadas por pessoas suspeitas, fotografar ou filmar o movimento delas, identificar a placa do carro, a roupa usada pela pessoa monitorada e, também, se a pessoa vigiada está usando armas ou outros objetos perigosos.

Pode ser utilizado também, em áreas de tráfico de drogas, busca de veículos e tratores roubados ou furtados, que são escondidos por criminosos no meio de plantações e até mesmo para o monitoramento ambiental.

Locais onde a polícia não pode entrar, o uso de drone vem sendo cada vez mais comum durante as operações policiais, como nas comunidades de risco. Esta mesma tática já era utilizada pelos militares em serviço de inteligência ou para ataques contra grupos hostis, antes mesmo de o equipamento chegar ao mercado para uso civil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Município de Conchal e FUNASA firmam parceria para reforçar o sistema de abastecimento de água

Homem com sintomas de intoxicação após beber água tem alta. De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal de Garça, a população em geral deve evitar o consumo da água mineral da marca “Mineratta”, de lote 253.1, com fabricação em 10/09/2025

Homem morre em confronto com a Polícia Militar durante operação em Cordeirópolis -- ação foi realizada pelo 10º BAEP no Jardim Cordeiro; Polícia Civil investiga o caso

“Dos sonhos às estradas”: conchalense Decão segue rumo ao extremo norte e compartilha momentos da nova jornada; veja fotos